Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

10 profissões em alta no mercado de trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

Definir os rumos profissionais, mesmo após a graduação, não é tarefa fácil. É preciso pensar em como se especializar em algo que seja interessante financeiramente e, ao mesmo tempo, traga realização pessoal.

Por isso, confira a seguir algumas profissões em alta no mercado e que tendem a continuar assim nos próximos anos.

10-profissoes-em-alta-no-mercado-de-trabalho.jpg

1. Contador

A contabilidade é uma área que tem crescido muito nos últimos anos. A demanda de empresas de diferentes segmentos por especialistas capazes de atuar no registro e controle de receitas, despesas e lucros, tende a crescer. Isso porque, faltam no mercado, profissionais para lidar com diferentes exigências da área.

Uma faculdade de Ciências Contábeis é o primeiro passo para a profissão. Entretanto, o contador é um profissional que precisa estar em constante atualização, precisando assim investir em cursos de especialização, pós-graduação, entre outros.

Nossa sugestão é optar por cursos de pós como Contabilidade Pública, Controladoria e Auditoria e Formação de Consultores Organizacionais.

2. Engenheiro eletricista

A questão energética tem sido muito presente nos noticiários nos últimos anos. Existe uma demanda crescente por formas de energias renováveis, algo que se tornará ainda mais forte no futuro próximo. Assim, o engenheiro eletricista, profissional que lida com a geração, transmissão e distribuição de energia, tem tudo para ser um dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho.

Para conquistar as melhores vagas na área, é preciso ir além da graduação em Engenharia Elétrica. Como esse profissional pode ter diferentes vertentes de atuação, é importante se aprofundar em conhecimentos específicos por meio de cursos de pós-graduação na área.

3. Advogado

O Direito existe como ciência que tem como foco a manutenção da ordem nas relações entre as pessoas em sociedade. Assim, ela baseia-se na legislação e nas normas jurídicas vigentes no país.

Atualmente, uma quantidade cada vez maior de empresas tem requisitado profissionais especializados na área tributária para trabalhos de consultoria. Da mesma maneira, advogados especializados na área societária têm sido solicitados para atuar diante de fusões e aquisições. Como esse cenário tende a continuar assim nos próximos anos, uma especialização em Direito aparece como promissora.

Cursos de pós como Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Internacional e Relações Internacionais, além de Direito Tributário e Processo Tributário, são algumas das principais tendências para os próximos anos.

4. Analista de marketing digital

O imenso público presente no universo virtual faz com que as empresas busquem oferecer serviços adequados para este ambiente. Sendo assim, é preciso pensar em campanhas publicitárias específicas para sites e redes sociais.

O analista de marketing digital é o responsável por verificar a receptividade dos produtos e serviços junto aos consumidores e o retorno de interações como curtidas, compartilhamentos, retuítes e cliques para a marca. Este profissional já está em alta no mercado e com a crescente evolução do marketing digital, deverá ser um dos mais requisitados nos próximos anos.

Graduados em Comunicação Social ou Administração podem se qualificar para atuar na área por meio de cursos como o MBA em Marketing.

5. Auditor

Formular normas e garantir o cumprimento de condutas éticas dentro do ambiente de trabalho podem ser os diferenciais para uma organização funcionar adequadamente e eliminar problemas estruturais.

O auditor é o profissional que trabalha na análise das atividades desenvolvidas em determinada empresa, conferindo se elas estão de acordo com as disposições previamente estabelecidas pela gestão.

É possível fazer cursos de auditoria com foco em diferentes áreas, como Auditoria e Perícia Ambiental e Controladoria e Auditoria, por exemplo.

Baixe agora

6. Programador de software

A programação é uma demanda crescente no país. Isso se explica, porque o mercado de TI tornou-se mais do que uma opção, ele se transformou em uma necessidade para os mais variados tipos de empreendimento. Hoje, a empresa que não possui uma solução de TI eficiente, simplesmente não consegue acompanhar o mercado, pois perde espaço para a concorrência e deixa de atender com eficácia seus clientes.

Responsável por escrever rotinas e instruções em linguagens de programação, o programador é um profissional que precisa dominar recursos como Java, Objective-C, C++ e PHP, entre outros.

O profissional formado em Sistemas de Informação ou Ciências da Computação pode aprofundar seus conhecimentos escolhendo entre diversos cursos na área de Computação e TI, como Engenharia e Qualidade de Software e Segurança da Informação.

7. Gestor de meio ambiente

Cuidar de nossos recursos naturais também é profissão e está entre as mais bem-vistas pelo mercado. O gestor de meio ambiente é o profissional que tem como prerrogativa viabilizar o uso racional dos recursos naturais.

Assim, cabe a ele desenvolver programas de educação ambiental, além de implementá-los quando for possível. Para tanto, é preciso analisar o impacto das atividades humanas sobre a água, o solo e o ar, e procurar técnicas menos nocivas para explorar esses elementos. Assim, regiões florestais degradadas e áreas de reserva são lugares de atuação deste profissional, graduado e especializado em Engenharia Ambiental, Auditoria e Perícia Ambiental ou Gestão Ambiental.

8. Farmacêutico

Esta área estuda a composição e o processo de fabricação dos medicamentos que usamos, bem como cosméticos e alimentos industrializados. Ela garante excelentes oportunidades profissionais tanto em laboratórios de análises clínicas, onde são realizados exames de diagnósticos, quanto em farmácias propriamente ditas, onde se distribui e se formula medicamentos.

Este mercado tem crescido muito nos últimos anos, sendo alavancado pela indústria da beleza, que exige um trabalho qualificado realizado por profissionais especializados no trato com os produtos a serem comercializados. Além disso, laboratórios de pesquisa avançada também permitem uma carreira qualificada e bem remunerada para profissionais especializados em diferentes cursos da área.

9. Agrônomo

Para garantir a qualidade em tudo o que diz respeito ao trabalho com lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais, a ciência da Agronomia apresenta técnicas específicas. Assim, o crescimento do agronegócio é um forte motivo para a valorização deste profissional.

Como atualmente o Brasil ocupa posição de destaque no fornecimento mundial de produtos agrícolas, correspondendo por nada menos do que 23% do PIB, as oportunidades têm se apresentado atrativas e os profissionais da área vêm adquirindo excelentes condições de projeção profissional.

Por isso, cursos, como pós-graduação e MBA em Agronomia e Medicina Veterinária, podem ser o diferencial para uma carreira bem-sucedida.

10. Gerente de logística

Profissionais de logística são responsáveis por controlar, organizar e garantir a integridade do estoque, fazendo a gestão operacional e atendendo a operação. Este departamento garante boas condições profissionais por oferecer redução de custos às empresas e garantir qualidade nos elos da cadeia logística. Para trabalhar na área, o engenheiro de Produção pode se especializar em logística.

Profissões em alta e carreira

Após concluir a graduação, é preciso se concentrar na especialização a fazer. Entre cursos de pós e MBA, você deve fazer sua escolha tendo em vista a sua aptidão natural, além de conferir se o curso é capaz de oferecer condições de evolução profissional em longo prazo, fazendo valer a pena todo o investimento que será feito.

As dicas aqui apresentadas envolvem as maiores tendências do futuro. Esperamos que você se enquadre em alguma dessas profissões em alta para ter muito sucesso em sua vida.

Quer saber mais sobre pós-graduações, o mercado profissional e as suas possibilidades? Fique de olho em nosso site e em nosso blog, que está sempre cheio de novidades!

Acessar material

carreira, mercado de trabalho

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS