Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

5 dicas para crescer profissionalmente na crise

Postado por Fábio Albuquerque

O sucesso profissional é, sem dúvida, o que a maioria das pessoas espera como recompensa pelo esforço, tempo e dinheiro investidos em sua formação. Porém, nem sempre as coisas ocorrem como a gente espera. Variáveis externas, como a crise na qual o nosso país passa, podem dificultar muito essa jornada, afinal, tudo tende a ficar mais difícil nesse período. Mas, mesmo remando contra a maré, é possível sim crescer profissionalmente na crise!

Ainda que o cenário econômico não seja o mais estimulante, os níveis de desemprego os mais aceitáveis, você pode, com empenho, dinamismo e persistência, conseguir muito mais do que apenas manter seu emprego. Você pode crescer e se tornar a sua melhor versão de profissional.

Diante de tantas dificuldades, queremos te ajudar e deixar as coisas um pouco mais simples. Para isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas que farão de você um profissional de sucesso na crise. Então, aceita o desafio? Vamos juntos!

5-dicas-para-crescer-profissionalmente-na-crise.jpg

1. Busque sempre o aperfeiçoamento

Quando o assunto é a crise econômica no Brasil, logo vem à mente a ideia de estagnação do crescimento e desenvolvimento. Isso não deixa de ser uma realidade. Contudo, esse cenário também pode ser um campo fértil para aqueles que desejam destacar-se profissionalmente.

A tendência é que a maioria das pessoas interrompa boa parte dos seus planos, evite incorrer em gastos ou se desmotive, dada a dificuldade encontrada em um momento de crise. Mas, em razão disso, essa pode ser a hora de você fazer diferente, pensar no futuro e continuar com seus planos.

Crescer profissionalmente depende da forma como você encara os desafios. Se o momento é de estagnação, é hora de você ser dinâmico. É esse comportamento que o fará progredir.

Dito isso, não pare de se aperfeiçoar, procure manter o ritmo de trabalho e de estudos. Invista na sua formação profissional e pessoal – aproveite a crise, pois como a demanda sobre serviços e produtos diminui, os preços tendem a cair. Um bom momento para comprar cursos e materiais.

Baixe agora

2. Entenda que trabalho duro antecede o sucesso

Somos seres humanos e essa condição nos faz seres extremamente imediatistas. Tão logo nos formamos, já queremos todas as respostas para nossos problemas e que as coisas aconteçam imediatamente. Queremos conseguir aquele emprego dos sonhos, receber um bom salário, passar em um concurso ou seguir com os estudos.

Mas, não é bem assim que as coisas funcionam – não para a maioria de nós. Entre planejar e executar uma ideia, muita coisa pode atrapalhar, afinal, imprevistos acontecem. O importante é sempre manter o foco no objetivo e seguir fazendo a sua parte para que ele se conclua.

Na realidade, o que devemos ter é paciência e entender que o sucesso e o crescimento profissional é uma resposta que geralmente vem com o tempo. Precisamos investir nosso tempo, dedicação e suor para colher os frutos de uma carreira promissora.

A crise dificulta a caminhada, mas não a torna impossível. Saiba disso e siga dando o seu melhor. O momento de crise abre espaço para o profissional mostrar o seu valor para a empresa. Dobre as suas mangas e mãos à obra!

crescer-profissionalmente.gif

3. Pesquise sobre a dinâmica do mercado

É certo que a crise tem grande impacto sobre diversas áreas da economia. Contudo, é preciso se aprofundar um pouco mais sobre os reais efeitos causados por esse cenário de instabilidade. Muitas vezes nos deixamos levar por especulações e pela mídia, o que acaba sendo fatal na corrida pelo crescimento profissional.

A crise, por outro lado, faz surgir várias outras oportunidades – alguns setores decaem, mas outros se fortalecem. Dependendo da sua área de atuação e habilidades, há grandes chances de sobressair. As áreas de tecnologia, saúde, educação física e psicologia, por exemplo, mesmo em um momento de recessão como o atual, ainda apresentam bons resultados para os profissionais que nelas atuam.

Esteja atento a essa dinâmica. Como dito, busque qualificar-se e aperfeiçoar as suas habilidades. Invista em você com especializações, cursos de pós-graduação etc. Nessas horas, vá em busca de instituições de ensino sérias e reconhecidamente experientes, que podem fazer de você um profissional mais preparado e qualificado para qualquer desafio.

4. Faça por merecer

Se a sua meta é subir na empresa, ter um melhor salário e, assim, ter uma vida confortável, faça por merecer! O mercado de trabalho é extremamente competitivo e intransigente. Nele, ninguém, senão você, cumprirá suas obrigações e realizará seus sonhos.

Como dito, o trabalho duro antecede o sucesso. Por isso, não hesite em se esforçar, trabalhar até mais tarde, dedicar-se para encontrar uma solução para o seu problema e desenvolver o seu trabalho de maneira eficiente.

Não se coloque como vítima da situação e, mesmo que as coisas pareçam muito difíceis, continue sempre a buscar dar o seu melhor. A crise não é eterna, por isso é importante seguir em frente, pois quando tudo se normalizar, você terá avançado muito mais se comparado àqueles que, abatidos, preferiram culpar essa fase.

5. Entenda o valor do trabalho em equipe

Se o momento não é dos melhores para o trabalho, você certamente precisará de ajuda para melhorar a situação – trabalhar em equipe é extremamente importante em períodos de normalidade, mas em períodos de crise torna-se uma medida de ordem para a empresa que deseja diminuir seus efeitos.

Sabendo disso, envolva-se o máximo possível com a sua equipe e procure sempre ajudar e ser ajudado.

Além disso, trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade para você aperfeiçoar e desenvolver atributos que carregará por toda vida e que, sem dúvida alguma, farão de você um profissional de respeito. Dentre essas qualidades, podemos citar:

  • Humanidade;
  • Respeito;
  • Humildade;
  • Companheirismo;
  • Tolerância.

Por fim, se você achava que crescer profissionalmente na crise era impossível, espero que agora a sua visão tenha mudado. Não existe nada que com esforço, dedicação e persistência não seja alcançado. Lembre-se disso e aproveite a sua carreira de sucesso!

E aí, gostou do nosso post? Quer nos contar as suas experiências e impressões? Deixe seu comentário abaixo! Será um prazer poder interagir com você!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS