BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe o que faz um analista de redes de computadores?

  1. Século XXI. Um mundo que respira tecnologia, das mais simples às mais avançadas.

Computadores modernos, que reagem rapidamente aos nossos comandos e toques. Celulares que medem nossa pressão e batimentos cardíacos. Videogames que permitem que joguemos sem precisar de um controle. Cafeteiras, máquinas de lavar, televisões, aparelhos de som...

Ufa! Poderíamos falar por horas sobre os avanços tecnológicos da modernidade.

E por trás de boa parte disso tudo, a tão amada internet! Ela, que permite a comunicação, não importa a distância; que permite assistirmos filmes e séries de qualquer parte do mundo; que permite que façamos pesquisas, realizemos cursos online, tutoriais, compras e vendas...

Podemos fazer e aprender de tudo nesse vasto universo da internet.

voce-sabe-o-que-faz-um-analista-de-redes-de-computadores-.jpg

Mas você sabe quem é o profissional que está por trás de tudo isso?

Quem permite que a internet funcione de maneira correta, garantindo que ela chegue em nossas casas, trabalhos e até mesmo na rua, nos nossos smartphones, é o analista de rede de computadores.

Mas o que ele faz, exatamente? Onde atua? Qual faculdade deve cursar?

Quer conhecer o que está por trás desses profissionais indispensáveis nos dias de hoje? Acompanhe a leitura e fique por dentro do universo dos analistas de redes de computadores!

O que faz um analista de redes de computadores?

O analista de redes é o responsável por tudo que envolve a internet, desde elaborar aparelhos para captação e dissipação da internet até a captação pelo seu aparelho, seja computador ou celular.

Ele pode atuar nos mais diversos locais, seja em empresas públicas ou privadas. Pode, inclusive, oferecer seus serviços para as empresas de forma autônoma.

Afinal, hoje em dia todas as empresas precisam de um profissional de redes de computadores atuando constantemente, para que os sistemas não saiam do ar e toda a informação chegue corretamente aos lugares a que devem chegar.

São diversas as áreas de atuação que este profissional pode seguir. Veja algumas:

Baixar ebook

Consultor de redes

Esta é um ramo dentro da profissão de analista de rede de computadores que trabalha de forma mais analítica.

Ou seja, é o consultor de redes que faz os diagnósticos e direcionamentos para que as empresas façam os ajustes necessários em suas redes, com o intuito de obter melhor aproveitamento e alcançar bons resultados.

Analista de suporte de redes

Os responsáveis por esta função realizam a documentação de rotina e acompanhamento do desempenho dos recursos técnicos em uma rede de computadores.

São os analistas de suporte que possuem a função de implantar e manter hardwares e softwares básicos, bem como definir o controle de acesso aos recursos dentro da rede.

Gestor de segurança em redes de computadores

As informações nas redes devem ser seguras. Afinal, estão conectados todos os tipos de informação, inclusive informações bancárias e pessoais.

Então, para garantir que nenhum dado importante vai cair em mãos indevidas, é necessário que alguém seja responsável pela segurança da informação. Quem cumpre este papel é o gestor de segurança em redes de computadores.

É dele a última palavra. Controle de acesso, contratação de novos softwares para segurança e utilização dos serviços com esse intuito passará sempre pelas mãos deste profissional, que zelará pela integridade dos dados que trafegam na rede.

Coordenador de projetos de redes

Para chegar ao cargo de coordenador de projetos é necessário possuir experiência na área profissional, pois é ele quem comanda a equipe de desenvolvimento e os fornecedores, incluindo os orçamentos e os cronogramas, visando melhor desenvolvimento e adequação das redes de computadores.

Analista de redes e de comunicação de dados

Quando a internet cai na sua casa, ou os e-mails ficam voltando, alguém tem que arrumar isso. Afinal, ninguém, hoje, consegue passar muito tempo sem ter um bom acesso a internet. Às vezes a gente fica até irritado quando começam esses problemas, mas não sabemos bem a quem recorrer, não é mesmo?

É para salvar nossas vidas que existe o analista de redes e de comunicação. É ele quem realiza as manutenções dos equipamentos de rede local, instala e configura computadores e ativos da rede, e é quem dá suporte à área de desenvolvimento de aplicações.

Normalmente, esse ramo também é da competência do analista de redes e de comunicação de dados, que faz as negociações e contratações de serviços para os fornecedores externos.

Administrador de redes de computadores

Esta função é responsável por manter as redes de computadores e gerenciar os recursos computacionais relacionados a ela. Também é este profissional que projeta as redes de computadores.

Qual é o curso para trabalhar como analista de redes de computadores?

voce-sabe-o-que-faz-um-analista-de-redes-de-computadores.gif

O curso para redes de computadores é oferecido em forma de curso tecnólogo, possuindo duração média de 3 anos. É um curso superior, porém voltado para o mercado de trabalho.

Assim, não é curso técnico. A diferença é esta: o curso de tecnólogo tem o mesmo propósito dos cursos superiores, mas são aulas voltadas para atividades práticas, para que o aluno já saia apto para o mercado de trabalho. Já o curso técnico não tem equivalência a um ensino superior.

Como é o mercado de trabalho para essa profissão?

Sabendo que estamos o tempo todo conectados e a cada dia há mais inovação nessa área, é um mercado bastante aquecido. Uma pesquisa realizada pela FGV revelou que a taxa para empregabilidade de tecnólogos é de mais de 90%, e conseguir um emprego na área em que se formou é de quase 80%.

Se interessou pelo curso e pelo o que faz um analista de redes de computadores? Veja se ele é um curso para você!

Para fazer o curso e atuar na área é necessário ter aptidão para os cálculos, gostar de programação e de resolver problemas, pois é basicamente sobre essas vertentes que um analista de redes de computadores trabalha.

Então, se você possui afinidade com a área de tecnologia, com programação e computadores, e quer ter uma carreira promissora em um mercado que está ativo e com déficit de profissionais especializados, o curso de redes de computadores é a pedida certa!

E se quiser saber mais novidades sobre essa e outras áreas de atuações profissionais, fique ligado na nossa página do Facebook!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS