pós-graduação

10 segredos para melhorar a autoconfiança no trabalho

Mariana Brito
31-05-2018 5:30

Imagine-se dono do próprio negócio. Você contrataria um profissional que não acredita em si para trabalhar na sua equipe? Pode ser que sim, mas essa é uma característica vista de modo negativo na maioria das empresas e organizações. Por isso, compartilhamos neste artigo alguns segredos para melhorar a autoconfiança no trabalho.

São dicas práticas que você pode levar para a vida. Cada uma delas leva à reflexão, pois ser autoconfiante profissionalmente transmite segurança e garante sua posição e crescimento na carreira. Fique atento aos pontos que serão abordados logo abaixo e separe aqueles com os quais se identifica.

Continue a leitura e conheça dez segredos para melhorar a autoconfiança no trabalho.

10-segredos-para-melhorar-a-autoconfiança-no-trabalho-unipê

1. Mantenha o foco em você

A autoconfiança surge quando existe uma combinação de horas produtivas no trabalho e uma grande atitude. Para tal, é preciso manter o foco em si. Afaste-se de tudo o que interrompe sua produtividade — inclusive aqueles colegas que pedem constantemente sua atenção para assuntos aleatórios, como fofocas.

Você precisa se sentir bem para ser autoconfiante. Portanto, direcione os seus esforços para a sua rotina de trabalho e o aperfeiçoamento de todas as atividades que estão sob sua responsabilidade.

2. Adote uma postura positiva

Sabe quando você julga que tudo vai dar errado e que o melhor a fazer é desistir? Essa é a postura que você não deve ter. Sendo assim, seja mais positivo e enxergue tudo a partir de um ponto de vista que melhore sua autoconfiança no trabalho. Acredite no seu potencial e na capacidade que tem de realizar bem as suas atividades.

Exercite a resiliência e não perca a compostura diante da pressão no trabalho ou de uma crítica em relação às suas tarefas. Respire fundo e, sempre que precisar, levante-se e vá buscar uma água para não ceder ao desejo de desistir.

3. Preocupe-se com sua aparência

O modo como você se veste, fala e se comporta forma um conjunto que denomina a sua aparência. Quando você adota uma postura profissional nesses e em outros pontos, consegue melhorar a autoconfiança no trabalho. Você não precisa entrar em um padrão para ser respeitado e autoconfiante, pois pode até criar o seu.

O mais importante é que você se comporte de maneira profissional, tanto no vestir quanto no falar. Em um ambiente onde todos falam baixo, por exemplo, você se sentiria confortável por ser o único que eleva o tom de voz? Pense nisso!

Baixe agora

4. Identifique os seus pontos fortes e maximize-os

Acredite: você tem muitos pontos fortes! E uma das melhores maneiras de se melhorar a autoconfiança no trabalho é conhecer bem cada uma das suas características positivas. Além de conhecê-las, é preciso integrá-las ao seu dia a dia profissional. Guie-se por elas para se tornar alguém mais engajado e energizado.

Para identificar seus pontos fortes, invista em autoconhecimento. Você pode encontrar na internet diversos questionários que podem ajudá-lo com isso. Livros e profissionais, como psicólogos, também contribuem com essa missão.

5. Encontre os seus pontos fracos e supere-os

Da mesma maneira que você precisa identificar suas características positivas, também deve encontrar os seus pontos fracos. Na maioria das situações, as pessoas permitem que eles se sobreponham aos positivos, o que é um comportamento comum em quem apresenta baixa autoestima. Lembre-se que isso diminui a autoconfiança.

Sendo assim, encontre-os para superá-los. Você não deve ficar obcecado por suas fraquezas, apenas consciente em relação à existência delas. Diante disso, é necessário se esforçar para melhorar a autoconfiança no trabalho.

6. Acompanhe a sua evolução

Experimente fazer um registro diário ou semanal de cada passo positivo que dá. Anote nele o elogio que recebeu do chefe ou de um colega de trabalho, os dias que chegou no horário, aquela roupa que vestiu bem ou a negociação que deu certo. Essa é uma maneira muito eficaz de melhorar a autoconfiança no trabalho.

Você também pode colocar todos os seus compromissos e responsabilidades em um gerenciador de tarefas, agenda ou planilha. Desse modo, é possível riscar tudo o que foi cumprido para se motivar a continuar trabalhando. Prático, né?

7. Cerque-se daqueles que o encorajam

Tudo bem que nem todo mundo tem uma autoestima elevada, mas algumas pessoas parecem sugar as energias dos outros. Em vez de criticar construtivamente, elas optam pelas palavras mais duras na hora de emitir suas opiniões. Saiba que você não precisa delas ao seu lado.

Construa um relacionamento forte com quem encoraja você a ser melhor. Isso não significa estar ao lado de quem só fala o que você quer ouvir. É preciso estar com quem faz de você uma pessoa melhor.

giphy

8. Desafie-se para melhorar a autoconfiança no trabalho

Quando estiver conseguindo melhorar sua autoconfiança no trabalho, experimente ir além. Crie desafios para superá-los. Aquele relatório que é feito em uma semana pode ser entregue em alguns dias, por exemplo. Reduza as distrações para ficar mais focado e se esforce para ser um profissional produtivo.

Apenas tome o cuidado necessário para não perder a autoconfiança adquirida diante de um resultado abaixo do esperado. Se você ainda não lida bem com frustrações, deixe os desafios para outro momento.

9. Não se compare com os outros

Cada profissional tem suas características e elas não o tornam melhor ou pior do que ninguém. Afinal, não existe trabalhador bom ou ruim, somente alguém que não está encaixado em uma posição que favoreça suas habilidades. Por isso, evite comparações. Se alguém é mais rápido do que você em uma mesma função, esforce-se para melhorar, mas sem estabelecer o outro como parâmetro. Faça por si!

Quando os seus passos são guiados por uma vontade própria, é mais propenso que eles se concretizem nos objetivos que você tem. Deixe que os outros tenham seus defeitos e qualidades. Preocupe-se com os seus.

10. Invista em conhecimento

Outra forma que você tem para melhorar a autoconfiança no trabalho é investir em conhecimento. Depois que saiu da faculdade, você pensou em continuar estudando? Se respondeu “não”, saiba que esse não é o melhor caminho para quem busca ser um profissional de sucesso.

Todos os anos, o mercado apresenta novidades em tecnologia, processos de trabalho e até no modo como os profissionais se relacionam. Por isso, permaneça sempre atualizado e invista no seu currículo.

Melhorar a autoconfiança no trabalho é um passo essencial para ser um profissional seguro de si, mais completo e disposto a crescer. Considere as dicas que compartilhamos neste artigo e coloque-as em prática quanto antes.

Como é sua autoconfiança no trabalho? Você valoriza mais os defeitos ou as qualidades? Comente a seguir e deixe suas impressões!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos