BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe qual é o perfil do gestor de TI?

A Tecnologia da Informação (TI) está presente em praticamente tudo e se tornou essencial para os negócios das empresas. Para que não percam o controle, as organizações estão buscando profissionais capacitados em gestão para serem responsáveis por todos os seus recursos de TI. Mas você sabe qual é o perfil do gestor de TI?

Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o perfil desse profissional e mostrar como uma boa graduação na área pode contribuir para você se tornar um excelente gestor de TI e alavancar a sua carreira rapidamente.

Pronto para começar? Vamos lá!

voce-sabe-qual-e-o-perfil-do-gestor-de-ti.jpg

O perfil do gestor de TI nas organizações

O cargo de gestor de TI é um dos mais cobiçados dentro de uma empresa, pois além de ter um bom salário, ele também comprova a competência técnica e administrativa de quem o ocupa.

Sim, você leu corretamente, competência técnica e administrativa, pois o perfil deste profissional engloba tanto competências técnicas da área de tecnologia da informação quanto competências gerenciais da área de administração.

A seguir, citamos algumas das competências essenciais que um gestor de TI deve possuir para ter sucesso em sua profissão. Confira!

Estar alinhado com os objetivos e negócios da empresa

O gestor de TI deve estar alinhado com os objetivos e negócios da empresa e ao mesmo tempo deve estar preocupado com os aspectos técnicos para alcançar esses objetivos.

É o equilíbrio que tornará o gestor de TI uma autoridade tanto dentro do seu departamento quanto diante dos fornecedores ou da alta direção da empresa, tendo argumentos sólidos para defender projetos, fazer negociações e captar investimentos.

Baixar ebook

Saber planejar para médio e longo prazo

Todo gestor precisa ter habilidade em planejamento, porém, para o gestor de TI, devido à complexidade que envolve o ambiente tecnológico, essa habilidade é ainda mais necessária.

Na gestão de TI não é possível tomar decisões tão rápidas como se estivesse programando um trecho de código para solucionar um erro de software. O perfil do gestor de TI exige que os projetos sejam visualizados como um todo, considerando todas as variáveis possíveis, sejam elas de origem técnica, financeira ou humana.

Possuir profundo conhecimento técnico

Saber gerir um projeto é tão importante quanto conhecer a parte técnica profundamente. É o conhecimento técnico que fará com que o gestor possa enxergar as oportunidades ou limitações que poderão comprometer um projeto.

Possuir conhecimento sobre ciência da computação, desenvolvimento de softwares e equipamentos de infraestrutura é fundamental, pois são necessários para realizar aquisições e acompanhar implantações.

Assim, o gestor poderá traçar o melhor caminho para atingir os objetivos definidos e conseguirá contornar qualquer situação adversa, tornando-se um líder ainda mais respeitado pela sua equipe.

Ser proativo

Com tantas inovações tecnológicas sendo lançadas a todo momento, o gestor de TI deve sempre estar atento àquelas que podem beneficiar um projeto ou a empresa como um todo, agindo e delegando as tarefas de forma a aproveitar ao máximo as oportunidades identificadas.

Ter boa comunicação

Nesse aspecto, o importante é não apenas saber se comunicar, mas ter uma boa comunicação com todos, seja com a equipe interna, composta pelo pessoal do próprio departamento e outros setores da empresa, como também com os agentes externos, sendo representados pelos stakeholders (as partes interessadas) e fornecedores.

É importante que o gestor de TI tenha um canal de comunicação eficiente em que possa divulgar as conquistas e evoluções da área de TI. Esses canais são necessários também para receber sugestões, elogios e até mesmo críticas que contribuam para melhorar os serviços de TI da organização.

Não podemos esquecer que o contato pessoal, sempre que possível, também é muito importante para o profissional que deseja se tornar um bom gestor.

Ser inovador

Não podemos falar do perfil do gestor de TI sem citar que o profissional deve ter espírito inovador. Ele deve estar atento a todas as novidades do setor de tecnologia e conhecer as principais tendências na área de computação,  para que possa avaliá-las e empregá-las corretamente dentro da empresa.

O gestor de TI também deve estar disposto a inovar a forma como são realizadas as atividades internas da empresa mesmo que, às vezes, o faça sem o uso da tecnologia, otimizando os processos e contribuindo para a melhoria contínua.

Ter perfil de líder

voce-sabe-qual-e-o-perfil-do-gestor-de-ti.gif

Não basta saber fazer um excelente planejamento se não souber liderar a equipe que vai executar as atividades.

Um bom gestor de TI deve ter perfil de líder e saber conduzir o departamento, fazendo isso através de orientações, transmitindo conhecimento para a equipe, motivando-a em tempos difíceis e incentivando todos a serem sempre melhores em tudo o que fazem.

Um líder também é responsável, protetor e justo. Quem tem um perfil de líder certamente será um ótimo gestor de TI.

A formação necessária para um gestor de TI

O perfil do gestor de TI está diretamente relacionado aos profissionais que estão sempre em busca da renovação de seus conhecimentos.

Como a tecnologia está em constante evolução, é necessário que os profissionais busquem o aperfeiçoamento de suas habilidades e adquiram novos conhecimentos, só assim eles poderão atender aos requisitos exigidos pelas empresas no momento da contratação.

Existem diversos cursos de nível superior responsáveis por capacitarem futuros gestores de TI para o mercado de trabalho. Podemos citar os cursos de graduação tecnológica como o de Gestão de Tecnologia da Informação que, além de ser de nível superior, oferece ensino de alta qualidade com o oferecimento de mais aulas práticas. Cursos como esse, geralmente, possuem mensalidades mais acessíveis e podem ser concluídos mais rapidamente que os cursos de bacharelado.

O profissional de TI também deve se especializar na área de gestão, fazendo uma pós-graduação e buscando por certificações como, por exemplo, em PMP que significa Project Management Professional, ou em português, Profissional de Gerenciamento de Projetos.

Agora que você já conhece o perfil deste profissional e sabe qual é o caminho para se tornar um excelente gestor, que tal acompanhar nossas dicas nas redes sociais? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.

MAIS LIDOS