BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe qual é o perfil do analista de redes de computadores?

Você sabe o que faz um analista de redes? O profissional responsável por gerenciar toda a infraestrutura de rede de uma empresa tem ganhado um papel de destaque no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos.

Novas tecnologias e conceitos, como a computação na nuvem e a Internet das Coisas, obrigaram companhias a terem estratégias para otimizar o uso de seus recursos e conseguir conexões que fossem continuamente estáveis. E para definir como cada rotina de manutenção e prevenção de riscos é feita, surge o papel do analista de redes.

Se você tem interesse nesse cargo e quer saber qual o perfil do analista de redes, confira a lista que preparamos com as principais características:

voce-sabe-o-que-faz-um-analista-de-redes-de-computadores.jpg

Bom raciocínio lógico

No seu dia a dia, o analista de redes soluciona problemas. E, como consequência, suas atividades envolvem a capacidade de analisar, de maneira abrangente, o cenário que está à sua frente. Isso serve para identificar possíveis saídas para falhas e outras dificuldades encontradas durante a realização de projetos ou mesmo no funcionamento da infraestrutura.

O raciocínio lógico é, em outras palavras, um dos pontos-chave da atuação de um profissional de TI. É importante que ele consiga manter processos de análise eficazes, bem estruturados e diretos. Dessa forma, os problemas de hardware e de software enfrentados serão eliminados rapidamente.

Iniciativa para solucionar problemas

Como falamos no item anterior, o analista de redes soluciona problemas diariamente. E para ser um profissional reconhecido pelo mercado, ele não deve buscar a resolução para a origem das falhas apenas quando algo ocorre: também é necessário atuar de maneira estratégica e proativa na hora em que algo der errado.

Em outras palavras, o perfil do analista de redes envolve a capacidade de pesquisar por conta própria como desafios podem ser solucionados. Para empresas grandes, esse é um ponto crucial: durante a prestação de serviços, é importante que o profissional consiga atuar com autonomia para avaliar a melhor forma de executar uma rotina.

Se ele estiver atuando em um ponto isolado, por exemplo, deve ter a capacidade de avaliar a melhor forma de executar um serviço sozinho, sem necessariamente buscar o apoio de outras pessoas.

Baixar ebook

Capacidade de se manter sempre atualizado

A tecnologia é uma área que muda diariamente. Novos dispositivos e serviços surgem a cada semana. Para se manter competitivo, quem atua na área deve ter a capacidade de estar por dentro das últimas tendências do setor.

O que constrói o perfil de um bom analista de redes é a sua capacidade de sempre buscar conhecimento. E para atingir esse objetivo, uma série de medidas podem ser tomadas.

Participe de fóruns e convenções da sua área. Nesses eventos, outros profissionais e empresas exibem novidades, trocam experiências e apresentam produtos. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para entrar em contato com novas pessoas e expandir a sua rede de contatos.

Faça uma leitura regular de publicações da área. Blogs, revistas, newsletters e até mesmo publicações acadêmicas são formas de conhecer o que está acontecendo no mercado e quais serão as tendências dos próximos anos.

Os cursos também não devem ficar de fora. Faça vários, sempre com foco no desenvolvimento da sua carreira. Um curso não só é uma oportunidade para o profissional atualizar os seus conhecimentos em algo que ele já é especialista, mas também para que possa aprender a usar novas ferramentas e tecnologias.

Habilidade de simplificar conceitos complexos

Em muitos momentos da carreira, o analista de redes terá que lidar com pessoas que não são da sua área. Isso pode ser durante a realização de atendimentos de suporte, migração de serviços ou planejamento de projetos. Nesses momentos, é importante que você saiba explicar conceitos, que muitas vezes são complexos, da maneira mais simples possível.

A capacidade de comunicação é um dos diferenciais de um analista de redes reconhecido pelo mercado. Treine para ter uma comunicação flexível, capaz de lidar com diferentes profissionais e variados perfis de pessoas. É essencial que você saiba passar o mesmo conteúdo para todos, de maneira clara e objetiva, seja a sua plateia um time de gerentes ou de profissionais administrativos.

Em projetos, essa habilidade será especialmente significativa. Você vai lidar com várias pessoas de múltiplos setores ao mesmo tempo e, diante disso, garantir que nenhum envolvido tenha problemas de comunicação será uma característica essencial.

voce-sabe-qual-e-o-perfil-do-analista-de-redes-de-computadores.gif

Busca de certificações

Nem só o certificado de participação em um curso faz o analista de redes ser reconhecido. Como muitas outras áreas de TI, é fácil obter conhecimentos por conta própria quando se atua com a gestão de redes. Mas para provar que as suas habilidades estão alinhadas com as exigências da atualidade, as certificações são uma forma simples e prática para se destacar no mercado.

Certificados são documentos que atestam a capacidade de um profissional em determinada área, serviço ou procedimento. Cada um é obtido por meio de uma prova. Essa avaliação é realizada em um órgão autorizado pelo grupo ou negócio responsável pelo desenvolvimento da tecnologia ou da manutenção dos serviços em que o profissional quer ser certificado.

Algumas certificações exigem a realização de provas anteriores e experiência prévia na área. Esse é o caso de algumas relacionadas à segurança de redes, por exemplo. Em alguns casos, a certificação também possui uma "data de validade", sendo necessário realizar a prova em intervalos regulares.

Assim como especialistas em sistemas da informação, os profissionais de rede são cruciais para o funcionamento de qualquer negócio. Eles atuam lado a lado com o time de TI para solucionar problemas diários, planejar rotinas e criar um ambiente de trabalho de alta performance.

Essa é uma área que não para de crescer, mesmo em momentos de crise. Seguindo as nossas dicas, você conseguirá atuar de maneira estratégica, criando uma carreira de sucesso por meio de boas práticas diárias.

Gostou de conhecer as características do perfil do analista de redes? Quer saber das novidades sobre o nosso blog e outras dicas de carreira para essa e outras áreas? Então curta já a nossa página do Facebook e não perca nenhum post!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.