Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

5 motivos para fazer uma especialização em Marketing

Postado por Fábio Albuquerque

A especialização em Marketing é um curso bastante procurado por formados em comunicação social, publicidade e propaganda, jornalismo e administração, além de empreendedores graduados de outras áreas que buscam se aprofundar nos métodos de Gestão de Marketing. Se você é um desses interessados, mas ainda tem dúvidas sobre essa área de especialização, este texto descomplicará um pouco a sua vida.

Selecionamos 5 boas razões para você ingressar em uma especialização em marketing. Confira!

5-motivos-para-fazer-uma-especializacao-em-Marketing.jpg

1. Área em constante atualização e inovação

O marketing é uma área que tem como base o mercado e suas relações de oferta e procura. Logo, não é das disciplinas mais novas. No entanto, desde a Revolução Industrial, o mercado não vem mudando tanto como nos últimos anos, especialmente com a internet.

A web, seus dispositivos, softwares e aplicativos renovam frequentemente as formas como empresas e consumidores se relacionam. Isso faz com que o marketing se atualize e se inove constantemente.

Por ser um curso que dificilmente se torna obsoleto, a especialização em marketing é capaz de formar um profissional preparado para lidar com as novidades do mercado.

O marketing se apropria de tudo o que é novo

Uma nova rede social, um novo aplicativo, mudanças no comportamento do consumidor — enfim, tudo isso impacta no mercado e nas práticas do marketing. É o que também valoriza a área, provocando a renovação em seus conceitos e a criação de novas estratégias para manter a competitividade das empresas que investem no setor.

Por exemplo, conceitos como o Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing de Busca, Mídia Programática, Live Marketing e Marketing Sensorial foram integrados ao glossário do marketing nos últimos anos. Até a automação chegou ao marketing, sendo possível otimizar o relacionamento com clientes e distribuidores, precificar de forma mais inteligente e monitorar de modo mais completo o mercado.

Enfim, um especialista em marketing é, de fato, um profissional pronto para trabalhar com os cenários reais e atuais do mercado.

2. Atuação em diversos tipos de empresas e instituições

Há quem acredite que, após a conclusão desse curso, o seu destino seja uma agência de marketing ou de publicidade. No entanto, um profissional dessa área tem abertura para atuar em diversos segmentos, como o varejo, os serviços, a indústria e até para as ONGs. Mesmo a sua atual empresa pode se beneficiar com um especialista em Marketing na equipe, fazendo você se destacar mais no trabalho.

O curso também oferece uma base para melhores condições em outros processos seletivos, tanto na esfera pública quanto na privada, abrindo novas portas e oportunidades no mercado. Você percebe isso durante a trajetória da pós-graduação, visto que ela abrange conteúdos ligados à administração, comunicação, vendas, empreendedorismo, direito do consumidor, entre outros.

Ainda, dentro da segmentação, uma das profissões mais em alta no mercado de trabalho é o analista de marketing digital, pois o e-commerce e outras formas de empreendimentos na internet, independentemente de recessões e crises, crescem exponencialmente a cada ano.

Baixe agora

3. Essencial para quem tem ou planeja ter o seu próprio negócio

As possibilidades para trabalhar como profissional autônomo, consultor ou empreendedor merecem um tópico à parte, devido à importância que uma especialização em Marketing tem para a sua carreira.

Se você está começando a tocar o seu próprio negócio e é formado em Administração de Empresas, por exemplo, muito provavelmente terá apenas uma noção básica das estratégias de marketing. Com uma pós-graduação em Marketing, você supre uma necessidade natural de entender os métodos para fazer sua oferta chegar aos consumidores certos e, assim, vender e lucrar mais.

O mesmo vale se você vem de áreas bem diferentes, como odontologia, engenharias ou direito. Aqueles que abriram o seu próprio consultório ou escritório, talvez enxerguem a necessidade de promover melhor o seu negócio e atrair os primeiros clientes. Isso pode levá-los ao curso de especialização para entender melhor da gestão e das estratégias de marketing.

Em suma, se você tem uma ideia, causa ou oferta para promover, lembre-se de que, para ter mais chances de aceitação e vendas, uma hora precisará de bons conhecimentos de marketing. Investir nessa formação pode ser uma chave definitiva para a sua carreira, podendo usá-la tanto no seu próprio negócio quanto prestando consultoria e assessoria para os outros.

4. Ampliação de possibilidades na carreira

Não há dúvidas de que a especialização em Marketing ampliará seus conhecimentos e oportunidades de trabalho. Porém, ainda há mais um ponto a se destacar: o aumento do seu networking, ou seja, da sua rede de contatos, especialmente profissionais.

O curso normalmente proporciona uma vivência com especialistas com vasta experiência no mercado — além de apresentar e até facilitar a participação em eventos, como feiras e congressos. Essa proximidade com o universo do marketing permite que você crie vínculos vantajosos com diversos profissionais, principalmente em possíveis parcerias de negócios.

Formar bons relacionamentos com especialistas e colegas da área é fundamental porque a sua imagem também passa a ser valorizada não só no marketing, mas no segmento da sua primeira formação.

5. Formação de um profissional mais completo

Um curso de pós-graduação, seja de qual área for, por si só já tem o objetivo de desenvolver e aprimorar a qualificação profissional do acadêmico. Essa formação é ainda mais ampla e completa com uma especialização em marketing.

Para ilustrar, vamos recorrer à matriz curricular do MBA em Marketing oferecido pelo Unipê. Entre as diversas disciplinas, selecionamos 5 de diferentes subáreas:

  • Gestão Financeira aplicada ao Marketing;
  • Formação e Gestão de Preços;
  • Gestão de Logística e Distribuição;
  • Planejamento e Gestão da Força de Vendas;
  • Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor.

Perceba como o marketing é uma ciência ampla e como um curso de especialização põe você a par de habilidades fundamentais para as relações mercadológicas.

Além disso, o curso prepara o aluno para se tornar um gestor de marketing, um profissional capacitado para atuar em níveis gerenciais ou em diretorias. Assim, o pós-graduado sai com mais condições de administrar produtos, marcas e pessoas.

Se você quer fazer uma pós-graduação e gosta ou tem necessidade de aprender mais sobre estudos de mercado, análise de dados, estratégias de vendas, posicionamento de marcas e negócios digitais, além de muitas outras coisas que abordamos ao longo do texto, a especialização em Marketing é o melhor caminho. É a oportunidade certa para conseguir melhores salários, cargos e desenvolver sua carreira nesse segmento.

E aí, você acredita que a especialização em Marketing é um bom caminho para seguir daqui pra frente? Compartilhe nos comentários suas expectativas e suas opiniões.

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS