Gestao de Recursos Humanos

Você sabe qual a importância das dinâmicas de grupo para o RH?

Ana Flávia da Fonseca
06-04-2018 9:59

Afinal, qual a importância das dinâmicas de grupo na área de RH? O profissional se inscreve em um processo seletivo, cadastra seu currículo e fica ansioso, esperando a próxima etapa. De repente, o telefone toca e o candidato ouve as palavras: "você foi aprovado para a etapa da dinâmica de grupo!"

Para alguns, isso é percebido como uma ótima oportunidade para se destacar. Entretanto, para a maioria das pessoas, isso gera medo, ansiedade e muitas dúvidas. Esse mecanismo, que desencadeia uma série de sentimentos por parte dos candidatos, precisa ser compreendido e verdadeiramente aproveitado pelos profissionais da área de Recursos Humanos.

Quer saiba mais sobre os processos seletivos e entender qual a importância das dinâmicas de grupo? Continue a leitura!

voce-sabe-qual-a-importancia-das-dinamicas-de-grupo-para-o-rh

Entenda qual a importância das dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são um mecanismo usado para facilitar a escolha de candidatos em diferentes processos seletivos. São ferramentas que favorecem a interação social e estimulam as pessoas a se comunicarem durante uma atividade.

É importante entender que as dinâmicas de grupo não são construídas de forma aleatória. Elas são baseadas em estudos tecnológicos profundos, que buscam descrever o perfil dos candidatos que estão participando.

Dessa maneira, uma simples roda de conversa pode dizer muito sobre a personalidade de determinada pessoa. A forma de olhar, o tom de voz, como a pessoa conversa com os outros candidatos, como ela faz interferência na atividade: tudo isso pode ser analisado de forma especializada para melhor descrever os diferentes perfis dos candidatos.

Valorize essa ferramenta

Por mais que existam uma série de ferramentas, questionários e outros mecanismos para avaliar os candidatos, as dinâmicas de grupo ainda são vistas como uma oportunidade excepcional de conhecer melhor os participantes. Independentemente do cargo para o qual os candidatos serão selecionados, sempre será possível encontrar a dinâmica ideal para aquele perfil desejado.

Muitos recrutadores tentam suprimir essa etapa em virtude do tempo que ela exige. Preparar as dinâmicas, separar os grupos, escolher profissionais da equipe para serem condutores e observadores, definir parâmetros sobre o perfil que o cargo exige, dedicar tempo para analisar e validar os resultados. Por mais que a estratégia demande muitos recursos, vale a pena investir nesse processo.

New Call-to-action

Diversifique a oferta de dinâmicas

As dinâmicas de grupo são uma excelente ferramenta, mas elas precisam ser pensadas com muito critério. A seleção de dinâmicas deve ser detalhada, de acordo com os objetivos e tempo disponível para o processo. Lembre-se sempre de que os candidatos participam de processos seletivos com frequência. Por isso, é preciso renovar e diversificar a oferta de alternativas criativas, para manter o caráter de novidade e o ineditismo.

Para que isso seja possível, é importante fazer pesquisas com muita frequência e conferir as tendências do mercado. Se possível, separe as dinâmicas por cargos e níveis diferentes. Um grupo pode ser direcionado a profissionais da área de atendimento, outras para vendedores do varejo, outras para analistas de Tecnologia de Informação, outras, ainda, para grupos de professores. Essa separação pode ser feita de acordo com as necessidades e prioridades da empresa recrutadora.

Agregue valor às suas dinâmicas de grupo

voce-sabe-qual-a-importancia-das-dinamicas-de-grupo-para-o-rh

Sempre é possível aproveitar ao máximo o ato da dinâmica de grupo. Para isso, ela deve ser feita de maneira ampla. Uma dinâmica pode mostrar muito mais ao profissional de recrutamento e seleção do que se imagina. A interação dos candidatos, os resultados gerados, os questionamentos produzidos e o envolvimento das pessoas podem sinalizar melhorias importantes.

Ao perceber esses fatores, o profissional não deve ignorá-los. Deve saber aproveitar esses sinais para aperfeiçoar não apenas as suas dinâmicas, mas todo o seu modo de trabalhar e também o seu posicionamento de mercado. Uma dinâmica de grupo consegue agregar valor ao seu processo e à sua empresa quando ela se presta a dialogar com os debates atuais da sociedade, com as necessidades reais do mercado e com o contexto laborativo de forma geral.

Aproveite as capacitações para melhorar seus processos

O profissional de RH nunca deve se acomodar frente às ferramentas de seleção. A mesma regra também vale para usar as dinâmicas de grupo. A capacitação constante deve ser um imperativo para as empresas de recrutamento. Se as necessidades eram de uma forma há cinco anos, certamente, elas são outras na atualidade. O mercado muda com uma velocidade incrível e os cursos de formação devem dar conta de diferentes demandas.

Nesse sentido, a capacitação também deve ser percebida de forma global. Capacitação é troca de ideias, é leitura constante, são palestras, são vídeos do youtube, são apresentações com seleções de melhores práticas do mercado, são rodas de debates, são discussões permanentes dentro e fora da empresa. Os profissionais precisam ter essa dimensão e lançar mão dos diferentes recursos disponíveis.

Perceba as necessidades do tempo atual

As dinâmicas de grupo também funcionam como um importante termômetro das necessidades do mercado. É possível observar como as dinâmicas estão mudando para dialogar melhor com os públicos atuais. A presença da tecnologia, por exemplo, é algo muito observado durante as dinâmicas de grupo: como o celular interfere na atuação do candidato, como ele lida com temas tecnológicos e até como a tecnologia contribui para a sua atuação. Só de pensar que, há algumas décadas, não era possível enviar um currículo de forma digital, já traz uma sensação de que as regras mudam muito rápido e que é preciso acompanhá-las.

Por parte da equipe recrutadora, ela também precisa ser vista como ponto-chave. Aproveite a tecnologia para fazer análises mais profundas, detalhadas e interessantes. Sem falar na agilidade com que a tecnologia permite que os resultados sejam apurados e lançados. Entretanto, sempre é bom destacar, a tecnologia é ferramenta de apoio aos profissionais que assumem essa importante função.

Você consegue perceber agora qual a importância das dinâmicas de grupo nos processos seletivos atuais? Uma série de outros assuntos merece a nossa permanente atenção. Muitas vezes, a bolha em que vivemos torna temas importantes secundários e não conseguimos perceber a amplitude que determinados tópicos têm na jornada profissional.

Curta a nossa página no Facebook e fique ligado em outros debates sobre temas importantes para o mercado de trabalho!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos