pós-graduação

5 segredos de como vencer a procrastinação

Mariana Brito
03-02-2018 7:26

Uma pausa para checar as redes sociais, outra para assistir aquele novo episódio da série favorita, sem se esquecer daquela sonequinha da tarde: quando se dá conta, o dia já terminou e você ainda não fez nada. Esse cenário descreve a sua rotina? Então saiba que você sofre da famigerada procrastinação.

Mas não entre em pânico, afinal, é possível, sim, contornar a situação a seu favor, tornando-se mais produtivo. Quer saber como? Continue a leitura e aprenda como vencer a procrastinação. Deixar para depois? Agora não mais!

5-segredos-de-como-vencer-a-procrastinacao.jpg

1. Determinar o objetivo

Como saber o que fazer ou onde chegar se não existe nenhuma meta definida? Viu só como é fundamental estabelecer desde cedo os objetivos? Trace, em riquezas de detalhes, quais são os resultados pretendidos. Somente assim você conseguirá sair da zona de conforto e criar um plano para alcançar as suas aspirações — independentemente de quais sejam.

O seu maior desejo para 2018, por exemplo, é alcançar êxito em um curso de especialização em uma universidade de destaque? Então pare só de desejar e parta para ação — até por que, como já diziam os seu pais, nada cai do céu, não é mesmo? Pense em estratégias que vão ajudá-lo a concretizar as suas vontades e se tornar um profissional bem-sucedido.

Mas não pare por aí. Após definir a meta e criar um planejamento condizente com a sua realidade, é hora de colocar no papel o resultado de cada esforço. Essa simples ação vai deixá-lo mais motivado e disposto para levar adiante os seus planos, tornando todo o processo mais fácil e prazeroso. Assim, é questão de tempo até alçar voos mais altos.

2. Identificar as fontes da procrastinação

Baixe agora

Acredite: existem certas ações que comprometem a disciplina. Elas funcionam como uma espécie de gatilho, transmitindo a ideia de que a jornada diária foi finalizada. Quer um exemplo? No final do dia, tomar um banho e sentar para ver televisão é um hábito que normalmente temos após terminar todas as atividades — seja escrever um artigo ou revisar uma matéria.

Logo, nada mais sábio do que realizar certas atitudes apenas quando tudo estiver, de fato, concluído. Entenda que, nesse contexto, existem hábitos que matam o rendimento e, por isso, é fundamental reconhecê-los. Afinal, ao ter conhecimento deles, será possível evitá-los, melhorando, assim, o seu desempenho e concentração. Em outras palavras, identifique e combata as fontes da procrastinação, mantendo o foco.

3. Apostar em recompensas

Tão importante quanto entender as causas da procrastinação é encontrar pequenos detalhes que tornam seu dia mais feliz e que te motivam a seguir em frente. Não precisa ser nada grandioso. Às vezes, um pequeno mimo faz toda a diferença.

Vale desde encontrar os amigos para jogar conversa fora até mesmo tirar um tempinho para ir assistir a uma peça de teatro. Essas são apenas algumas opções. O importante aqui é realizar com certa frequência atividades que dão mais brilho e sabor à vida, mas sem comprometer a rotina de estudos. Afinal, para conseguir tirar de letra a pós-graduação, é fundamental ter dedicação e garra.

4. Pensar a longo prazo

5-segredos-de-como-vencer-a-procrastinacao.gif

É mal do ser humano pensar nos resultados apenas a curto prazo. Nesse sentido, é comum se deparar com estudantes que optam por entrar no mercado de trabalho logo após a faculdade, ao invés de investir em uma especialização que abrirá portas para oportunidades únicas.

O motivo? Eles querem ter a tão desejada independência financeira, custe o que custar. Porém, tais profissionais se esquecem de que, ao aprimorar os saberes com cursos extras, existe grande chance de eles conquistarem uma vaga de destaque, tornando-se parte do alto escalão administrativo de grandes multinacionais.

O raciocínio pode ser aplicado em várias áreas. Quantas vezes, por exemplo, você já deixou de realizar uma atividade do trabalho ou da pós-graduação para aproveitar um happy hour? Afinal, ao sair para curtir o dia, você tem uma sensação instantânea de bem-estar, certo?

Porém, se parar um pouquinho para refletir, chegará à conclusão de que euforia e satisfação momentânea podem se transformar em verdadeira dor de cabeça no futuro, uma vez que você terá tarefas acumuladas e prazo praticamente esgotado. Por isso, adote o hábito de pensar a longo prazo, fator que vai auxiliá-lo a manter a atenção e a diminuir a procrastinação.

5. Criar um mantra

Sabe aqueles trechos e bordões que você aplica no dia a dia e utiliza em vários contextos? Pois está na hora de criar algum mantra capaz de aumentar a sua força de vontade e dedicação, fazendo com que as distrações rotineiras cessem.

Para começar, lembre-se de que nada que é muito fácil vale realmente a pena. Além do mais, tenha em mente que cada sacrifício será reconhecido no futuro. Em outras palavras, daqui a alguns anos você perceberá que os tropeços e obstáculos foram essenciais para chegar ao topo e que você não trocaria a sua trajetória por nada.

De forma geral, seja mais gentil consigo e não se esqueça de que é natural ficar nervoso, de mau humor e sentir até mesmo uma certa ansiedade. Afinal, como já dizia o ditado popular: ninguém é de ferro. O ideal, aqui, é tentar repetir palavras de sabedoria, que o tornem mais forte e proporcionem perseverança para seguir trilhando o seu caminho.

Fato é que não existe uma fórmula mágica que faça você vencer a procrastinação em um piscar de olhos. Pelo contrário: esse é um processo gradual, que exige comprometimento e força de vontade. É preciso colocar em prática uma série de ações, mudando seus hábitos e até mesmo sua visão sobre o todo.

Cada vitória rumo a um desempenho melhor, por menor que pareça, deve ser reconhecida e valorizada. Assim, aos poucos você conseguirá ter um rendimento melhor do que imaginado. Além do mais, é essencial desenvolver a inteligência emocional.

Agora é sua vez! Compartilhe conosco suas estratégias de como vencer a procrastinação. Já adotou alguma das atitudes citadas? Tem outras sugestões? Conte-nos suas experiências, comentando e enriquecendo o conteúdo. O espaço abaixo é todo seu!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos