BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe o que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é um profissional da saúde com graduação de nível superior e que desempenha um papel essencial na estrutura da saúde do país, na vida de pessoas que carecem de cuidados especiais e até de outras que acabam se beneficiando do seu trabalho sem ao menos saber.

Os enfermeiros são peças chaves em hospitais, clínicas e consultórios particulares. Dentre as suas funções estão: a comunicação entre pacientes e médicos, cuidados com os pacientes, administração de medicamentos, entre outros.

No post de hoje explicaremos um pouco mais o que faz um enfermeiro e qual a sua importância. Continue a leitura para aprender mais sobre essa linda carreira.

voce-sabe-o-que-faz-um-enfermeiro.jpg

O que faz um enfermeiro?

O trabalho dos enfermeiros tem como base o cuidado das pessoas. Ele dá assistência ao paciente (administrando medicamentos, realizando curativos, etc.) garantindo o conforto e bem estar durante todo o tratamento e internação no hospital.

Sua formação o capacita para realizar procedimentos simples como medir a temperatura de algum paciente ou atividades complexas como auxiliar médicos durante uma cirurgia.

A maioria dos enfermeiros trabalha em órgãos de saúde como hospitais, clínicas e postos de pronto atendimento. Porém, sua atuação não é limitada a esses locais, podendo atuar também em empresas de diversos setores ou até prestando atendimento em domicílio, também chamado de home care.

Qual a diferença entre enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem?

Independente se em um hospital, clínica privada ou instituição de saúde pública, o trabalho de enfermagem é feito pelos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares. No entanto, apesar de desenvolverem papéis semelhantes, eles possuem deveres e formações diferentes. Abaixo explicamos um pouco mais.

Enfermeiro

Ele coordena e supervisiona o serviço dos Técnicos e Auxiliares. Precisa ter diploma de curso superior em Enfermagem com duração mínima de quatro anos, atendendo pacientes em estados graves e de altos graus de complexidade. Além do cuidado dos indivíduos, ele também pode atuar em cargos e funções administrativas.

Técnico em Enfermagem

Possui formação de nível médio, estudando por aproximadamente dois anos para conseguir seu diploma. Ele também está apto a cuidar de pacientes de média e alta complexidade, mas deve seguir as orientações do Enfermeiro. Pode realizar tarefas como preparar os medicamentos, calcular dosagens, fazer a esterilização dos instrumentos cirúrgicos, coletar materiais biológicos para a execução de exames e preparar os pacientes para cirurgias.

Baixar ebook

Auxiliar de Enfermagem

O Auxiliar de Enfermagem por sua vez, para conseguir seu diploma, precisa fazer um curso de pequena duração — geralmente um ano — no qual aprende cuidados de higiene, alimentação, conforto e bem estar do paciente. Esse profissional só pode realizar procedimentos de baixo grau de complexidade em pacientes sem gravidade. Pode aplicar injeções intramusculares e intravenosas, dar vacinas, administrar medicamentos e realizar curativos simples, sendo supervisionado pelos Técnicos e Enfermeiros.

Quais são os principais campos de atuação de um enfermeiro?

São inúmeros os campos em que o enfermeiro pode atuar. Abaixo listamos os principais:

Hospital

Nos hospitais e instituições de saúde similares, ele trabalha no que chamamos de linha de frente, ou seja, ele faz os primeiros atendimentos. Seja realizando exames preliminares, administrando remédios já prescritos ou promovendo o conforto do paciente, sua função é monitorar o quadro geral do paciente.

Ele deve seguir as orientações dos médicos e realizar os procedimentos delegados para cada indivíduo. Dentre suas principais tarefas, temos:

  • Monitorar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem;
  • Deixar os prontuários atualizados;
  • Manter o controle e prevenir infecções hospitalares;
  • Preparar os pacientes para exames;
  • Separar instrumentais e ajudar os técnicos em procedimentos como intubação, aspiração e desfibrilação.

Unidades de emergência

Nas unidades de emergência e pronto atendimento, os enfermeiros atendem pacientes que precisam de cuidados urgentes. Geralmente são pessoas machucadas, vítimas de acidentes ou que estão em crises de dor.

Nesse campo de atuação, é necessário tomar decisões rápidas e ágeis. Seu trabalho começa antes do paciente chegar, mantendo o local organizado com ferramentas e materiais em fácil acesso.

Ele analisa a situação de cada pessoa que chega à unidade e decide a ordem de atendimento. Isso é feito por meio de pré-consultas, avaliação dos sinais vitais e queixas do indivíduo.

Centro cirúrgico

As cirurgias estão entre os procedimentos mais complexos de uma unidade de saúde. Para sua realização, é preciso do trabalho de diversos profissionais, preparo do paciente e também do local onde ela será realizada. Aqui, o enfermeiro auxilia os médicos e cuida do paciente antes, durante e após o procedimento.

No pré-cirúrgico

Ele prepara o paciente e explica tudo o que será feito. Coleta materiais para a realização de exames, controla a alimentação, promove a higienização do paciente, administra remédios e avalia os sinais e sintomas, mantendo tudo registrado no prontuário.

No espaço da cirurgia

No espaço em que será feita a cirurgia, ele testa os instrumentos, faz a esterilização, organiza tudo em fácil acesso e avalia o grau de limpeza da sala.

Durante o procedimento

Durante o procedimento, ele ajuda a equipe médica no controle dos sinais vitais do paciente e mantém curativos secos e limpos.

No pós-cirúrgico

No pós-cirúrgico, ele controla de tempos em tempos os sinais vitais, o funcionamento de soros e sondas do paciente, mantém os curativos secos e limpos, medica o paciente em caso de dor e busca sempre o seu bem estar.

Obstetrícia

O enfermeiro que atua na área da obstetrícia presta atendimento à gestantes ou mães em seu período de amamentação. Junto ao médico, ele acompanha o pré-natal, o período pós-parto e pode ainda realizar partos de baixa complexidade em casos de emergência.

Resgate

O enfermeiro de resgate atua fora do ambiente do hospital e faz parte das equipes de salvamento que prestam socorro às vítimas de acidentes e calamidades. Eles vão até o local em que se encontra o paciente e realizam os primeiros atendimentos.

Seu papel é avaliar as condições gerais do paciente, analisando seus sinais de vida, ponderando as condições de risco e as lesões sofridas. Pode realizar (ainda no local do acidente) curativos, imobilizações e reanimação do indivíduo, definindo também a melhor forma de levá-lo até o hospital mais próximo.

Atendimento domiciliar

Também conhecido como home care, o atendimento domiciliar é uma das atuações do enfermeiro que vem ganhando cada vez mais espaço. Ele nada mais é que a prestação de serviços de saúde no domicílio do paciente — tentando diminuir o tempo de internação e reduzir os riscos de infecções hospitalares.

Suas tarefas são as mesmas que ele faria em um hospital. A única diferença é que na casa do paciente, na maioria das vezes, ele não tem todo o suporte de equipamentos ou responsabilidades administrativas.

Ele pode ensinar aos familiares quais cuidados o paciente carece, ajudando no banho, explicando as melhores posições dos travesseiros, quais alimentos são os mais indicados, etc.

O que é preciso fazer para ser um enfermeiro?

A profissão no Brasil é regulamentada por lei, assim, para ingressar nessa carreira é preciso fazer o curso superior de Enfermagem de no mínimo 4 anos em uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Com o diploma em mãos, é necessário obter o cadastro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para conseguir seu registro profissional. Feito isso, ele está habilitado para exercer a profissão.

A Enfermagem é uma das áreas mais bonitas, humanistas e fundamentais da saúde. O enfermeiro se dedica junto a outros tantos profissionais em promover, manter e restabelecer a saúde dos indivíduos. Ele é indispensável em qualquer instituição!

Esperamos que você tenha se encantado ainda mais com a profissão e não tenha mais dúvidas sobre o que faz um enfermeiro. Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Basta curtir agora mesmo nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.