pós-graduação

6 conselhos de como ser um profissional diferenciado

Mariana Brito
06-03-2018 6:48

Sabe aquele profissional insubstituível, que faz toda a diferença na empresa? Não à toa, os chefes oferecem a ele boas promoções e reconhecem constantemente o seu valor. Afinal, ele contribui com o crescimento da organização e veste, de fato, a camisa da empresa.

Em contrapartida, o profissional que apenas cumpre suas obrigações diárias e não faz a menor questão de apresentar ideias inovadoras é considerado apenas mais um entre tantos outros. É o clássico "feijão com arroz", ou seja, alguém que apenas executa as tarefas básicas e tradicionais, preso ao comodismo.

Interessou-se pelo assunto? Quer alguns conselhos de como ser um profissional diferenciado e alavancar a sua carreira? Então, continue a leitura!

6-conselhos-de-como-ser-um-profissional-diferenciado.jpg

1. Encontre soluções

Existem pessoas que veem o copo meio vazio, enquanto outros acreditam que ele está meio cheio. A diferença? A perspectiva. Profissionais que são otimistas e conseguem encontrar soluções em vez de apenas apontar erros são diferenciados e tendem a se destacar porque são considerados indispensáveis para o perfeito funcionamento da organização.

Por isso, não seja pessimista. Pare de enxergar apenas o lado ruim das questões. Pelo contrário: esteja sempre um passo a frente e busque proporcionar novas alternativas para a empresa. Lembre-se de que a criatividade é uma forte aliada para alçar voos mais altos.

2. Tenha iniciativa

Nada mais chato para o alto escalão administrativo do que ter que ficar orientando cada passo e ação da sua equipe. Claro que existem tarefas mais complexas, que exigem a devida supervisão. Contudo, há outras que são mais fáceis e que podem ser executadas sem que seja necessário o gerente mandar.

Em outras palavras, tenha proatividade. Não espere que outros profissionais deleguem uma atividade para só então partir para a ação. O ideal é ter iniciativa e executar as tarefas que condizem com a sua função, além de elaborar estratégias capazes de aprimorar a organização como um todo. Vale ressaltar que a proatividade é uma das características mais bem avaliadas por recrutadores e gestores.

Baixe agora

3. Saia da zona de conforto

Você não quer ser apenas mais um entre tantos outros, não é mesmo? Então, comece já a investir em si mesmo, pensando em formas de se sobressair. Aprender novos idiomas, desenvolver aptidões únicas e apostar em uma pós-graduação, por exemplo, são aspectos que vão colocá-lo em uma posição privilegiada. Ao investir em tais alternativas, você vai aprimorar os seus conhecimentos, ampliando o seu leque de possibilidades.

Mas não pare por aí. É importante também investir no marketing pessoal — até por que a forma como você se porta e se veste interfere na impressão criada pelos demais. Por isso, é importante estar com vestimentas adequadas, priorizando um look mais profissional e, claro, cuidar bem da higiene pessoal, mantendo o cabelo alinhado e a pele limpa.

Não se esqueça ainda de ser amigável e adotar um vocabulário compatível com cada momento. Nada de usar gírias e palavras de baixo calão em um ambiente de trabalho, por exemplo. Lembre-se de que o intuito, aqui, é transmitir credibilidade e confiança aos demais.

4. Seja resiliente

Quem dera a vida fosse feita apenas de vitórias e acertos, não é mesmo? Fato é que durante a sua trajetória — tanto pessoal quanto profissional — surgirão obstáculos e desafios que parecem ser intransponíveis. Mas com força de vontade e dedicação é possível, sim, contornar cada barreira e virar a situação a seu favor.

Não se deixe abater por pequenos erros ou falhas no caminho. Pelo contrário: utilize cada tropeço como fonte de aprendizado e siga acreditando nos seus objetivos. Isto é: seja resiliente. Supere as adversidades e recupere-se de cada tombo com mais força e garra. Essa, sem sombra de dúvidas, é umas das principais características de profissionais bem-sucedidos.

5. Conecte-se a outras pessoas

6-conselhos-de-como-ser-um-profissional-diferenciado.gif

Ninguém é feliz e consegue alcançar o topo sozinho, nem mesmo você. A gente precisa ter pessoas que nos apoiem e que, sempre que possível, nos estendam a mão. É nesse sentido que surge a importância de estabelecer vínculos profissionais. Além de abrir novas portas, esses relacionamentos também poderão gerar boas referências sobre você, fator que vai ajudá-lo a chegar mais longe.  

Por isso, não pense duas vezes sobre ir a palestras e convenções da sua área de atuação, aumentando o conhecimento e também o networking. Procure também por profissionais de destaque no segmento, estabelecendo uma conversa produtiva. Lembre-se de que estar rodeado de pessoas com objetivos similares aos seus proporciona uma energia extra para alcançar os propósitos.

6. Adote o espírito empreendedor

Com certeza, você já conheceu algum colaborador que se portava como chefe do negócio. Ele é do tipo que assume as responsabilidades e se preocupa realmente com o desenvolvimento da organização. Não à toa, os gestores procuram cada vez mais por esse perfil de profissional, que é altamente valorizado no mercado de trabalho.

O ideal, nesse quesito, é adotar a postura de um líder nato, que incentiva os seus colegas e não recusa um desafio. Tal profissional se compromete com o trabalho como um todo e faz sempre o seu melhor, ajudando a alavancar a empresa. Além de ser bem visto por seus superiores, existe grande chance de ele ocupar cargos mais complexos e de gerência no futuro.

Fato é que, mais do que nunca, você precisa apostar na criatividade e apresentar alternativas inovadoras. O primeiro passo para isso é sair do lugar-comum e investir em habilidades singulares.

Além disso, é fundamental ter noção de que suas ações e comportamentos influenciam diretamente no negócio, ou seja, você participa do sucesso ou do fracasso da instituição — independentemente do segmento. Assim, o colaborador deve saber lidar com a pressão diária e tornar os cenários favoráveis, por mais complicado que pareça. Ao colocar em prática tais conselhos, você se tornará um profissional altamente competente, aspecto que abrirá oportunidades promissoras.

Agora que você tem mais informações sobre como ser um profissional diferenciado, conte para nós o que você faz para se destacar. Já adotou alguma das dicas? Qual foi o resultado? Compartilhe conosco as suas experiências, enriquecendo o material. O espaço abaixo é todo seu!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos