BLOG DA GRADUAÇÃO

Vale a pena fazer a faculdade de Design de Interiores?

Postado por Pablo Nogueira

Quando o assunto é escolher a melhor faculdade para cursar, muitos jovens ficam com dúvidas sobre o que realmente deseja fazer profissionalmente ao longo de sua vida. A disponibilidade, a variedade de cursos e as inúmeras possibilidades de inserção no mercado de trabalho dificultam ainda mais esse processo.

Designer de interiores

Neste post, vamos falar um pouco sobre o que faz um designer de interiores e sobre a graduação em Design de Interiores, uma opção que tem despertado muito o interesse de estudantes que têm afinidade com a área. Você acha que vale a pena fazer esse curso? Não sabe a resposta? Então acompanhe o post com a gente!

O mercado de Design de Interiores e as suas possibilidades

A construção civil é uma área que passou por um imenso crescimento nos últimos anos, mas em virtude da crise econômica que o Brasil está passando, deu uma leve caída. Essa retração do mercado, porém, não foi suficiente para acabar com as oportunidades profissionais na área. Pelo contrário, as edificações não param de ser construídas e é aí que entra em ação o designer de interiores.

A busca crescente por profissionais que consigam organizar o interior de um ambiente é uma tendência que está conquistando até mesmo escolas e lugares que necessitam que a criatividade seja estimulada. Saber dispor os móveis de maneira funcional e contribuir com a construção de espaços mais harmônicos é a principal função desse profissional.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE  

O que faz um designer de interiores?

O designer de interiores é responsável pela decoração do ambiente, considerando aspectos de funcionalidade, conforto e beleza. Esse profissional pode fazer o desenho de móveis, trabalhar com a decoração e paisagismo dos ambientes, desenhar projetos de interiores e gerenciá-los, ficando responsável pela entrega inteira do trabalho ao cliente.

Aqui um prerrequisito é fundamental: a criatividade. O designer de interiores trabalha todo o tempo com processos criativos, por isso o candidato deve ter gosto por criar e inovar em suas ideias.

E o curso de Design de Interiores, vale a pena fazer?

Devido à alta demanda por esses profissionais, as faculdades e centros de ensino criaram as graduações voltadas especificamente à área de Design de Interior, para aprofundar os conhecimentos necessários e formar designers qualificados para atuar nesse mercado.

Anteriormente, o Design de Interiores era apenas uma matéria do curso de Arquitetura e Urbanismo, hoje é um curso reconhecido pelo sistema de educação superior do Brasil.

Vale ressaltar que, existem muitos cursos de atualização e extensão sobre o assunto, mas é por meio de um curso superior que o estudante terá as condições necessárias para se tornar um ótimo profissional e aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Ou seja, a graduação de Design de Interiores vale sim a pena, principalmente para aqueles que querem ter uma rápida inserção, uma vez que o curso forma tecnólogos: profissionais com conhecimentos técnicos e de gestão.

E você, tirou a sua dúvida se vale ou não a pena se matricular num curso superior de Design de Interiores? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto e continue acompanhando as nossas dicas de carreira aqui no blog!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores  

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.