BLOG DA GRADUAÇÃO

Veja como se preparar para o curso de ciência da computação

Se você já tem como meta, assim que terminar o ensino médio, realizar o curso de ciência da computação, pode se considerar privilegiado por vencer um grande desafio dessa fase: a área de atuação futura. Agora, prepare-se para conhecer mais detalhes sobre a escolha, administrar o tempo e dar conta do recado até, enfim, se matricular em uma boa faculdade.

É verdade que esse período costuma ser conturbado para os jovens, pois é comum preocupar-se com as disciplinas atuais, a prova do Enem e média necessária para o vestibular e, ainda, lidar com a insegurança sobre o futuro profissional. Mas é assim mesmo! Hora de canalizar as energias e selecionar as prioridades.

Por isso, é muito importante reforçar a sua aptidão sobre o curso e, também, se preparar para a nova fase. Descubra como, no post de hoje:

veja-como-se-preparar-para-o-curso-de-ciencia-da-computacao.jpg

Prepare-se para as disciplinas que norteiam o curso

É natural que os alunos reclamem de algumas disciplinas estudadas ao longo da faculdade: “Mas, para que estudar essa matéria?” ou “Não vou precisar disso para exercer minha profissão”. Não é sempre assim? Pois saiba que determinados conteúdos devem permear todo o período acadêmico e irão, sim, fazer parte da sua vida profissional.

No curso de ciência da computação, não há como fugir da necessidade de estudar algoritmos, atividade que envolve cálculo e raciocínio lógico abstrato. Também é imprescindível a abordagem atualizada dos conceitos tecnológicos e suas teorias, além da aprendizagem da língua inglesa.

Portanto, é muito importante, para começar, ter o mínimo de aptidão para associar essas disciplinas à prática. Vamos combinar, né? Não precisa morrer de amores, mas é fundamental conduzir bem alguns assuntos para não se perder na área escolhida. Acompanhe:

Reforço do conhecimento matemático

Se o ensino médio não dá uma base legal para cálculo, pode ser indicado um curso extra para reforçar esse conhecimento prévio que o aluno deve ter. Do contrário, você terá que correr atrás do prejuízo quando já estiver matriculado na faculdade. O que não pode acontecer é que uma limitação em Exatas atrapalhe o desempenho do curso.

Domínio da língua inglesa

Em geral, quando um jovem busca por uma carreira, quer muito mais do que fazer algo que realmente goste — vem sempre a ideia de ser reconhecido profissionalmente e, claro, obter sucesso financeiro. Daí a importância de um conhecimento avançado em língua inglesa.

Além de textos técnicos, vários cursos de aperfeiçoamento para destaque na profissão — como os da Microsoft — só são disponibilizados nesse idioma. Você não vai querer ficar de fora dessa, vai?

Baixar ebook

Curiosidade pelo conhecimento tecnológico

Bom, para completar essa grade fundamental para se tornar um cientista da computação, não pode faltar a sede pelo conhecimento tecnológico. Podemos dizer que, sem ela, você mal sobreviveria na faculdade, que dispõe de teoria e prática frequentes. Essa curiosidade é o combustível para a busca de atualização e destaque no mercado.

Antecipe-se em conteúdos como linguagens de programação

Para você chegar até este tópico é porque, provavelmente, se identificou com as orientações básicas de preparação para o curso de ciência da computação, não é mesmo? Sendo assim, uma boa dica é analisar alguns conteúdos específicos desse curso, como a parte de linguagens de programação.

Apesar das várias vertentes possíveis na área, um cientista da computação tem a atuação mais voltada para a elaboração de programas de informática. Para uma noção básica, você pode iniciar o estudo sobre C, C++ e Java. Assim, você já chega à graduação com um amadurecimento do que buscar no curso.

Pesquise as áreas de atuação

A possibilidade de conhecer as áreas de atuação é muito importante para aumentar o foco sobre o que realmente você gostaria de fazer para ganhar a vida. Afinal, a partir da sua formação, é provável que essa atividade passe a fazer parte do seu dia a dia.

Portanto, pesquise bastante sobre as várias oportunidades e tendências — além de programador, pode-se atuar como analista de sistemas, arquiteto de softwares, na área de gestão de TI ou docência. O ideal é conhecer de perto cada área para, então, definir o foco no curso de ciência da computação.

Descubra como está o mercado de trabalho

Não podemos ser tão rígidos quando queremos nos preparar para uma graduação, pois estamos decidindo também uma parte importante do nosso futuro. Então, não vamos focar só o retorno financeiro nem só o amor pela profissão, certo? Por isso, vale a pena saber como anda o mercado de trabalho.

Aproveite o seu interesse pelo curso e visite algumas empresas. Essa experiência vai permitir que você acompanhe a rotina de trabalho, conheça profissionais bem-sucedidos e outros nem tanto. Além do mais, você já poderá descobrir como está a exigência do mercado e quais áreas são mais requisitadas.

Uma coisa já dá para adiantar: vários cursos da área de TI estão em ampla expansão no mercado, com o aumento da demanda por profissionais qualificados. Mas, saiba que é preciso estar qualificado para a atuação.

Organize o estudo para o curso de ciência da computação

veja-como-se-preparar-para-o-curso-de-ciencia-da-computacao.gif

Você quer um conselho? Por mais que o tempo pareça apertado nesse ritmo de conclusão do ensino médio, esse é o melhor momento para se dedicar plenamente aos estudos. Então, organize o seu tempo para os estudos.

Com disciplina, é possível conciliar os conteúdos de final de curso mais um pouco de pesquisas para a fase acadêmica que se aproxima. O ideal é fazer uma planilha e elaborar a rotina semanal com quadro de horários para cada meta. Porém, lembre-se de um detalhe importantíssimo: essas metas precisam ser alcançadas. Invista nisso!

Escolha a melhor faculdade

Depois de tanta dedicação, não dá para errar na escolha da faculdade, certo? Não se trata apenas do status de estudar em uma instituição bem conceituada, mas da oportunidade de facilitar, também, a aceitação no mercado de trabalho.

Você sabia que algumas empresas usam a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como critério de desempate desde a seleção para estágio? Está aí, então, um relevante ponto de partida para a sua escolha. Pesquise como está a avaliação do curso do seu interesse.

Outra opção é conhecer a instituição, o projeto pedagógico assim como a infraestrutura — espaço para aulas práticas, laboratórios e equipamentos tecnológicos.

Com todas essas informações, você tem tudo para estar preparado para esta graduação. Basta ter um pouco de organização e determinação para iniciar as pesquisas e estudos! Se gostou do post, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acessar mais novidades sobre o curso de graduação ideal!

Baixar ebook

computação, Ciência da Computação, cientista da computação

Thatyana Carla Dias Guerra

Thatyana Carla Dias Guerra

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Geográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Geográficos e Sistema de Suporte a Decisão.

MAIS LIDOS