Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

4 motivos para fazer pós-graduação em Direito do Trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

O mundo corporativo vem aumentando os níveis de exigência nos últimos anos, e a pós-graduação tem sido considerada um requisito para profissionais de médio e alto escalão, que almejam alto no seu planejamento de carreira. Entretanto, fazer pós-graduação em Direito do Trabalho tem algumas vantagens especiais.

O Direito do Trabalho tem sido visto como repleto de demandas negociais, em que os argumentos jurídicos nem sempre são suficientes, diferentemente de outras áreas do Direito.

Muitos destacam a cultura paternalista da Justiça do Trabalho e, sendo ou não realidade, na prática o aspecto negocial vem prevalecendo.

É exatamente nesse cenário que a pós-graduação em Direito do Trabalho se apresenta como excelente diferencial. Para se destacar frente à concorrência, sair do lugar comum e atingir patamares mais altos na carreira, é preciso se diferenciar da multidão.

Sabemos que o Direito do Trabalho é complexo, repleto de particularidades, jurisprudências e entendimentos divergentes dependendo da instância julgadora, e esse é mais um motivo para você se especializar — porque causas mais complexas trazem melhor remuneração.

Neste post listamos 4 motivos para você fazer pós-graduação em Direito do Trabalho. Confira!

4-motivos-para-fazer-pos-graduacao-em-direito-do-trabalho.jpg

1. Expanda seus horizontes

Você é o protagonista da sua carreira. Os resultados que colherá dependerão da quantidade e da qualidade das sementes que você plantar. Sempre é tempo de plantar, mas chegará o tempo de colher os frutos.

Quanto mais alto você almejar chegar na carreira — com planejamento e esforço —, mais alto poderá chegar. A decisão de fazer uma pós-graduação, inserida no contexto do seu planejamento de carreira, servirá como guia para seus objetivos e, ao mesmo tempo, será uma ferramenta para alcançá-los.

A escolha da área para especialização ajudará você a identificar quais são as ferramentas necessárias para atingir os objetivos, quais são os prazos para cada etapa, as necessidades de investimentos e a programação de toda sua vida.

Fazer pós-graduação em Direito do Trabalho abrirá portas na sua carreira, e caberá a você decidir por qual caminho seguir. Ao prestar concurso público, por exemplo, a pós-graduação é considerada um diferencial, dependendo da função e da área escolhida.

Em casos de recolocação profissional ou promoções no emprego atual, profissionais com especialização são bem-vistos, pois são considerados especialistas — e realmente são.

Baixe agora

2. Torne-se um especialista

Como o fato de se tornar um especialista em Direito do Trabalho poderá impulsionar sua carreira? Por que especialistas se tornam referências. Sua especialização na área servirá não apenas para melhorar sua performance, mas para lhe trazer reconhecimento junto aos seus liderados, pares e superiores.

É melhor se preparar para consultas informais, trocas de experiências e pedidos de conselhos, pois quando dominamos um assunto, somos consultados e admirados.

Essa decisão será importante caso você precise (ou pretenda) dar novos rumos à sua carreira. Se precisar mudar por qualquer circunstância, sua especialização será um diferencial em uma área em que a maioria dos profissionais está situada um degrau abaixo na escala de conhecimento técnico.

Se você decidir mudar de rumo, essa mudança não será prejudicada por falta de opções e oportunidades.

Especialistas são bem recebidos pelo mercado, por que o mundo corporativo está repleto de generalistas. Não que uns sejam melhores que outros, mas cada qual se encaixa em um lugar determinado. Os especialistas recebem as missões mais complexas, que demandam mais capacitação e especificidade. Assim como causas complexas, missões complexas também trazem a prerrogativa de melhor remuneração e status.

3. Crie condições para o aumento de salário

Quando trabalhamos para uma organização, espera-se de nós que a produção seja além do que aquilo que nos foi pedido. Essa é uma das premissas para promoções e aumentos de salário. O mercado é movido por produtividade, assim como suas recompensas.

A equação é simples: com um nível mais alto de conhecimento técnico, as experiências vividas dentro da sala de um curso de pós-graduação e o compartilhamento de ideias e modos de agir, você com certeza será mais produtivo.

Ser mais produtivo significa gerar melhores resultados. Se isso ocorrer em um prazo menor, é ainda melhor — e é claro que um profissional com nível acima da média conseguirá fazer mais com menos, e em menos tempo.

Agindo assim você criará condições para um aumento de salário e talvez uma promoção. Não que um certificado de pós-graduação tenha o poder de determinar que você merece melhor remuneração, mas sua postura, sua atitude e sua produtividade chegarão a níveis mais altos.

O aumento de salário pode vir em uma eventual mudança de rumos na carreira. Você já leu sobre as possibilidades que a ampliação dos horizontes pode lhe trazer. Se não for a carreira pública seu objetivo principal, ou pelo menos para o momento, uma especialização o fará ser visto por empresas com maiores e melhores oportunidades.

Seu networking pode ser um facilitador nesse processo. Alguns colegas de sala podem estar em postos de alta gestão ou podem ter acesso a executivos de alto escalão em organizações diversas. Indicações têm um grande poder de ingresso em grandes corporações.

A visibilidade que a especialização traz é positiva, pois quem é visto será lembrado. Mas de nada adiantaria ser visto como um generalista por uma empresa que está procurando um especialista.

Estar no lugar certo e na hora certa fará a diferença — nesse caso, ter a postura adequada, com a qualificação apropriada, sendo visto pela empresa certa.

4-motivos-para-fazer-pos-graduacao-em-direito-do-trabalho.gif

4. Amplie seu networking com qualidade

Um networking extenso é difícil de administrar e manter. Contatos e pessoas de relacionamento esperam receber atenção de tempos em tempos. Por isso, outra vantagem da pós-graduação é a possibilidade de qualificar melhor os seus contatos, facilitando a gestão de relacionamentos.

Isso não significa abandonar pessoas com quem você se relaciona, mas priorizar seus relacionamentos de acordo com seus objetivos e com os eventos que você passará a frequentar.

Respirar novos ares, especialmente de mudanças, fará muito bem à sua carreira, principalmente se os novos contatos trouxerem novas experiências, ideias e oportunidades.

O planejamento da carreira precisa ser elaborado considerando todas as possibilidades, sejam na área pública ou privada. Independentemente da carreira, você não poderá abrir mão de se tornar um especialista, virar referência na sua área de atuação e criar as melhores oportunidades no cenário mercadológico. Afinal, você é o protagonista da sua carreira!

Concorda com os motivos para fazer pós-graduação em Direito do Trabalho? Deixe suas impressões nos comentários!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS