Logistica pós-graduação

6 dicas para melhorar o processo logístico de um negócio

Mariana Brito
12-06-2018 8:26

Há tempos a logística deixou de ser vista apenas como um segmento operacional. Essa é uma imagem que ficou no passado graças a uma série de transformações que, hoje, fizeram da área parte fundamental no planejamento estratégico de um negócio. Nesse sentido, melhorar o processo logístico dentro da empresa pode fazer toda a diferença na obtenção de lucros.

É justamente por esse motivo que a demanda pela melhoria desses processos é cada vez maior entre as organizações. Dessa forma, contar com estratégias que possam ser usadas para atuar de forma inovadora na área, reduzindo custos e atendendo às necessidades do cliente da melhor maneira possível, é imprescindível.

Pensando nisso, preparamos este post com 6 dicas infalíveis para auxiliarem no processo logístico de uma empresa. Ficou interessado? Continua a leitura!

6-dicas-para-melhorar-o-processo-logistico-de-um-negocio

1. Construa parcerias inteligentes

Manter boas parcerias comerciais é, como você provavelmente já sabe, essencial para quem trabalha com logística. Nesse sentido, construir parcerias inteligentes, nas quais você enxerga potencial e que demonstram poder contribuir de alguma forma para a eficiência do seu negócio e para o desenvolvimento de novos processos, é uma excelente dica.

Lembre-se de que, aqui, não estamos falando para buscar apenas empresas parceiras de tamanho e fama perante o mercado. Afinal, isso nem sempre é importante. Muitas vezes um fornecedor pequeno, mas de qualidade, pode acabar sendo mais vantajoso para você em comprometimento e capacidade do que um de nome já consolidado.

2. Faça a previsão das demandas

A previsão de demanda é uma ferramenta que auxilia na previsibilidade do fluxo de materiais, evitando, assim, gargalos e garantindo que as aquisições feitas sejam suficientes para satisfazer as necessidades dos clientes.

Prevendo a demanda futura, são evitadas situações que podem ser altamente graves para a empresa, como a falta de produtos e o excesso de estoque. Sendo assim, é imprescindível realizá-la quando se deseja melhorar o processo logístico de um negócio.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando como essa previsão pode ser feita, não é verdade? As maneiras mais comuns são a análise do histórico de vendas dos períodos anteriores e as estimativas geradas pelo setor comercial. No entanto, é válido ressaltar que, por se tratar de apenas de uma previsão, ela não possui 100% de assertividade.

Baixe agora

3. Busque a integração das equipes

Ter uma visão ampla da companhia, enxergando cada setor como a composição de um todo e possuindo uma visão global dos processos empresariais, é certamente algo vantajoso para o setor de logística.

Isso porque, quando todos os setores estão integrados e bem informados sobre as atividades da organização, benefícios como aumento da produtividade e equilíbrio entre oferta e demanda podem ser colhidos.

Sendo assim, a integração das equipes se faz crucial. Para uma boa gestão da cadeia de suprimentos , por exemplo, é válido integrar as projeções de vendas feitas no planejamento estratégico da empresa a outras etapas, incorporando as equipes de planejamento de produção, finanças e, até mesmo, marketing, monitorando quais campanhas tiveram melhor retorno e garantindo um plano de ação mais assertivo.

4. Conte com o auxílio da tecnologia

Atualmente, a tecnologia se faz, cada vez mais, presente no cotidiano das pessoas. Com o seu advento, as empresas passaram a buscar sempre por ferramentas digitais corretas capazes de otimizar e, até mesmo, aprimorar os seus processos. O mesmo acontece no setor de logística, sendo a tecnologia essencial para quem deseja implantar melhorias na cadeia de suprimentos.

Apostar em softwares apropriados é uma excelente solução nesse sentido. Melhor ainda é investir em um software único, integrando todas as informações relevantes — e que permite ser personalizado —, de modo a adequar todas as funcionalidades aos interesses da companhia.

6-dicas-para-melhorar-o-processo-logistico-de-um-negocio

5. Aprimore os conhecimentos em logística

Não é segredo algum que, para se destacar perante o mercado nos dias de hoje, é fundamental que o profissional busque o aperfeiçoamento e a atualização de seus conhecimentos. Somente assim ele estará sempre um passo à frente da concorrência em meio a um cenário marcado pela competitividade e pela exigência.

Embora essa seja uma informação geral, quando estamos falando da área de logística, isso não pode ser diferente. Para manter os processos logísticos de uma empresa funcionando da melhor forma possível, adicionando sempre melhorias e estando a par das principais tendências do segmento, é ideal que o profissional desse campo aprimore os seus conhecimentos por meio de especializações.

Aqui, uma sugestão interessante é ingressar em um curso de pós-graduação ou MBA, decisão que não só transformará o futuro do profissional, como também o capacitará para melhorar o processo logístico dentro da organização para qual ele trabalhará.

6. Faça o monitoramento do desempenho da empresa

Tão importante quanto a implementação de ações que visem à melhora dos processos logísticos de uma empresa é fazer a devida mensuração dos seus resultados. Somente assim é possível conferir se as metas foram atingidas e se tudo que foi planejado está acontecendo de fato, reduzindo custos e gerando mais lucros.

Lembre-se de que essa avaliação de desempenho é justamente um dos pilares que mantém a empresa competitiva no mercado, já que serão analisados, constantemente, o seu desempenho (tanto nos processos internos quanto nos externos) e a satisfação dos clientes. Dessa forma, será possível garantir a tempo as melhorias necessárias para executar com excelência os processos prestados pela companhia.

Por fim, saiba que existem vários meios possíveis de realizar esse monitoramento, sendo o principal deles baseado no uso de indicadores de desempenho (ou KPIs). Contudo, embora eles sejam vários, é preciso saber identificar aqueles que mais se encaixem às necessidades e objetivos da organização.

Como você pode perceber, melhorar o processo logístico de uma empresa é fundamental para que o negócio atue da melhor forma possível, cumprindo com os seus objetivos, atendendo bem os clientes, construindo parcerias com bons fornecedores, reduzindo custos e, claro, obtendo lucro. Considerando tudo isso, não deixe de colocar em prática as dicas abordadas neste post!

E então, o que achou deste conteúdo? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário no post e participe da discussão. Vamos lá!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos