pós-graduação

5 conselhos e dicas para procurar emprego de forma assertiva

Mariana Brito
29-08-2017 6:15

A crise econômica e o alto nível de exigência das empresas fazem com que a conquista por uma vaga no mercado de trabalho se torne muito difícil. Essa tarefa fica ainda mais complicada quando analisamos a concorrência, cada vez maior e mais preparada para novos desafios.

Esse cenário mostra a necessidade de atentar-se a boas dicas para procurar emprego. Afinal, atirar para todos os lados de forma precipitada não é uma medida inteligente: além de perder o foco nas oportunidades que realmente o interessam, a ansiedade e o nervosismo podem se mostrar nítidos na sua postura, o que pesa negativamente na avaliação de um candidato durante um processo seletivo.

Se você deseja alcançar o sucesso profissional agora mesmo, leia com atenção nossas 5 dicas sobre como estar bem informado e preparado para conseguir um emprego:

5-conselhos-e-dicas-para-procurar-emprego-de-forma-assertiva.jpg

1. Faça uma lista das ações necessárias

Em qualquer situação, o planejamento é uma atitude muito importante. Mesmo que esteja fora do mercado de trabalho ou pretenda mudar de empresa, é imprescindível elaborar um roteiro de iniciativas para atingir os seus objetivos.

Imagine que você é um profissional recém-formado que concluiu o estágio em uma empresa de grande porte, mas não foi contratado. Nesse caso, é viável criar uma lista com diversas atividades, como:

  • Fazer uma pós-graduação;
  • Buscar ajuda por meio da rede de contatos;
  • Fortalecer o networking;
  • Usar as redes sociais para fazer novos contatos e procurar vagas;
  • Cadastrar-se em sites de emprego.

2. Participe de atividades para se atualizar e fortalecer o networking

Ficar somente esperando o emprego dos seus sonhos cair do céu não vai levá-lo a lugar algum. É melhor mostrar que está disposto não apenas a trabalhar, mas também a aprender sempre.

Por isso, aproveite o seu tempo da melhor forma possível. Uma boa iniciativa é fazer um curso de pós-graduação. Assim, você não apenas aumenta o seu nível de conhecimento, mas também conhece pessoas que podem ajudá-lo a conquistar um emprego.

Caso esteja bastante interessado em ficar bem informado sobre as tendências de sua carreira, não deixe de participar de seminários e de palestras relacionados com a profissão. Essa medida é uma forma de ampliar o networking e de até ser indicado para trabalhar em uma empresa.

Atualmente, as organizações valorizam bastante as pessoas que procuram expandir a experiência profissional, mesmo sem ter um emprego fixo. Se você é um engenheiro civil, por exemplo, procure fazer consultorias e participar de projetos em parceria com colegas de trabalho.

Um profissional atualizado e que está sempre em atividade possui mais chances de convencer os recrutadores de que pode proporcionar excelentes resultados para uma organização.

Baixe agora

3. Acione a sua rede de contatos

É preciso ter humildade e paciência para obter uma vaga de emprego. Nessa hora, contar com a ajuda de amigos, ex-colegas de trabalho e até dos familiares vale a pena. Enviar o currículo para diversas empresas é uma ação importante e que deve ser considerada, mas ter uma boa rede de contatos é um diferencial relevante.

Isso porque as referências são levadas em consideração quando uma companhia pretende admitir um funcionário. Mesmo que você tenha alguma experiência e um alto nível de qualificação, a ausência de uma indicação pode atrapalhar o seu projeto de crescer profissionalmente.

Caso você deseje mesmo estar no mercado de trabalho, é interessante manter contatos com pessoas que podem ajudá-lo a vencer a concorrência e a garantir o seu lugar em uma empresa.

4. Use as redes sociais e encontre dicas para procurar emprego

Por mais que o contato pessoal e os telefonemas ajudem na hora de obter uma vaga no mercado de trabalho, ignorar o poder das redes sociais é um erro gravíssimo. Nelas, você pode encontrar colegas de faculdade que estão em uma posição de destaque em alguma corporação.

Imagine que você perdeu um emprego e está com dificuldades de recolocação profissional. Ao acessar o Facebook, percebe que um amigo pode te ajudar a obter uma vaga em uma cidade próxima de onde você mora. Sem dúvidas, a colaboração de uma pessoa conhecida é um ponto a seu favor e deve ser bem aproveitada.

Estar conectado ao mundo digital também é importante para encontrar vagas de emprego abertas. Algumas organizações divulgam inicialmente as ofertas de trabalho nas redes sociais. Se você gosta apenas de olhar os anúncios de jornais e de sites, é preciso rever conceitos e aderir a essa tendência.

Outra iniciativa relevante é procurar sempre atualizar os seus dados nas redes sociais. Pense que o recrutador de uma empresa acessa a sua conta no LinkedIn, mas não encontra as informações descritas no seu currículo. Infelizmente, isso pode contar pontos negativos para você durante a seleção.

Para evitar esse problema, não deixe de mencionar nas redes sociais as suas qualificações e habilidades. Essa medida é muito valorizada pelos recrutadores por construir uma boa imagem do candidato.

5-conselhos-e-dicas-para-procurar-emprego-de-forma-assertiva.gif

5. Procure estar sempre bem informado

Quem possui conhecimento tem mais chances de conseguir um emprego — e provavelmente você já sabe disso, não é? Mas você já pensou em como obter informações relevantes sobre oportunidades de trabalho?

Para ajudá-lo a encontrar uma boa resposta, veja algumas considerações abaixo:

  • Há vários sites que disponibilizam ofertas de emprego. Alguns deles cobram uma mensalidade e possuem boa reputação;
  • Os principais jornais impressos também veiculam boas chances de trabalho em empresas de médio e grande porte;
  • Com a expansão da internet, você pode encontrar blogs especializados em divulgar vagas para profissionais da sua área;
  • Publicações (revistas e jornais) relacionadas com a sua carreira são boas fontes para encontrar oportunidades.

Você realmente precisa estar bem informado sobre as ofertas de trabalho. Porém, isso não é suficiente para conquistar um emprego. O ideal é também obter sugestões sobre como impressionar os recrutadores.

Por exemplo, leia atentamente os procedimentos necessários para conseguir um excelente desempenho durante uma entrevista de emprego. Ao tomar essa iniciativa, as possibilidades de superar os concorrentes serão bem maiores.

Se você tem dúvidas ou exemplos marcantes sobre dicas para procurar emprego de forma eficiente, conte pra gente aqui nos comentários: sua participação é muito importante!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos