nutrição

Você sabe quais são as áreas de atuação do nutricionista?

Mariana Brito
30-11-2018 6:57

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais atentas aos bons hábitos de alimentação, pois sabem da importância dela para a sua saúde e bem-estar. Elaborar um planejamento alimentar para cada indivíduo de acordo com as suas especificidades é apenas parte das possíveis áreas de atuação do nutricionista.

É ele quem estuda os efeitos dos alimentos no nosso organismo. A profissão é da área da saúde e pode atuar em diversos ramos do mercado de trabalho. Ele pode fazer acompanhamento de atletas, marketing de alimentos, gestão de restaurantes e muito mais.

Ou seja, nutrição é um curso que abre um leque profissional bem amplo. Mas o que o nutricionista faz de fato? Se você tem interesse em saber mais sobre as áreas de atuação da profissão, solucionaremos suas dúvidas agora!

Continue conosco nesta leitura e entenda mais sobre o profissional da nutrição!

voce-sabe-quais-sao-as-areas-de-atuacao-do-nutricionista

O curso de nutrição

Para ser um nutricionista, é preciso ter um curso de bacharelado em nutrição, que tem uma duração média de 4 anos. Ele é ofertado tanto em instituições públicas quanto privadas, em diversas partes do país. Além disso, após concluir o curso, é necessário obter um registro profissional do CRN (Conselho Regional de Nutricionistas).

Durante a sua formação, o estudante de nutrição desenvolverá conhecimento sobre:

  • Composição dos alimentos;

  • Diferentes benefícios para cada grupo alimentar;

  • Técnicas dietéticas;

  • Formas de preparar os alimentos;

  • Comportamento durante e após o preparo.

Como é um curso da área da saúde e envolve alimentação, a grade curricular conta com muitas disciplinas das áreas de Química, Biologia e também tem as Ciências Humanas, já que o profissional lidará diretamente com as pessoas. Mas você quer saber mesmo é quais são as áreas que um nutricionista pode seguir depois de formado, não é mesmo? Explicaremos agora!

Nutrição clínica

É a área de trabalho do nutricionista que tem contato direto com o paciente, ajudando na cura, tratamento ou prevenção de doenças por meio da alimentação ideal. Pode trabalhar na área hospitalar e ambulatorial, sendo a primeira para os pacientes dentro dos hospitais, que necessitam de uma dieta diferenciada.

A nutrição clínica ambulatorial é a que mais conhecemos, pois é o profissional que visitamos quando queremos consultar um nutricionista. Pode atender em clínicas particulares, spas, academias, asilos, clínicas de estéticas ou pela rede pública.

acessar material

Nutrição coletiva

Nessa área de atuação, o nutricionista vai dar assistência e educar os indivíduos e coletivos, promovendo a saúde por meio de campanhas, programas de atendimento para nutrição e pesquisas. Pode atuar com profissionais de outras áreas, como médicos e psicólogos.

É uma área que o poder público tem solicitado bastante, para o desempenho de funções como fiscais sanitários, conselheiros de saúde e gestores de programas governamentais. Todos eles com o intuito de fiscalizar, coordenar ou elaborar projetos voltados para a produção alimentícia e até mesmo resolver problemas de nutrição da população.

Pode atuar tanto no setor público quanto no privado. ONGs (Organizações não governamentais) também procuram por nutricionistas para desenvolvimento de programas de combate à desnutrição.

Nutrição esportiva

Essa é uma área que vem crescendo bastante, porque as pessoas têm buscado conciliar uma alimentação saudável com práticas esportivas. Mas não é só assim que o nutricionista pode trabalhar nessa área. No ramo esportivo, o profissional pode atender tanto as pessoas que praticam esportes como hobby quanto atletas de alto nível, nas mais variadas modalidades, o que amplia bastante o leque de trabalho.

Na área de nutrição esportiva, o nutricionista planeja cardápios nutritivos para aumentar o rendimento dos atletas, visando às necessidades individuais de cada um. É possível trabalhar como nutricionista esportivo em academias, clubes esportivos, spas, entre outros.

Indústria de alimentos

O nutricionista também pode atuar na área de indústria alimentícia e suplementação alimentar. Nessa área, o profissional pode atuar em diversos segmentos do mercado de trabalho que envolvem o desenvolvimento de produtos, análise e execução de ações juntamente com outros profissionais.

É ele também quem vai fazer o controle de qualidade da produção, ao testar pratos, prestar consultoria para a empresa e treinar funcionários no setor. É o profissional de nutrição quem orienta quanto à higiene e manuseio dos alimentos. Também é ele quem elabora o conteúdo nutricional impresso nas embalagens dos produtos.

giphy

Consultoria nutricional

O maior diferencial da consultoria nutricional é a forma como prestam serviços, pois são profissionais que trabalham de forma autônoma, tendo mais flexibilidade e liberdade, o que outras áreas da nutrição não permitem. Nesse sentido, realizam serviços da sua especialidade e com seus prazos.

Qualquer nutricionista pode trabalhar dessa forma e oferecer seus serviços em uma área da sua especialização. É possível ter clientes de diversos perfis, distintos uns dos outros, além de prestar serviços para empresas ou indivíduos que querem mudar seus hábitos alimentares.

Especializações

As especializações em nutrição são cursos de menor duração do que o curso superior. O tempo delas vai depender da modalidade em que será feita — se presencial ou a distância — e em qual instituição de ensino vai ser realizada. Algumas das especializações encontradas na área de nutrição são:

Nutrição aplicada à estética

Para quem tem interesse por estética, é uma área bastante interessante dentro da nutrição, um nicho bem procurado pelos clientes. O profissional terá conhecimentos sobre a relação do corpo com os alimentos e poderá propor dietas de acordo com os objetivos de cada pessoa, visando à estética, além de saúde.

Terapia nutricional

O especialista em terapia nutricional vai lidar com a nutrição para aumentar ou estabilizar o peso de seus pacientes, trabalhando com metas e planos dietéticos. Esses planos serão feitos por meio de pesquisas sobre a saúde do paciente, exames bioquímicos e fatores hereditários, afinal, a saúde é o principal fator a ser analisado por um nutricionista.

Como vimos até aqui, o nutricionista pode trabalhar em diversos lugares. É um leque bem grande de variedades para o profissional, que não se limita à atuação em consultórios e planejamento de dietas, como está na cabeça da maioria das pessoas quando se pensa na profissão.

Assim como todos os cursos, vale reforçar que demanda muito estudo, sendo necessário seguir se atualizando, mesmo após estar formado. Se é o seu caso, procure por especializações e não deixe seu conhecimento ficar parado no tempo.

Gostou de saber quais são as áreas de atuação do nutricionista? Se quiser saber mais sobre essa e outras profissões, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas postagens!

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos