Você consegue imaginar uma empresa eficiente sem Gestão da T.I.?

Pois bem, acredite! Mesmo sendo impossível imaginar essa realidade hoje em dia, poucos são os profissionais que tem a habilidade de gerenciar a tecnologia que uma empresa precisa, e o Gestor da T.I é um deles. Ele entende que a tecnologia é fundamental para a organização, gosta de informática além da profissão, ele não quer programar, mas sabe bem como o desenvolvimento dessa área pode dar resultado para a empresa. Se você acha que o Gestor da T.I só “gerencia”, é hora de entender o mercado de trabalho deste profissional.

Atualmente, toda empresa tem uma área tecnológica que desenvolve ou compra sistema e que dá suporte as tecnologias já existentes. Para fazer Gestão da T.I. é necessário enxergar a tecnologia. Saber o que é preciso para que aquela empresa se destaque no mercado, tendo um bom desempenho para ser reconhecida por seus sistemas.

tecnologia-informacao-blog-unipe-graduacao

A tecnologia e as corporações

A tecnologia nos dias de hoje representa em média 10% das empresas. Ela está cada vez mais estruturada para dar suporte e se relacionar com os clientes internos e externos. Você sabe quem são os profissionais responsáveis e com competência para planejar, implementar e monitorar o uso das tecnologias nas empresas? Pois é, essa é uma das profissões que mais cresceu em nosso país nos últimos anos e é sobre ela que vamos falar agora.

Quem são eles? O que eles fazem? Onde estão? São Analistas de Negócios, Analistas de Sistemas, Gestor de Projetos... E não para por aí! Eles também são Analistas de Suporte, Administradores de Banco de Dados, Gestores da T.I, Diretores da T.I e Empreendedores de Negócios Digitais. Estão em todas as grandes, médias e pequenas empresas com funções variadas. Mas uma coisa é certa: o mercado procura por eles, profissionais certificados para assumir funções importantes, ou seja, do suporte aos cargos de gerência.

Um mercado de trabalho superaquecido

Mesmo sendo uma área bem reconhecida e que forma muitos profissionais a cada ano, o mercado ainda tem dificuldade de preencher todas as vagas oferecidas. Isso não significa que não há interessados nestas funções, muito pelo contrário! Esta é uma das áreas que mais formam profissionais atualmente. O que tem acontecido é que a oferta de emprego é maior que a quantidade de profissionais capacitados.

Uma pesquisa realizada pela ASSESPRO - Associação das Empresas de Serviços de Processamento de Dados- afirma que só em 2013 mais de 30 mil vagas para profissionais de T.I deixaram de ser preenchidas no Brasil. O que mostra a necessidade que o país tem em encontrar mão de obra qualificada para assumir essas funções. Mostra também a importância que a tecnologia da informação tem para as empresas, o que só engrandece a área.

Existe um mercado de trabalho superaquecido, sedento por profissionais qualificados que queiram ajudar na evolução tecnológica do país. Você pode fazer parte dele, basta dar o primeiro passo em direção ao seu sucesso profissional. Pesquise, estude e faça a escolha certa. O momento para começar a traçar o seu futuro profissional é agora.

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.

MAIS LIDOS