Odontologia pós-graduação

5 especializações em odontologia voltadas para a estética

Fábio Albuquerque
08-09-2018 6:56

Dentre tantas especializações em odontologia disponíveis no mercado atualmente, estão muito em alta as que são voltadas para a estética. Isso porque cuidar dos dentes deixou de ser apenas uma questão de saúde e se tornou, também, essencial para o bem-estar e autoestima das pessoas. Afinal, quem não gosta de ter um sorriso bonito, não é mesmo?

Além disso, muitos têm sido os avanços na área da odontologia e estética, com novos procedimentos e materiais disponíveis no mercado, o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos em clínicas particulares.

Diante de um cenário tão competitivo, é muito importante para todo profissional se manter atualizado, buscando novos conhecimentos por meio de cursos diversos, como MBAs e pós-graduações, por exemplo. Por isso, neste post, vamos falar sobre as especializações em odontologia específicas para quem deseja trabalhar com estéticaConfira!

5-especializacoes-em-odontologia-voltadas-para-a-estetica

1. Harmonização Facial

Voltada para cirurgiões-dentistas, a especialização em harmonização facial prepara o profissional para que ele seja capaz de realizar todos os procedimentos essenciais a uma boa estética orofacial.

Muitas vezes, mesmo após a realização de um tratamento ortodôntico, que corrige a arcada dentária e coloca os dentes no devido lugar, uma pessoa pode apresentar, por exemplo, um sorriso “torto”, que parece desalinhado. Nesse caso, embora não exista nenhuma disfunção dentária de fato, há uma falha estética que pode causar incômodo e prejudicar a autoestima do paciente.

Para solucionar esse tipo de problema, bem como os demais relacionados à estética, são vários os procedimentos que podem ser utilizados, como a prótese, o implante, a bichectomia, a toxina botulínica, a aplicação de ácido hialurônico, o clareamento dentário, as lentes de contato dental, entre outros.

A toxina botulínica, por exemplo, já utilizada há muito tempo para a correção de rugas e linhas de expressão, agora também é indicada para solucionar problemas orofaciais. Ela combate tanto os problemas físicos que provocam dor, como a disfunção temporomandibular, dor orofacial e o bruxismo, quanto sorrisos desalinhados ou expressão facial assimétrica.

Da mesma forma, o ácido hialurônico, ideal para preenchimento e melhoria do visual, pode ser aplicado pelo dentista para o aperfeiçoamento dos contornos da face.

Na especialização em harmonização facial, você vai aprender todas essas técnicas e será capaz de promover a correção de problemas estéticos por meio da harmonização dos elementos orofaciais, como face, lábios, dentes, gengiva e músculos.

2. Prótese Dentária

Além da restauração fonética e da mastigação, a prótese dentária também é essencial para a estética, pois é responsável pela reabilitação oral, por meio do preenchimento da arcada dentária.

São diversos os motivos que podem levar uma pessoa a perder um ou vários dentes e, da mesma forma, há várias opções de tratamento de acordo com a necessidade específica de cada paciente. As próteses geralmente são classificadas em fixa, removível, total e sobre implante. Confira as especificidades de cada uma delas a seguir!

Baixe agora

Fixa

Conhecida popularmente como “coroa” ou “ponte”, a prótese fixa é utilizada em casos de pacientes que perderam o dente, mas ainda possuem a raiz.

Removível

A prótese removível é indicada para algumas situações em que o paciente perdeu dentes variados, e consiste em uma estrutura com os dentes faltantes. Seu desenho varia em função dos remanescentes.

Total

A prótese total, mais conhecida como dentadura, é utilizada em pacientes que perderam todos os dentes.

Sobre implante

Quando uma pessoa perde um dente por inteiro, é importante substituí-lo para evitar que os demais se desloquem. Para isso, é possível realizar um implante de uma peça que deverá preencher o espaço da raiz do elemento perdido, sobre o qual é colocada uma prótese, que vai substituir o dente em si.

3. Odontologia Estética

Direcionada especificamente para a beleza do sorriso, a especialização em odontologia estética capacita o profissional para utilizar várias técnicas que estão cada vez mais em alta, com o objetivo de corrigir falhas na cor, na forma e no alinhamento dos dentes.

Entre os principais procedimentos desta área estão:

Facetas de porcelana

Usadas para correção do dente, as facetas são aplicadas para deixar o sorriso mais branco e alinhado.  

Lentes de contato dental

Conhecidas no Brasil como lentes de contato dental, são como facetas de porcelana ultrafinas, com espessura de 0,2mm. Sua principal vantagem é o fato de não precisar ser feito o desgaste nos dentes para aplicá-las.

Clareamento dental

É um dos procedimentos estéticos mais antigos e comuns, que tem como finalidade devolver a brancura e a luminosidade aos dentes, que escurecem naturalmente mediante a ação de diversos alimentos.

5-especializacoes-em-odontologia-voltadas-para-a-estetica

Correção da gengiva

Tanto o excesso quanto a falta de gengiva pode provocar incômodo na hora de sorrir. Para resolver o primeiro problema, é feita uma cirurgia plástica gengival, com raspagem da pele, deixando os dentes mais à mostra. Já para a falta de gengiva, é possível realizar um enxerto.

Alongamento dos dentes

A técnica é utilizada quando um dos dentes não é alinhado com os demais. A correção acontece com a aplicação de lâminas de cerâmica.

4. Implantodontia

De forma semelhante à especialização em prótese dentária, a implantodontia tem como objetivo preencher espaços em caso de dentes perdidos. A diferença é que, em vez de próteses, o implantodontista realiza implantes, que são necessários quando o paciente perdeu, além do dente, a sua raiz.

5. Ortodontia

Uma das especializações em odontologia mais tradicionais, a ortodontia é responsável pela correção da arcada dentária por meio do uso de aparelhos ortodônticos. Com a colocação dos dentes e dos ossos maxilares na forma adequada, o sorriso fica bonito e vários problemas são evitados, tais como dificuldade na limpeza oral e dores provocadas pela mastigação errada.

Com pacientes cada vez mais exigentes, se manter no mercado da odontologia apenas com a graduação já não é mais indicado há muito tempo. É importante se atualizar e buscar novos campos de atuação.

O destaque para as especializações em odontologia e estética se dão por dois motivos: há muitas técnicas sendo desenvolvidas para melhores resultados visuais o que tem tornado os tratamentos cada vez mais acessíveis , e as pessoas estão mais interessadas em cuidar da aparência física. Portanto, aproveitar uma dessas oportunidades é uma excelente forma de se colocar no mercado e ter uma carreira de sucesso.

Ficou interessado em se especializar em odontologia e estética? Compartilhe sua opinião deixando um comentário abaixo!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos