Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

10 habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

Hoje em dia, já é comum observar que as empresas não têm mais tanto interesse por profissionais que têm apenas o nível de graduação. Nem para aqueles que estão empacados em um cargo, somando experiências repetidas. As empresas procuram por muito mais! Então, você que busca ser uma pessoa interessada e atualizada, precisa se destacar no mercado de trabalho.

Algumas habilidades são peças-chave para gerar interesse por parte do empresariado. Por exemplo, a capacidade de empatia, de comunicação e de aumentar o nível de conhecimento.

Quer saber de outras? Acompanhe este artigo e conheça dez habilidades que vão fazer de você a cereja do bolo na sua área de atuação. Confira!

10-habilidades-necessarias-para-se-destacar-no-mercado-de-trabalho.jpg

1. Trabalhar com flexibilidade

O mundo corporativo requer profissionais cada vez mais flexíveis, a fim de dar conta das mudanças frequentes do mercado. Essa habilidade está presente naquele indivíduo que se dispõe a superar desafios. Também tem que saber lidar, sem muitas restrições, com ambientes adversos.

Ter flexibilidade está, inclusive, ligado com o processo criativo. Ou seja, ser flexível é elaborar uma nova solução a partir de diferentes conjuntos de regras. Sendo assim, exercite essa habilidade e fique à frente dos profissionais acomodados e antiquados.

2. Ser comunicativo

Quem sabe se comunicar, ganha espaço no mercado de trabalho. Isso porque uma pessoa que tem a habilidade da comunicação, consegue conquistar as pessoas. Além disso, ela é capaz de construir um marketing pessoal atrativo.

Comunicar é conversar como todo mundo. Puxe um papo com o porteiro do seu prédio e também com seu chefe. Essa é uma maneira de se manterem conectados e de se destacar perante os outros. Ainda falando nessa habilidade, pense um pouco sobre como a linguagem corporal pode atuar a seu favor no trabalho.

3. Dominar as novas tecnologias

No dia a dia do seu trabalho, vai ser inevitável se deparar com uma nova ferramenta ou aplicativo. As novas tecnologias já fazem parte do cotidiano das empresas. Elas são também, fatores que interferem diretamente na produtividade da corporação. Portanto, dominar as novas tecnologias é uma habilidade crucial para se destacar no mercado de trabalho.

Assim sendo, mantenha-se informado quanto aos softwares e demais dispositivos que estão fazendo a cabeça da sua área de atuação. Utilize-os e fique de olho nas novidades.

4. Ser interdisciplinar

Ter um considerável conhecimento na sua área de formação é uma característica importante. Mas não pode parar por aí! É preciso ter a habilidade de ser interdisciplinar. Isto é, possuir a maestria de transitar em uma gama de assuntos mais amplos, de preferência diferentes daqueles de sua formação de origem.

O motivo disso é que o mercado tem requisitado profissionais com um raciocínio de forma integrada. E você consegue isso quando entende diferentes partes de um processo. Abra a sua cabeça! Procure fazer cursos diferentes sobre coisas que você ainda desconhece.

5. Ter empatia para se destacar no mercado de trabalho

Muita gente não se dá bem em seu emprego porque simplesmente não sabe ouvir o outro. A competência da empatia é se colocar na condição de seu colega de trabalho ou cliente. É tentar compreender quais são as demandas dele.

Sendo empático, é possível aprimorar a sensibilidade e com isso entregar além do que esperam de você. Evite recusar as dores e reclamações dos outros, pois aí pode estar a oportunidade para o seu crescimento profissional. Com a finalidade de exercitar um pouco a sua empatia, que tal assistir a sete palestras online que vão ensinar a você sobre carreira?

Baixe agora

6. Agir com previsibilidade

Todo mundo sabe que no mercado de trabalho não dá para usar uma bola de cristal ou mexer com futurologia. Mas é possível se antecipar aos fatos e situações. Quem possui essa aptidão consegue identificar as possíveis ameaças que podem rondar o negócio e agir para evitá-las.

Para tanto, tenha sempre uma visão das forças que fazem parte do empreendimento. Observe as tendências e se antecipe para impedir um futuro desastre. Essa é uma atitude para vencer a concorrência!

7. Trabalhar em equipe

Um profissional que não consegue trabalhar com seus colegas, possivelmente passa longe dos holofotes colocados pelo mercado de trabalho. É preciso ter a capacidade de integração em equipe!

Isso quer dizer reconhecer que, para alcançar a meta, é necessário um trabalho em conjunto. Identificar os potenciais de cada um, ajudar e ser ajudado, quando for o caso. Portanto, fuja do egoísmo e perceba o tamanho do seu crescimento profissional quando você consegue fazer parte de um grupo!

8. Ser responsável

Quantas vezes na vida você já comprou um produto mal feito ou recebeu uma entrega bastante atrasada? Possivelmente muitas vezes, certo? Esse tipo de situação geralmente ocorre por causa de profissionais irresponsáveis. Não seja mais um deles!

A capacidade de ser responsável é uma habilidade bastante cortejada pelas empresas. Pois a credibilidade e a imagem da corporação, estão diretamente ligadas a esse tipo de comportamento responsável. Sendo assim, quando algum imprevisto ocorrer, comunique imediatamente ao cliente. Deste modo, você assume uma postura responsável e madura. Sempre você será lembrado por isso.

9. Agir com ousadia

Um profissional que tem coragem e oferece soluções ousadas, tem grandes possibilidades de se destacar no mercado de trabalho, pois ele consegue ir além das inseguranças e metas retraídas, muitas vezes presentes nas empresas.

Uma pessoa ousada dissemina inovação. Faz tirar os colegas do lugar-comum. Pense em projetos mais arrojados. Convide a equipe para traçar novos objetivos.  

10. Manter-se atualizado

Quem sempre está disponível para obter conhecimento, aumentar o nível educacional ou se especializar, vai acabar se sobressaindo no mercado de trabalho. O motivo disso é que as corporações têm buscado colaboradores capazes de encontrar soluções mais inovadoras e complexas.

Para conquistar esse talento, que tal fazer um MBA ou especialização? Se você se interessa pela área do Direito, talvez vá gostar de cursar uma pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil ou ainda em Direito Constitucional.

Mas se você é apaixonado pela área de recursos financeiros de uma empresa, você já tem um motivo para fazer uma especialização em Finanças.

Neste artigo, você conheceu dez habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho. Além de adquirir ou exercitar essas capacidades, procure também outras maneiras de melhorar seu rendimento. Viaje mais, pratique esportes, estimule sua criatividade. Com essas atitudes você possivelmente vai melhorar seu desempenho no trabalho.

Você já possuía alguma dessas habilidades? Deixe seu comentário!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS