Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

10 características de pessoas bem-sucedidas

Postado por Fábio Albuquerque

Faça, rapidamente, uma lista mental com todas as características de pessoas bem-sucedidas que conhece (vale incluir celebridades!). Em poucos minutos, você deve ter se lembrando de atores, empresários, cantores, atletas e outros grupos de indivíduos que são popularmente conhecidos dessa forma.

Mark Zuckerberg, Elton John, Madonna, Mahatma Gandhi ou Madame Curie figuram na sua lista? Mas o que é, realmente, uma pessoa bem-sucedida?

Há várias definições possíveis para a expressão, mas uma delas relaciona as pessoas que têm algum objetivo (ou mais de um) à capacidade de alcançá-lo e de se sentirem realizadas com isso — podendo ou não ter a ver com dinheiro.

Há quem se sinta realizado quando figura na lista dos mais poderosos do mundo; alguns se satisfazem quando conseguem chegar ao topo do Everest; e outros, ainda, se consideram plenos quando mobilizam milhões de indivíduos em prol de uma causa social.

Independentemente do que seja o sucesso para você, uma coisa é certa: as pessoas bem-sucedidas costumam ter algo em comum. Elas reúnem algumas características que podem colocá-las à frente no mercado e também na vida.

Muitas vezes, não se trata apenas de um aspecto, mas de vários traços de personalidade que mostram que elas vão brilhar em algum momento da carreira. Confira 10 dessas características e inspire-se!

10-caracteristicas-de-pessoas-bem-sucedidas.jpg

1. Carregam bastante energia

Ter energia é um traço comum às pessoas realizadas. É como se elas tivessem uma luz ou funcionassem em uma frequência diferente das outras, pois se destacam em todos os lugares por onde passam.

Elas falam de seus projetos com amor e acreditam muito em seus propósitos. São indivíduos que convencem pelo amor e pela expectativa que depositam em si mesmas. Os bem-sucedidos transmitem uma força fabulosa por meio de suas palavras e ações.

2. Trabalham duro

Você já viu alguém bem-sucedido viver de brisa? Não! Quem alcançou o sucesso trabalhou muito para consegui-lo e luta ainda mais para mantê-lo.

São pessoas que sabem o valor do esforço, se mantêm muito bem informadas, acordam cedo e têm muito rigor para escolher sua equipe. Elas batalham e brindam a cada conquista.

3. São bem relacionadas

Quem conta com várias conquistas no currículo está sempre cercado de gente, escuta os outros e observa o comportamento de seus colegas. São grandes pesquisadores da conduta humana e fazem isso com esmero.

Elas sabem identificar em outros profissionais características essenciais para o seu próprio desenvolvimento. Os contatos são muito importantes para as pessoas de sucesso, e elas prezam por mantê-los sempre ativos.

4. Realizam planos

Pessoas bem-sucedidas estão sempre envolvidas com algum projeto. Elas sabem planejar e fazem isso com perfeição, mas o que mais gostam é de realizar.

Esses indivíduos adoram ver seus sonhos se tornando realidade, outras pessoas se descobrindo e os próprios limites sendo vencidos. Eles nunca perdem tempo com as queixas, mas conseguem transformar cada dificuldade em aprendizado.

Baixe agora

5. Sentem prazer em aprender

O novo é sempre um grande desafio para quem coleciona vitórias. Quem tem esse perfil sente um prazer enorme em aprender novas coisas. Pode ser uma atividade simples ou uma tarefa mais complexa, mas a busca por desvendar o novo é algo que move as pessoas que convivem com o sucesso.

Elas não naturalizam nada: percebem que a realidade pode estar de certa forma hoje e completamente diferente amanhã. Entendem os processos naturais, mas jamais se conformam em não encontrar uma resposta, por isso estão sempre em busca de algo.

6. Ousam com frequência

Outra característica muito comum a esse grupo é a ausência de padrões ou amarras. Esse tipo de pessoa age e toma decisões com muita liberdade, como se não enxergasse nenhum limite à sua volta.

Elas ousam com muita frequência — e talvez por isso consigam se surpreender a cada nova descoberta. Quando algo parece difícil, não há um temor em realizá-lo. Pelo contrário: se sentem ainda mais desafiadas. O novo, o diferente e o desafiador têm uma magia especial para essas pessoas.

7. São incansáveis

Engana-se quem pensa que para alcançar o sucesso não é preciso enfrentar derrotas. Comumente, os bem-sucedidos são os que mais erraram e também os que mais tentaram.

Quem atinge a vitória já fracassou muito, mas aprende a ser incansável para conseguir o que tem como objetivo. Essas pessoas são resilientes, sabem cair, se levantar e, acima de tudo, têm a capacidade de aprender com os erros. Mas elas erram de maneira diferente: trata-se de equívocos que servem para sinalizar algo muito maior no futuro.

8. Transbordam humildade

Essa é uma característica que está diretamente relacionada à anterior. A humildade tem muito a ver com saber errar e reconhecer a própria falha.

Essa virtude está presente na maioria das pessoas bem-sucedidas. Os profissionais realizados têm um senso de gratidão que orienta toda a sua conduta, mas também sabem reconhecer o próprio valor, diferenciando humildade de servidão.

9. Contribuem para o crescimento do grupo

Indivíduos vitoriosos não trabalham apenas em prol do próprio crescimento, mas pela busca do desenvolvimento de todos: é quase como um avanço por osmose. As pessoas se “contaminam” com a vontade de vencer e de se tornar melhor a cada dia.

Assim, a equipe também evolui com a presença de quem busca o sucesso, já que começa a trabalhar com os mesmos parâmetros.

10. Preocupam-se com o futuro

Pessoas prósperas estão sempre alguns passos à frente das convencionais. Quando alguém está focado no problema, ela pensa na solução; se as demais pessoas investigam o presente, ela está voltada às opções que estão por vir; enquanto outros buscam por respostas, ela formula muito mais questões.

O sucesso anda bem perto dessas pessoas, pois elas se adiantam aos problemas e têm visão de futuro. Estão sempre buscando formas de jamais cair nas armadilhas “do destino”, simplesmente porque sabem que o acaso é feito por elas mesmas, a cada dia.

São muitas as características de pessoas bem-sucedidas possíveis de serem alcançadas, mas é preciso esforço e prática constante para começar a desenvolvê-las. Agora queremos saber: quais delas você já possui e quais ainda precisa trabalhar? Conte nos comentários!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS