BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe o que é Gestão Pública?

 Presenciamos, hoje, um momento de extrema instabilidade política no país. Há anos não víamos tantas pessoas nas ruas buscando por um governo mais justo, mais honesto e que preze pelos direitos básicos de sua população: alimentação, educação, transporte, segurança, saúde e saneamento básico. Imagine se você pudesse fazer algo para mudar esse cenário por meio do seu trabalho!

Se você é antenado e está sempre engajado nas causas políticas e econômicas dentro e fora das redes sociais, a Gestão Pública pode ser carreira que você procura. Mas, afinal de contas, sobre o que é esse curso? Como é a atuação do profissional dessa área? Saiba que ela pode ser muito mais importante — e interessante — do que você pensa! E é por isso que escrevi o post de hoje. Continue acompanhando e confira algumas informações valiosas que você precisa saber sobre a Gestão Pública!

o que é gestão pública

O que é Gestão Pública?

Toda organização, seja ela pública ou privada, precisa de um profissional que planeje, coordene e avalie os programas e iniciativas em vigor dentro da sua empresa. No caso dos órgãos públicos, esse papel de análise e supervisão dos programas e orçamentos públicos é realizado pelo Gestor Público. A Gestão Pública consiste na aplicação de teorias da ciência da administração no gerenciamento das instituições do governo, utilizando conhecimentos sobre regulamentações legais específicas e técnicas modernas de gestão.

Os orgãos públicos são organizações do Estado que existem para fornecer à população subsídios para a sua sobrevivência: alimentação, educação, transporte, segurança, saúde e saneamento básico. Dentro desse contexto, a Gestão Pública aparece como um importante instrumento de acompanhamento e supervisão dos serviços prestados por esses órgãos.

Baixar ebook

 

A carreira de Gestão Pública é voltada para a administração das instituições governamentais federais, estaduais e municipais. Assim, o gestor público, durante sua formação, desenvolve habilidades e conhecimentos específicos para gerir com eficiência os recursos disponíveis, coordenando os órgãos e entidades públicos e prezando sempre pelos benefícios e interesses da sociedade.

Como me tornar um gestor público?

O primeiro passo para se tornar um gestor público de sucesso é ingressar em um curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O curso preparará você para atender às necessidades do setor Público, relativas à boa administração e eficiência no gerenciamento dos recursos disponíveis, bem como a coordenação de planejamentos e execução de projetos e políticas públicas.

Durante o curso você adquirirá conhecimentos de administração, tecnologia, técnicas e estratégias que o ajudarão a garantir a eficiência e o bom funcionamento das instituições públicas. Essa importante profissão exerce um papel fundamental no desenvolvimento das instituições e ações do governo, contribuindo profundamente para a melhoria do cenário da administração pública do país. Você aceita esse desafio?

Quais os temas abordados nos cursos de Gestão Pública?

É muito importante conhecer as matérias que serão objeto de estudo do gestor público. Afinal, esses temas acompanharão o profissional durante toda a sua carreira. O curso de Gestão Pública abordará disciplinas de diversas áreas de conhecimento, de modo que o profissional desenvolva competências tanto para compreender o mercado financeiro e conhecer as normas de direito ambiental, quanto para lidar com questões de psicologia e sociologia das organizações.

A partir disso, podemos ter uma ideia da importância da atuação desse profissional no setor público. Você pode conhecer a grade curricular deste curso clicando aqui e acessando o menu “ver matriz curricular”.

E você, já escolheu a sua carreira profissional? Leia também o nosso post “A importância do teste vocacional para o seu futuro” e descubra como essa ferramenta pode ajudar você nessa decisão. Ainda tem dúvidas sobre o que é o curso de Gestão Pública? Fale com a gente deixando um comentário!

Baixar ebook

 

Gestao Publica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS