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12 habilidades valorizadas pelo mercado que conquistam qualquer recrutador

Fábio Albuquerque
18-08-2018 6:12

Entre as principais habilidades valorizadas pelo mercado, muitas são relacionadas ao comportamento do profissional, pois refletem diretamente em sua postura e produtividade.

Embora o domínio técnico — aquele adquirido por meio de cursos de graduação, pós-graduação, MBA, especializações, mestrados, entre outros — seja essencial para que um profissional possa desenvolver o seu trabalho com eficiência, existe um conjunto de habilidades comportamentais que faz os olhos dos recrutadores brilharem e que pode ser a porta de entrada naquela empresa onde você sempre sonhou em trabalhar.

Neste post, conheça quais são essas habilidades comportamentais e como elas podem ajudar você. Acompanhe!

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1. Capacidade de comunicação

A capacidade de se expressar bem, independentemente de qual seja a área de atuação, é uma habilidade que todo profissional precisa conquistar. Isso porque inúmeros problemas dentro das organizações surgem por falha na comunicação.

Falar com calma, ser claro em sua mensagem e ter certeza de que foi entendido é essencial para que o desenvolvimento das atividades ocorra com fluidez, sem barreiras provocadas por ruídos na comunicação. Ainda que muitas pessoas tenham essa habilidade naturalmente, existem várias técnicas que podem ajudá-lo a desenvolvê-la — como um curso de oratória, por exemplo.

2. Profissionalismo

Pode parecer redundante esperar que um funcionário aja com profissionalismo. A verdade é que muitas pessoas apresentam comportamentos imaturos, não sabem se portar no ambiente de trabalho e tomam atitudes infantis que comprometem o desenvolvimento de suas atividades.

Saber separar o lado pessoal do profissional, entendendo que correções, por exemplo, fazem parte do processo, é fundamental para não desenvolver atritos com os colegas de trabalho, mantendo um ambiente agradável e produtivo para todos.

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3. Visão sistêmica

Entender o funcionamento da empresa como um todo e conhecer como o seu trabalho influencia no desenvolvimento do processo é uma característica extremamente valorizada pelos recrutadores.

Uma pessoa que tem a visão sistêmica se enxerga como uma das engrenagens que fazem o sistema funcionar. Além disso, ela compreende a importância de cada colaborador desenvolver bem a sua função para garantir um resultado final satisfatório para todos.

4. Capacidade de solucionar problemas

Muitos são os profissionais que gostam de apontar os problemas que estão impedindo a evolução da empresa. Mas mostrar uma dificuldade encontrada no caminho e, em seguida, propor uma solução é o tipo de atitude que transforma qualquer pessoa no colaborador que toda empresa quer manter em seu quadro de funcionários.

Ser capaz de detectar e solucionar problemas, inclusive os que não estão diretamente relacionados à função exercida, demonstra que o colaborador enxerga a empresa como um todo e se sente responsável pelo desempenho dela.   

5. Proatividade

Ter iniciativa e capacidade de se autogerenciar, conseguindo realizar o trabalho sem a necessidade de supervisão constante, são outras das características que as empresas apreciam em seus colaboradores.

Pessoas criativas, que estão sempre motivadas, propõem novas formas de executar as tarefas, contribuem com ideias e não esperam que ninguém peça a elas para agirem dessa forma são as que transformam a empresa, fazendo-a crescer.

6. Disposição para aprender

Quem acha que já sabe tudo está apenas demonstrando muita arrogância. Dispor-se a adquirir novos conhecimentos, reconhecendo que sempre há algo para ser aprendido, é um grande diferencial diante dos empregadores.

Em um mundo em que tudo está mudando rapidamente, manter-se atualizado é essencial para atender à demanda do mercado, além de demonstrar o seu interesse em evoluir e, consequentemente, em contribuir com o crescimento da empresa.

7. Organização

Ser organizado e capaz de realizar um planejamento de suas atividades para executá-las dentro do prazo estipulado, com gerenciamento eficaz do tempo de trabalho para aumentar a produtividade, é mais uma forma de chamar a atenção dos recrutadores.

Pessoas organizadas são, em geral, mais produtivas e conseguem se preparar melhor para lidar com os imprevistos que podem surgir durante a execução de uma tarefa, o que evita prejuízos para elas mesmas e para a empresa.

8. Trabalho em equipe

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Entre as mais famosas habilidades valorizadas pelo mercado, está a capacidade de trabalhar em equipe. Saber lidar com opiniões diferentes, aceitando que nem sempre a sua maneira de fazer algo é a melhor, é essencial para manter um clima organizacional agradável.

Além disso, quando várias pessoas se unem para desenvolver uma atividade, muitas ideias boas podem surgir, o que contribui para o crescimento da empresa.

9. Inteligência emocional

Talvez uma das competências mais difíceis de desenvolver, a inteligência emocional pode ser um grande diferencial competitivo. Isso porque é muito importante que os profissionais sejam capazes de lidar com situações de estresse, pressão e cobrança, sem se abalar emocionalmente para conseguir cumprir com as suas tarefas.

Nesse aspecto, muitas pessoas procuram desenvolver a resiliência, que é a capacidade de passar por várias mudanças e se adaptar a elas, dando o melhor de si em qualquer circunstância.

10. Liderança

Fazer a gestão de pessoas também está entre uma das principais habilidades valorizadas pelo mercado. Colaboradores com perfil de líderes, que são capazes de influenciar os colegas de trabalho e tomar iniciativa na condução de projetos a serem desenvolvidos, têm grande destaque entre os demais.

Isso porque o profissional que tem o espírito de liderança contribui para que o seu setor se desenvolva de forma mais autônoma, fazendo com que a empresa cresça de forma mais acelerada sem sobrecarregar os gestores.

11. Adaptabilidade

A capacidade de se adaptar a diferentes perfis e situações é um grande diferencial aos olhos dos recrutadores. Pessoas inflexíveis — que consideram a sua forma de conduzir o trabalho como a única correta — costumam gerar entraves no processo de desenvolvimento das atividades, prejudicando o crescimento da empresa.

Além disso, a dificuldade de se adaptar a situações diversas pode ser um grande obstáculo diante de desafios e novas oportunidades de crescimento dentro da empresa. Por isso é tão importante buscar o desenvolvimento desta habilidade.

12. Bom humor

Pessoas mal-humoradas e que reclamam de tudo tornam o ambiente de trabalho pesado e desagradável. Por isso, os recrutadores valorizam os profissionais que têm bom humor, especialmente os que conseguem mantê-lo mesmo em situações estressantes.

Transformar-se no colaborador que todo recrutador deseja contratar pode ser mais simples do que muitos imaginam. Aliando os seus conhecimentos técnicos a qualidades comportamentais exemplares, é possível desenvolver as habilidades valorizadas no mercado que tornarão você um profissional diferenciado.

Para isso, basta se empenhar para ser um bom comunicador e um funcionário proativo, capaz de lidar com a pressão de forma positiva. É importante saber trabalhar em equipe e ter a capacidade de sempre se adaptar a novas situações, além de buscar desenvolver outras características, como vimos anteriormente.

Quais habilidades valorizadas pelo mercado você já tem e quais precisa conquistar? Acredita que há mais alguma característica essencial para ser um profissional brilhante? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

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