pós-graduação

6 dicas de como ter disciplina todos os dias

Ana Flávia da Fonseca
20-02-2018 6:56

Obediência, organização, respeito aos superiores, instrução e perseverança. Esses são alguns dos sinônimos de uma das palavras mais utilizadas na atualidade: disciplina. Pode ser no mundo dos negócios, dos esportes, da educação ou das ciências, ela sempre está presente.

No entanto, diante das inúmeras formas de distração em razão do bombardeio de informações, uma pergunta fica sempre na mente de quem busca novos horizontes: como ter disciplina?

Afinal, a teoria é linda, mas a prática acaba recebendo muitas interferências. Para você não se perder na selva da desatenção, mostramos neste post seis dicas que vão ajudá-lo a ter mais foco no que realmente precisa ser feito. Afinal, disciplina e inteligência andam juntas!

6-dicas-de-como-ter-disciplina-todos-os-dias.jpg

1. Mude antigos hábitos

Se você estiver enfrentando problemas financeiros em razão do jogo ou das bebidas alcoólicas e não admitir sua impotência diante da situação, por exemplo, dificilmente conseguirá sair do processo de repetição desses maus hábitos.

Isso vale também para alimentação, relacionamentos doentios ou manter-se na zona de conforto. Enquanto os antigos hábitos continuarem vigorando, os benefícios da disciplina jamais terão efeito na sua vida.

Portanto, para organizar a bagunça interna e, consequentemente, a externa, é preciso mudar. Dos pensamentos às atitudes. Quem come doces todos os dias jamais vai conseguir emagrecer. Se você prefere passar as horas vagas jogando videogame dificilmente vai encontrar um novo emprego.

Por isso, ação é a palavra mágica que faz a disciplina florescer. Ao mudar pequenos hábitos, os maiores serão conduzidos a novas perspectivas. A dica é sempre buscar novos desafios que tragam motivação à sua vida. Afinal, evoluir é fazer diferente em todos os aspectos da existência.

2. Seja honesto consigo mesmo

Quem quer melhorar em qualquer ponto da vida precisa antes se conhecer. Para isso, a honestidade é fundamental. Quem não tem disciplina fica sem instrução, tropeça nos próprios erros e, constantemente, se autossabota, atrasando as conquistas ou nem mesmo saindo do lugar.

Com isso, o nível de dependência de outras pessoas cresce e a imaturidade ganha força. Ou seja, é preciso ter um olhar crítico e honesto consigo mesmo para colocar a disciplina em prática. Observando os seus pontos fortes, fracos e talentos inatos, fica mais fácil se concentrar no que precisa ser melhorado.

Dessa maneira, quem impõe a disciplina a si mesmo consegue obter êxito nas metas e colher vitórias a curto, médio e longo prazos. No entanto, sem honestidade, nada sai do lugar!

Baixe agora

3. Tenha boa vontade

Infelizmente, a natureza do ser humano frequentemente remete ao negativismo quando o assunto é disciplina. Pense em começar um novo curso agora mesmo. Certamente a primeira frase que virá à sua cabeça será: a mensalidade é muito cara e ficarei endividado por não ter recursos suficientes para pagá-la.

O processo é o mesmo quando o assunto é a prática de uma atividade física, a perda de peso ou a realização de um sonho profissional. Antes de conhecer os caminhos da disciplina, é preciso praticar a boa vontade para as mudanças necessárias na vida, principalmente nos pontos que o estejam incomodando.  

Essa é uma dica essencial para se organizar. Afinal, quem não tem boa vontade, acaba desistindo no meio de um projeto e não chega sequer a colher seus bons resultados — o que deixa a frustração ser uma realidade em vários momentos.

Por isso, para se transformar, acredite em seus potenciais e faça tudo com o coração aberto e a mente concentrada no que realmente vai ajudá-lo a crescer tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

4. Crie um ambiente favorável

Como o ambiente físico exerce um papel preponderante na forma como nos comportamos, a organização é fundamental para colocar a disciplina em prática. Evite acessar as redes sociais quando estiver trabalhando ou estudando, mantenha a TV desligada durante as refeições e crie um espaço propício quando for se dedicar à leitura.

Quando você se concentra na ação, a distração é dificultada. Assim, o que realmente precisa ser finalizado ganha a devida atenção. Isso porque a procrastinação é a principal inimiga da disciplina e acaba atrasando a vida de muita gente — que vive sonhos no plano mental, sem concretizá-los na vida real.  

5. Elabore um plano de ação

6-dicas-de-como-ter-disciplina-todos-os-dias.gif

Seja um projeto de vida, seja simplesmente a superação de uma limitação que tem atrasado as suas conquistas, não importa, tudo depende de um bom plano de ação.

Nesse momento, o planejamento é essencial na conquista de objetivos e metas mais audaciosas. Sabendo que a disciplina é a mãe do êxito, siga os passos diários sempre visando as mudanças desejadas rumo à transformação pessoal ou profissional.  

Uma dica importante é ter clareza e objetividade ao definir o que precisa ser alcançado, bem como investir tempo nos novos hábitos. Por exemplo, se você optar por voltar a estudar após mais de 10 anos da conclusão do curso superior, a disciplina será essencial para a conclusão desse projeto — com o intuito de direcionar melhor a sua carreira.

6. Pratique a persistência  

A persistência é uma espécie de irmã siamesa da disciplina — por isso, não tenha medo de errar. São a manutenção de uma ideia e a confiança de que seu conhecimento técnico se aliará ao mercado consumidor que vão garantir o sucesso de um serviço ou negócio.

Para isso, porém, inúmeros desafios acontecerão no caminho, o que vai fazer que as adversidades ditem mudanças de rumo. E aí, somente com a persistência será possível não eliminar de vez uma iniciativa que pode se transformar em um empreendimento de sucesso no futuro.

Além de empresas, pessoas também podem transformar sua maneira de ser e de viver por meio da disciplina. Como somos imperfeitos, as falhas necessariamente acabam sendo companheiras de jornada. Por isso, agir com assertividade e disciplina ajuda a virar a página com ensinamentos que serão úteis em outros momentos.

Ter disciplina é uma particularidade de cada ser humano, mas ela precisa ser praticada religiosamente para que as repetições saudáveis levem à excelência em tudo o que se faz e acredita.

Você é disciplinado? Deixe aqui sua dica de como ter disciplina e participe dessa reflexão com a gente!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos