Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

6 dicas de como ser mais produtivo e empreendedor no trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

Seu trabalho não rende mais como antigamente? Você está sentindo sua produtividade declinar, os dias na empresa parecem longos demais e os seus objetivos, por sua vez, estão cada vez mais distantes? Saiba que o seu problema pode estar onde você menos imagina: em você mesmo!

Nesse post, vamos mostrar como algumas atitudes e mudanças de postura vão te tornar um profissional mais produtivo e empreendedor. Ações como organizar o seu tempo, procurar sempre se manter atualizado e até mesmo fazer pequenas pausas no seu dia a dia são simples e fazem toda a diferença para o quesito produtividade.

Tudo, claro, para que você já comece o dia de trabalho com ânimo e determinação para bater as metas com excelência. Ficou curioso? Continue a leitura!

shutterstock_316493429.jpg

1. Organize seu tempo

Não é por acaso que o velho ditado diz que "tempo é dinheiro". Por isso, saber organizar melhor quais tarefas você vai executar durante o seu dia é essencial para se manter produtivo.

A dica inicial é fazer um cronograma diário das suas práticas, separando cada uma das suas obrigações em blocos de tempo. Separe, por exemplo, a primeira meia hora do dia para ler e responder e-mails, a segunda hora para terminar as tarefas em aberto, e assim sucessivamente.

O importante é que você não fique perdido com tantos afazeres e saiba delimitar, afinal, quanto tempo você precisa para fechar cada ação do dia. Um método interessante para fazer isso é criar uma “to-do list”, ou seja, uma lista simples com tarefas — e horários — que podem ser riscadas à medida que você as conclui.

2. Dê um tempo no celular e nas redes sociais

Conferir as mensagens do WhatsApp ou o feed do Instagram, dar aquele pulinho no Facebook ou no Twitter são as distrações mais comuns no nosso dia a dia. O problema é que usar o smartphone ou navegar pela internet são atitudes que podem parecer rápidas mas acabam corroendo um tempo precioso — com a soma de todos os “dez minutinhos” que você gasta com isso é possível realizar tarefas bem mais produtivas.

Por isso, ao iniciar o dia de trabalho é importante bloquear as notificações do celular e evitar até mesmo dar uma olhadinha nas suas redes sociais. Assim, você conseguirá manter 100% do seu foco nas atividades que realmente interessam e deixar as distrações e interações com a rede para os momentos em que você não tiver tantas tarefas para riscar da sua “to-do list”.

Baixe agora

3. Faça pausas programadas

Nós já falamos da importância de saber exatamente o que você deve fazer ao longo do dia. Mas a verdade é que ninguém consegue ser totalmente produtivo o tempo todo. Nosso corpo e nosso cérebro precisam de momentos de descanso para recarregar as baterias e não ir perdendo a capacidade de produzir ao longo do dia.

Por isso, é tão importante fazer pequenas folgas em intervalos pré-determinados para que você simplesmente não veja sua produtividade declinar drasticamente. A dica é programar pausas de cinco ou dez minutos por hora e utilizá-las para dar uma pequena caminhada e tomar um cafezinho.

Se você tiver disciplina para cumprir com o horário, pode até dar aquela olhadinha (rápida!) no seu Facebook ou naquele vídeo do YouTube que só você ainda não conferiu. Vale reforçar que essas pausas devem seguir um tempo determinado ou elas vão se tornar um buraco de inatividade no expediente.

4. Seja empreendedor

Muito se engana quem acredita que empreendedorismo tem a ver apenas com ter o próprio negócio. Hoje em dia, empresas de todos os portes procuram o chamado empreendedor corporativo, aquele profissional que se envolve nas suas atividades como se, de fato, fosse dono da empresa.

Não sabe como ser mais empreendedor no seu trabalho? Simples. Para isso, é preciso conhecer todas as áreas da empresa, desenvolver uma visão sistêmica da sua área de atuação e ser capaz de traçar estratégias e soluções que envolvam toda a equipe, e não apenas as suas obrigações.

Ou seja, empreendedor é o profissional que realmente veste a camisa e está sempre buscando inovar para crescer profissionalmente, ao mesmo tempo em que contribui para a solidez e para o avanço da organização em que atua.

5. Trace metas e monitore resultados

Você nunca irá para frente se não souber exatamente aonde quer chegar. Por isso, é tão importante criar metas desafiadoras e, ao mesmo tempo, críveis, para se manter constantemente motivado e focado. Sua produtividade como vendedor, por exemplo, crescerá exponencialmente se você planejar aumentar o seu número de clientes em 50% em um ano.

Para chegar a esse objetivo, você precisará se propor novas posturas e monitorar os seus resultados mês a mês. Portanto, criar métricas é essencial para que você consiga fazer essa monitoria de forma regular e detectar se, afinal, você está indo no caminho certo ou se há algo no seu planejamento que não está funcionando como deveria — nesse caso, você terá tempo para adaptar e aprimorar as suas táticas.

6. Mantenha-se atualizado

O mercado de trabalho muda constantemente, assim como as empresas e os clientes. Por isso, o profissional também não pode ficar para trás nas mudanças. Ou seja, o que te fazia produtivo ontem, pode não ser mais tão eficiente amanhã.

Então, é sua obrigação procurar sempre se qualificar e atualizar, seja por meio de novos cursos, treinamentos e muito estudo ou também por meio de mudanças práticas na sua postura profissional. Procure sempre conhecer novas áreas de atuação, faça intercâmbios ou peça uma mobilidade na sua área de atuação. Conheça, enfim, novas realidades.

Mesmo que você pretenda seguir uma determinada linha de crescimento, mantendo-se em um setor específico, a experiência adquirida em outros setores ou locais fará com que sua mente seja ampliada — você será capaz, inclusive, de identificar novas formas de fazer melhor o trabalho que já executa atualmente.

Sua vida no trabalho jamais deve ser uma atividade maçante ou um sacrifício. Lembre-se de que você vai passar grande parte da sua vida como um profissional e, portanto, saber como ser mais produtivo é um passo fundamental para se manter motivado e feliz na sua profissão.

Você tem alguma dica de como produzir mais no trabalho? Compartilhe sua experiência na nossa caixa de comentários!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS