BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe o que um dentista faz? Descubra agora!

Postado por Marcos Vasconcelos

Você já está pensando em fazer vestibular para Odontologia, mas você já parou para pensar sobre o que um dentista faz? Você pode até responder: "é a pessoa que vai tratar do meu dente quando ele estiver doendo!". Exato! Mas a profissão de dentista vai muito além de tratar uma dor de dente.

Antigamente, as pessoas só procuravam o dentista quando sentiam dores. E, como na época não havia tecnologia e equipamentos específicos, a função do profissional era basicamente, extrair os dentes.

Mas, felizmente, os tempos mudaram! A Odontologia evoluiu e não há necessidade de extrair um dente só porque ele está doendo, pois há diversas opções de tratamento. Além disso, os procedimentos são praticamente indolores, além de muito seguros, tanto para profissional como para o paciente.

Se você quer entender o que um dentista faz em seu dia a dia de trabalho, continue a leitura e contaremos tudo!

voce-sabe-o-que-um-dentista-faz-descubra-agora.jpg

O que, de fato, um dentista faz?

O dentista é responsável pela saúde bucal das pessoas, atuando na prevenção, diagnóstico e problemas relacionados à mordida, à gengivas e aos dentes. O profissional pode atuar como profissional autônomo em clínicas e consultório de terceiros, pode abrir seu próprio consultório, trabalhar na rede pública de saúde ou seguir carreira acadêmica.

As oportunidades para os profissionais de Odontologia são promissoras, mas quem deseja seguir a carreira precisa gostar de trabalhar com pessoas. Afinal, o dentista trabalha diretamente com elas e precisa ter paciência para entender os problemas do paciente e para orientá-lo sobre as melhores formas de tratamento.

Quais atividades esse profissional pode executar?

Com a evolução da odontologia, ser um profissional da área é muito mais que cuidar somente dos dentes. Há algumas coisas que o dentista faz que você nem imagina que sejam funções dele, como tratamentos estéticos faciais, por exemplo.

Mas, sem mais delongas, vamos ver quais atividades você poderá exercer ao escolher a Odontologia como profissão:

Baixar ebook

Clínica Geral

O dentista clínico geral trabalha com procedimentos básicos, como extração, limpeza e restauração. Esse é um profissional com perfil mais genérico.

Odontologia Estética

O dentista que trabalha com estética faz restaurações, clareamento dentário, coloca facetas de porcelana e lentes de contato. Todos estes tratamentos visam a melhorar o design do sorriso e aumentar a autoestima dos pacientes.

Periodontia

Diagnosticar e tratar periodontite (inflamação que atinge os tecidos periodontais e destrói o osso alveolar, responsável pela fixação dos dentes) e gengivite (inflamação dos tecidos gengivais que ficam em volta dos dentes) faz parte das funções do dentista especializado em periodontia. Tratamentos como a plástica gengival corrigem problemas estéticos relacionados à gengiva.

Endodontia

O famoso tratamento de canal é uma das funções mais comuns exercidas por esse dentista. O tratamento é necessário para pacientes cuja polpa de algum dos dentes foi danificada por cárie.

Implantodontia

Os implantes estão em alta e a especialização na área é uma das mais procuradas por jovens formandos e profissionais experientes também. Contudo, quem deseja se aventurar na área da implantodontia tem que gostar muito de cirurgia.

Próteses dentárias

O dentista protesista é o responsável pela confecção das próteses — a famosa dentadura, como é conhecida por suas avós e tias mais velhas. Antes da implantodontia se popularizar, a dentadura era a melhor opção para quem precisava substituir muitos ou todos os dentes.

o-que-um-dentista-faz.gif

Ortodontia

É a área responsável por corrigir dentes desalinhados e mordida irregular, deixando o paciente com um sorriso bonito e harmônico. É uma excelente área para se trabalhar, devido ao aumento das pessoas preocupadas com a estética. Além disso, aparelhos transparentes e invisíveis atraem adultos para o tratamento, o que aumenta a demanda de trabalho.

Prevenção e tratamento de câncer bucal

Você pensava que o câncer bucal era de responsabilidade do médico? Pois se enganou: é o dentista quem faz o diagnóstico e o tratamento da doença. Ele também é responsável por orientar a população a respeito de como se prevenir deste mal.

Odontogeriatria

A população brasileira está envelhecendo e os idosos precisam de cuidados especiais, principalmente relacionados à saúde bucal. Para isso, existem os profissionais especializados no cuidado desses pacientes.

Odontologia legal

Sabe quando a polícia encontra algum corpo que só pode ser identificado por meio da arcada dentária? O dentista legal é o responsável pela identificação do cadáver. O profissional também trabalha com exames e perícias judiciais para elaborar atestados e laudos técnicos.

Odontologia para pacientes especiais

Pessoas com doenças oncológicas, HIV positivo, doenças mentais e outros problemas também precisam cuidar dos dentes. Mas eles precisam de tratamento especial e profissionais capacitados para atendê-los.

Odontopediatria

Essa área cuida da saúde bucal dos pequenos. Se você gosta de crianças e consegue fazer com que elas fiquem quietas na cadeira — o que não é tarefa simples — essa área é para você.

Radiologia Odontológica

O radiologista ou imaginologista diagnostica problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raio X.

Cirurgia de bichectomia

Você já viu como atrizes famosas como Megan Fox e Angelina Jolie diminuíram o tamanho de suas bochechas? Elas fizeram bichectomia, procedimento que, ao contrário do que muitos pensam, é feito por um dentista especializado.

Aplicação de botox

Dentistas também podem fazer aplicação de botox com fins estéticos e não apenas terapêuticos, como era há algum tempo. Sendo assim, quando um paciente entra no consultório querendo melhorar o sorriso, o botox com outros procedimentos traz resultados muito satisfatórios.

Preenchimento facial

O preenchimento com ácido hialurônico está entre os procedimentos estéticos que os dentistas podem fazer no consultório. Mas, para isso, é preciso que o profissional se capacite.

Os cirurgiões-dentistas também estão autorizados, desde 2009, a tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, laserterapia e homeopatia. Muita coisa, não é mesmo? Por isso, já é hora de esquecer a ideia de que tudo o que um dentista faz é arrancar dentes, tratar cáries e colocar aparelhos e dentaduras.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que o dentista faz, está na hora de curtir nossa página no Facebook para acompanhar nossas postagens. Fique por dentro das novidades!

Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.

MAIS LIDOS