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5 segredos de como se tornar uma pessoa diurna

Postado por Fábio Albuquerque

Não adianta querer se enganar: quando falamos de produtividade e de rendimento no trabalho, a necessidade de ser uma pessoa diurna fala muito mais alto. Para muitos chefes, pessoas que chegam mais cedo no trabalho são mais bem vistas do que aquelas que se atrasam demais.

Mesmo que pareça impossível para você acordar todo dia às 7 horas da manhã e render o seu melhor antes do almoço, saiba que existem algumas dicas que podem te ajudar.

No post de hoje, te contaremos 5 segredos de como se tornar uma pessoa diurna. Ser feliz antes do meio-dia é possível! Confira abaixo.

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1. Esqueça o modo soneca

Se você se considera alguém que tem dificuldades para levantar pela manhã, muito provavelmente está acostumado a usar bastante o modo soneca do seu despertador. E isso pode ser muito mais prejudicial do que apenas aqueles cinco minutos de “descanso” a mais.

Quando você é acordado pelo despertador e logo em seguida aciona o botão de soneca, imediatamente seu corpo entra em um novo ciclo de sono que será muito difícil de escapar. E, quanto mais você usa a função soneca, mais vezes inicia esse ciclo vicioso.

Para evitar isso, uma boa dica é mentalizar antes de dormir que você conseguirá acordar antes do despertador tocar. Diga para você mesmo que não vai acionar a soneca e vai levantar imediatamente da cama. Praticar isso ao longo do tempo fará com que você não dependa mais do despertador para conseguir acordar.

2. Use as “sessões escuras”

Alguns dos maiores inimigos de quem procura ter uma boa noite de sono são, sem dúvida alguma, os aparelhos eletrônicos. Televisores, computadores e, principalmente, celulares são grandes distrações na hora de dormir.

Muitas pessoas estão acostumadas a navegar nas redes sociais pelo celular logo antes de tentar dormir. E isso pode te atrapalhar tanto a pegar no sono quanto a manter um sono saudável e duradouro por toda a noite.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas dos celulares pode interferir na produção de melatonina, o famoso hormônio do sono. Ele é o responsável pela indução do sono e sua baixa pode atrapalhar na hora de você conseguir pegar no sono.

A dica para evitar essa baixa na produção de melatonina é criar “sessões escuras”, desligando qualquer forma de tecnologia e iluminação no ambiente onde você vai dormir e apenas curtir a escuridão. Sessões que duram cerca de 10 a 30 minutos já são suficientes. Isso vai acalmar seu corpo, fazendo com que você entre no estado de sono mais naturalmente.

Quanto mais qualidade você tiver nos seus períodos de sono, mais fácil será acordar cedo e se sentir descansado. E quando você acorda bem disposto consegue produzir melhor ao longo do dia, principalmente no temido turno da manhã.

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3. Faça exercícios o mais cedo possível

Que todo mundo precisa encaixar no seu dia algum tempo para fazer exercícios já é de conhecimento geral. Mas, além de muitos se manterem sedentários, há ainda o problema do horário dos exercícios.

Quando você deixa para se exercitar após um longo dia de trabalho, é comum bater aquela preguiça e aquele desânimo. E, assim, você acaba negligenciando uma parte importante do seu dia e da sua saúde.

Para combater isso, o ideal é encaixar aquela uma hora de caminhada ou a sessão de musculação da academia no início da manhã. De preferência, tente se exercitar antes mesmo do café da manhã. Além de proporcionar mais energia ao longo do dia, ainda te ajuda a perder peso!

Caso você realmente não consiga se exercitar nas primeiras horas da manhã, procure ao menos se alongar ao acordar. Fazer o sangue circular é uma ótima maneira de despertar seu corpo por completo e te ajudar a produzir melhor no período da manhã.

4. Crie uma rotina

Mudar os hábitos pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Hábitos e vícios andam lado a lado e é necessário saber identificar aquilo que faz mal para você. Alguns já citados aqui, como o abuso do botão soneca e a falta de exercícios, podem ser muito difíceis de largar, mas há esperança!

Uma boa maneira de abandonar vícios antigos e acumular bons hábitos é planejar uma rotina para o seu dia. Estabeleça horários para suas atividades recorrentes, defina quando você vai acordar, almoçar e se exercitar.

Ao criar e, principalmente, respeitar sua rotina, você facilita as práticas de bons hábitos. E, para se tornar uma pessoa diurna com alta produtividade, você precisa definir bem seus horários de descanso. Acostumando-se em ir dormir e acordar sempre no mesmo horário, você condiciona o seu corpo e descansa melhor. Mas lembre-se de separar tempo suficiente para um sono de qualidade!

5. Dê tempo ao tempo

Largar antigos hábitos é uma tarefa que requer certo tempo. Ninguém consegue mudar da noite para o dia sem uma certa dose de esforço. Para possibilitar que seu organismo se adapte a uma nova realidade, você deve introduzir as mudanças aos poucos.

Condicionar o corpo para funcionar de uma maneira diferente daquela que está acostumado leva tempo. Mas se você fizer tudo da maneira correta e ir, aos poucos, mudando seus hábitos, sejam eles alimentares, de sono ou de exercícios físicos, com o tempo seu corpo vai se adaptar à nova rotina.

Para um indivíduo conseguir mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa diurna, capaz de aproveitar melhor o dia, sendo mais produtivo no trabalho, é necessária uma boa dose de esforço e de vontade.

Tenha em mente que se mesmo seguindo todas essas dicas você continuar tendo problemas para acordar cedo, talvez seja uma boa ideia procurar ajuda médica. Disfunções hormonais, por exemplo, são grandes causadoras de distúrbios do sono e podem trazer problemas ainda mais graves.

Esteja em dia com seus exames! Se tudo estiver certo com sua saúde, a única coisa que você precisa para mudar sua rotina é uma boa dose de motivação. Acredite: o passo mais difícil é começar!

Gostou desse artigo? Tem alguma outra dica para conseguir se tornar uma pessoa diurna? Comente e compartilhe sua opinião com a gente!

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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