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10 dicas de livros para crescimento profissional

Postado por Fábio Albuquerque

O dia a dia sempre nos exige novas estratégias, a fim de melhorar o nosso desempenho no trabalho. Para conquistar isso, devemos buscar bons conselhos e práticas diferentes daquelas que já conhecemos. A solução pode estar em livros para crescimento profissional.

As bibliotecas, livrarias físicas e virtuais estão repletas de títulos que ajudarão você a alavancar sua carreira. Com abordagens interessantes e temas sobre liderança, gestão de crises e inteligência emocional, estas obras serão uma ótima fonte de inspiração.

Quer conhecer alguns títulos? Acompanhe este texto e descubra 10 livros primordiais para quem quer subir na carreira!

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1. "A cabeça de Peter Drucker”

De maneira empolgante e direta, o autor Jeffrey Krames destaca as principais lições deixadas por Peter Drucker. Reconhecido por muitos como o pai da administração moderna, Drucker nasceu na Áustria em 1909. Ele cresceu rodeado pelas ideias brilhantes de intelectuais como Sigmund Freud e Albert Einstein.

Este é considerado um livro de cabeceira dos líderes de sucesso. Isso porque as ideias de Drucker influenciaram empresários como Bill Gates e Jack Welch. Esta obra é uma homenagem póstuma à Drucker, morto em 2005.

2. "Um novo jeito de trabalhar"

Você já quis passar pelo menos um dia dentro dos escritórios do Google para saber o que acontece por lá? Pois bem, este livro vai permitir esse acesso sob o olhar do vice-presidente de RH dessa multinacional. Laszlo Bock conta os segredos para recrutar talentos e disseminar a cultura da eficiência.

Ele também descreve como é possível garantir a satisfação dos funcionários de uma das empresas mais desejadas para trabalhar no mundo. O livro traz valiosos conceitos até para quem não lida diretamente com o setor de recursos humanos.

3. "Ataque! Transforme incertezas em oportunidades"

Ram Charan, o lendário mestre do mundo dos negócios, oferece nesse instigante livro o remédio para agir contra a incerteza: movimente-se! Calma que não é um manual fitness ou um guia para uma festa.

Na verdade, em seu livro, Charan argumenta a necessidade de alteração do modelo de liderança antigo. Ele afirma que uma organização deve se preparar para um ambiente de incertezas.

A obra não se aprofunda o tempo todo em teorias. Ela está repleta de cases reais que fazem a leitura fluir e o assunto ser bastante atraente.

4. “10% mais feliz”

Tudo programado e ensaiado. Era apenas uma chamada para TV americana ABC News, até que um ataque de pânico, ao vivo, na frente de milhões de espectadores norte-americanos, mudou tudo.

Este livro escrito pelo jornalista Dan Harris descreve as circunstâncias que o levaram a passar por esse grande constrangimento. Harris alerta para o perigo da autocrítica exagerada e da preocupação com a opinião dos outros. Com um toque de espiritualidade e meditação, o autor aconselha pessoas ansiosas a mudarem sua visão sobre o trabalho e a vida.

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5. “Paixão por vencer”

Um dos empreendedores mais influentes do mundo Jack Welch, que ficou 21 anos à frente da General Electric, conta neste livro como revolucionou essa multinacional durante sua gestão.

Welch revela detalhes sobre investimentos em áreas específicas e como inventou uma cultura corporativa sofisticada. O livro é uma ótima leitura para todos os cargos de todos os níveis organizacionais, sem restrição. Welch nos faz apaixonar por seus conceitos únicos de negócios, gestão e liderança.

6. “O lado difícil das situações difíceis”

A abordagem dessa obra é bem diferente dos livros para crescimento profissional que estamos acostumados a ver por aí. Com uma pegada do rap, o empresário Ben Horowitz exemplifica seus conselhos de carreira e gestão com letras das suas músicas prediletas.

Oferecendo uma leitura agradável, o livro não pretende ser um guia para aprender como ser um CEO de sucesso. De forma geral, ele quer apresentar dicas relevantes sobre como encarar as adversidades da vida profissional e pessoal.

7. “Blink: A decisão num piscar de olhos”

Fundamentado em pesquisas científicas, este best-seller do jornalista Malcolm Gladwell defende a ideia de que a tomada de decisões pode ser orientada pela intuição, atitude tão comumente menosprezada por nós.

Para demonstrar sua tese, Gladwell congrega uma série de histórias e comenta cada uma delas a partir do aspecto de tomada de decisões. Aproveitando o embalo da temática levantada pelo autor, que tal conhecer quais são os melhores cursos na área de Gestão?

8. “O poder do fracasso”

Para muitos que iniciam a carreira, acertar de primeira é o que importa. Mas será mesmo? A escritora Sarah Lewis refuta essa tese da perfeição e abre os nossos olhos para o valor da resiliência.

Histórias sobre realizações humanas tanto no campo das artes quanto no ramo científico são contadas no livro. A partir delas, Lewis destaca que essas conquistas vieram depois de incontáveis tentativas malsucedidas.

9. “Quiet leadership: Six steps to transforming performance at work”

O que nossa mente tem a ver com a nossa maneira de liderar? Neste livro, o neurocientista David Rock, da Universidade Columbia, traz alguns passos interessantes para melhorar a capacidade de liderança. Por meio da observação da nossa mente, liderar fica mais fácil.

Em formato de guia, Rock discorre sobre práticas que podem influenciar a nossa produtividade e satisfação no trabalho. Por exemplo, ter água na sala e janelas com luz natural ajudam a motivar as pessoas. Além disso, retira a tensão do ambiente. Aproveite as dicas dadas por Rock e junte a outras para encontrar o trabalho perfeito para você.

10. "A nova lógica do sucesso”

O psiquiatra Roberto Shinyashiki discute neste livro assuntos como a falta reconhecimento e a vitimização no trabalho. Ele nos revela dois pensamentos equivocados que geralmente cometemos para alcançar o sucesso. Um deles é trabalhar demais. O outro é achar que é preciso ser um profissional solitário para dominar um determinado conhecimento.

Essas foram 10 sugestões de livros para crescimento profissional. Após conhecer algumas dessas histórias, que tal você usar a estratégia de storytelling para sua carreira? Conheça algumas vantagens dessa prática.

E você? Ficou animado para ler algum desses livros? Gostaria de acrescentar alguma obra à nossa lista? Conta pra gente nos comentários.

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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