pós-graduação

11 dicas para quem busca carreira internacional

Fábio Albuquerque
04-09-2018 6:39

Construir uma carreira internacional é o sonho de milhares de brasileiros. A possibilidade de conhecer uma nova cultura, aprender outro idioma e ter experiências únicas desperta em muitos o desejo de arrumar as malas e partir rumo ao desconhecido.

Dados da Receita Federal revelam que, em 2017, mais de 21 mil pessoas deixaram o Brasil para viver no exterior. Se você faz parte do grupo que deseja conseguir um emprego em outro país, mas não sabe por onde começar, fique atento às dicas que preparamos. Continue a leitura!

11-dicas-para-quem-busca-carreira-internacional

O que fazer antes de ir para o exterior?

Mudar de país, se comunicar em um novo idioma e superar todas as barreiras linguísticas e culturais podem parecer grandes desafios. Mas saiba que, com organização e planejamento, é possível superar todas as dificuldades e conquistar o sonho de conseguir um emprego no exterior e viver experiências enriquecedoras.

1. Pesquise e planeje

Antes de entrar em ação para ter uma carreira internacional, é essencial se informar sobre a realidade da sua área de formação no país para onde pretende se mudar. Pesquise se há oferta de trabalho para o seu campo de atuação e, em caso negativo, pense em uma alternativa, como fazer um novo curso ou buscar outro país onde haja demanda para a sua profissão.

2. Invista em sua formação

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Mesmo quem é graduado pode buscar qualificação por meio de cursos de extensão, pós-graduações e até mesmo um mestrado. Quanto mais aprendizado demonstrado em seu currículo, melhor. Além disso, para ser um profissional diferenciado, é essencial estudar para se manter atualizado e estar a par das novidades e tendências do mercado em que você atua.

Baixe agora

3. Domine o idioma

A fluência em inglês é praticamente um pré-requisito básico para aumentar as suas chances na disputa por uma vaga em uma empresa fora do Brasil. Por isso, estude o idioma e siga sempre praticando. Músicas, filmes e seriados são ótimas opções para desenvolver a linguagem.

Conhecer um terceiro idioma, especialmente se você for se mudar para um país onde o inglês não é a língua oficial, pode ser um grande diferencial para ser o escolhido para aquele emprego que será o passo inicial da sua carreira internacional.

4. Busque oportunidades em uma multinacional

Se a sua área de atuação permitir, tente conquistar uma vaga de emprego em uma multinacional e, quando estiver trabalhando, expresse aos seus empregadores o seu desejo de trabalhar no exterior.

5. Crie um ótimo network

Uma boa rede de contatos pode fazer toda a diferença na hora de encontrar a oportunidade ideal de emprego, e não seria de outra forma na busca por uma carreira internacional.

Além de comunicar aos seus amigos e colegas de trabalho sobre o seu desejo de trabalhar no exterior, se possível, faça contato com empresas de consultoria internacional e conhecidos que trabalham fora do Brasil.

6. Capriche no currículo

O currículo é como o seu cartão de visitas no RH de uma empresa. Por isso, mantê-lo atualizado, traduzido em inglês e em outros idiomas, caso vá para um país de outra língua, é essencial.

Outra forma de sair na frente dos concorrentes é procurar os modelos de currículos mais utilizados em cada local, para corresponder às expectativas dos recrutadores. Fora do Brasil, a carta de apresentação, utilizada para fazer um resumo do candidato, também é muito comum.

7. Aproveite as redes sociais

11-dicas-para-quem-busca-carreira-internacional

Maior rede social voltada para profissionais, o LinkedIn pode ser uma ótima opção para encontrar oportunidades de emprego no exterior. Na plataforma, o seu perfil funciona com uma vitrine e pode atrair vários recrutadores que estão em busca de profissionais, portanto, mantenha-o sempre atualizado e, de preferência, no idioma do país onde quer morar.

Além disso, você pode aproveitar outras redes sociais, como Facebook e Instagram, para conhecer as empresas nas quais pretende se candidatar a uma vaga. Quanto mais familiarizado com o ambiente organizacional do qual quer fazer parte, maiores as chances de se dar bem na entrevista.

8. Estude a cultura local

Muitos hábitos comuns para nós podem ser totalmente estranhos em outros países. Por isso, é muito importante estudar a cultura do local em que você quer morar, para se adaptar com mais facilidade quando a sua mudança finalmente acontecer.

Além dos costumes comportamentais, é importante conhecer o cenário político e econômico, bem como os direcionamentos adotados pelas empresas em suas negociações, por exemplo.

9. Organize a documentação

Vacinas, visto, passaporte. São vários os documentos exigidos para entrar em um país e, no caso específico de conseguir um emprego, dependendo da sua área de atuação, pode ser necessário validar o seu diploma.

Como todos esses processos podem ser demorados, comece a se informar sobre eles o mais rápido possível, para que possa resolvê-los em tempo hábil, sem correr o risco de perder uma oportunidade de trabalho por não estar com a documentação necessária em dia.

Carreira internacional: como consolidá-la depois de se mudar?

Imagine que você conseguiu o tão sonhado emprego e está de mudança para o exterior. Tarefas concluídas, certo? Errado! A partir daí começam várias transformações que incluem: se adaptar a um novo país, idioma e cultura, suportar a distância da família e dos amigos, começar um novo trabalho e ter um bom desempenho que garanta o seu crescimento profissional.

Para lidar com todos esses desafios e consolidar a sua carreira internacional, algumas atitudes são essenciais.

10. Entenda a sua realidade como profissional

Muitas pessoas não encaram um trabalho no exterior como tal. Ao contrário, se comportam como se estivessem em um intercâmbio e não se dedicam com afinco à profissão.

É claro que você pode — e deve — aproveitar a sua estadia no local para passear, conhecer os pontos turísticos e se divertir, mas não se esqueça de seu objetivo inicial: ter uma carreira internacional.

11. Esteja aberto a novas experiências

Culturas diferentes implicam maneiras distintas de realizar atividades e conduzir negociações. Por isso, não seja inflexível às mudanças e esteja sempre disposto a aprender novas formas de fazer as coisas, para que a sua adaptação no novo emprego aconteça da forma mais natural possível.

Com empenho e dedicação, você certamente será capaz de conquistar a sua tão sonhada carreira internacional. É fundamental realizar uma pesquisa aprofundada sobre o país para onde quer se mudar, organizar os documentos com antecedência e praticar o idioma, para estar preparado no momento em que a oportunidade surgir.

Agora que você já está cheio de ideias para começar a desenvolver a sua carreira internacional, que tal nos contar o que achou das dicas? E se ainda tiver alguma dúvida, nós podemos ajudar, é só deixar o seu comentário abaixo!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos