Marketing

Você sabe como o marketing gera resultados para seus clientes?

Mariana Brito
26-02-2018 6:40

A maneira como o marketing gera resultados hoje em dia é bem diferente de uns 20 anos atrás. Mas, de uma forma ou de outra, o que as pessoas que trabalham nessa área sempre fizeram foi aproximar marcas e consumidores — ou mesmo uma empresa e seus funcionários — com base em interesses comuns.

Sabe aquela sensação de se identificar com um produto a ponto de ele se tornar parte de quem você é? Ou de assistir a um vídeo de um anúncio no YouTube e sentir que ele foi feito apenas para você?

No artigo de hoje, vamos mostrar como as empresas e os profissionais de marketing criam esse relacionamento e geram resultado para seus clientes. Afinal, foi com a ajuda do marketing que tantas empresas construíram seu lugar no mercado e no coração dos consumidores, não é mesmo? Continue a leitura e confira!

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Com marketing tradicional e marketing digital

Como as pessoas passam boa parte do seu tempo navegando na internet, a grande tendência é que a maior parte dos investimentos em marketing das empresas, no futuro, seja feita no ambiente online.

Mas nem sempre foi assim. Durante um bom tempo, marketing offline, publicidade e propaganda foram as únicas opções para quem queria chegar ao cliente certo, com a mensagem certa na hora certa.

E isso envolvia processos demorados, muitos profissionais e, como era de se esperar, altos custos. Além do mais, não havia os recursos que temos hoje para medir o retorno desse investimento. Em outras palavras, um tiro no escuro que custava caro para as empresas, e sem garantia de retorno.

Esses são justamente os maiores diferenciais do marketing digital, se comparado ao marketing tradicional — que é como ficou conhecido o marketing feito fora do ambiente da internet. Ele é mais barato, pode ser medido e dá mais resultado.

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Com anúncios 

Quando as ações de marketing começaram a ser feitas online, alguns hábitos (não necessariamente bons) do modelo antigo vieram junto.

Em pouco tempo, a internet se encheu de anúncios como se fosse as páginas de jornais e revistas. Até hoje, se você tiver um site muito visitado, pode ceder espaço para propaganda em troca de dinheiro.

É um negócio lucrativo, mas muito trabalhoso. E os usuários modernos da internet desenvolveram formas intencionais ou não de driblar essa enorme poluição visual online.

Existem aplicativos que bloqueiam anúncios nos navegadores, por exemplo. Ou então o usuário simplesmente age como se eles não estivessem lá. De tanto sermos expostos a eles, nosso cérebro ignora a publicidade na internet e nos ajuda a concentrar no que realmente importa.

Seja como for, os anúncios são um tipo de marketing que gera resultados de uma maneira parecida com a da publicidade tradicional: uma mensagem mostrada para milhares (ou mesmo milhões) de pessoas, para despertar o interesse de uma pequena parcela delas.

Atraindo os clientes certos

Quanto mais as pessoas ignoravam os anúncios, mais ficava claro que elas sentiam falta de um marketing digital menos “enxerido”.

O Inbound Marketing virou uma chave na forma de se fazer marketing, quando começou a utilizar as redes de busca para tirar dúvidas dos clientes em potencial de uma empresa.

Ou seja, se você quiser consertar uma torneira na sua casa agora mesmo, vai digitar “como consertar torneira” no Google. De repente, encontra o blog das “Torneiras HidroLife” que vai te dar “5 dicas infalíveis para consertar a sua torneira”.

Ao longo desse processo, você pode acabar concluindo que consertar a sua torneira não vale a pena. Ela pode ser de má qualidade, muito velha ou estar comprometida de vez. Então, é hora de comprar uma nova.

Como é mesmo o nome daquela loja… Hidro, Hidro… HidroLife! Não foi só o conteúdo que ficou na sua memória, mas também a empresa que o escreveu.

É assim que o Inbound Marketing gera resultado para seus clientes: fazendo-os ir até a empresa, em vez de criar anúncios que muita gente vê, mas poucos têm interesse.

Criando conteúdo

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Como deve ter dado para notar, o Inbound só funciona com conteúdo. Você tem que baixar o eBook “O guia definitivo de conservação das suas torneiras” e deixar o contato de e-mail para receber mais dicas do tipo.

E não é qualquer conteúdo não. Há toda uma metodologia para produzir textos, vídeos e até podcasts que tirem as dúvidas das pessoas. Embora o conteúdo faça bem mais sentido junto ao Inbound Marketing, ele acabou tendo existência própria, já que muitas agências de marketing se especializaram apenas nessa parte. Pronto, estava criado o Marketing de Conteúdo.

Sozinho, ele gera resultado para os clientes em forma de tráfego, leads (pessoas que deixam o contato de e-mail) e visitas no site. Afinal, muita gente pesquisa no Google e chega até lá querendo solucionar problemas.

Aliado ao Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo pode se transformar em faturamento para quem o contrata. Essa é a dupla mais moderna do mundo do marketing, e parece que veio para ficar.

Fazendo tudo isso junto

Tem muita gente trabalhando na área que acaba ficando meio oito ou oitenta. Essas pessoas acreditam que o marketing digital está “matando” o marketing tradicional, ou que o Inbound vai decretar o fim dos anúncios.

A verdade é que todas essas vertentes convivem muito bem juntas. Os anúncios, por exemplo, são mais caros e mais intrusivos que o conteúdo, mas geram resultado bem mais rápido.

O marketing digital explora as características visuais de um produto muito bem. Mas não é capaz de apelar para os outros sentidos, por exemplo. Sabe quando você vai ao supermercado e experimenta uma nova marca de café ou vinho? Pois é.

De uma forma geral, podemos dizer que não há certo ou errado quando falamos de como o marketing gera resultados para seus clientes. O que há é uma estratégia que tira o que de melhor cada vertente dessa tem.

E então? Descobriu como o marketing é uma importante estratégia para trazer resultados? Para ter acesso a outros conteúdos exclusivos como este, curta a nossa página no Facebook! Esperamos você!

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