nutrição

Tudo sobre o que o nutricionista faz

Mariana Brito
19-11-2018 7:07

Antes de escolher um curso de graduação, é importante conhecer as áreas de atuação para o qual ele te preparará. Dessa forma, torna-se possível entender como funciona a rotina da profissão escolhida e, assim, como pode ser o seu futuro.

Ao pensar na carreira do nutricionista, por exemplo, vem à cabeça um profissional da área da saúde, de jaleco, montando dietas para os pacientes, não é mesmo? E essa ideia não está errada, mas descreve apenas uma parte do que o que o nutricionista faz.

Se você está passando por esse momento de escolha, preparamos esse conteúdo para resolver o seu problema e explicar tudo sobre o curso de nutrição. Ao longo do texto, mostraremos como é o dia a dia do profissional, em quais áreas ele pode trabalhar, quais são as especializações comuns e muito mais. Confira!

tudo-sobre-o-que-o-nutricionista-faz

O que faz o nutricionista?

O nutricionista é o profissional da área da saúde que previne doenças por meio do acompanhamento da alimentação dos seus clientes, tratando da relação da pessoa com os alimentos.

Isso pode ser feito por meio de planejamento dietético e/ou correção de hábitos alimentares, ajustando a alimentação do paciente em relação às suas necessidades específicas. A atuação do profissional envolve, portanto, o incentivo a uma alimentação balanceada.

Ao longo do curso, o estudante de nutrição obterá conhecimentos a respeito da composição dos alimentos e das diferenças e benefícios de cada grupo alimentar, observando as reações durante e após o preparo de cada um deles.

Por ser da área da saúde, o profissional precisará adquirir conhecimento sobre o corpo humano, desenvolvendo a aptidão para tratar doenças como diabetes e colesterol e pressão alta por meio da alimentação.

Algumas das funções de um nutricionista são a prescrição de dietas e de suplementação para indivíduos portadores de doença ou pessoas sadias; controle de qualidade dos alimentos em restaurantes; estabelecimento de cardápios e cuidados alimentares em empresas, escolas, hospitais etc.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para esse profissional pode ser bem amplo — principalmente agora, que há bastante demanda de pessoas interessadas em cuidar da alimentação e buscar uma vida mais saudável. Nesse contexto, é possível destacar as seguintes áreas de atuação:

Nutrição Clínica

A área de nutrição clínica é onde o profissional tem contato direto com o paciente, auxiliando na cura, tratamento ou prevenção de doenças por meio da melhoria dos hábitos alimentares. Nesse sentido, o nutricionista pode atuar em hospitais e ambulatórios.

Nos hospitais, o profissional trabalha com pacientes que precisam de uma dieta diferenciada. Já no ambulatório, sua atuação está mais relacionada às atividades convencionais, que todos conhecem. O nutricionista pode, ainda, atender em clínicas particulares, spas, academias, asilos, clínicas de estéticas e, até mesmo, pela rede pública.

acessar material

Nutrição Coletiva

Na nutrição coletiva, o profissional promoverá a saúde por meio de programas de atendimento para nutrição, pesquisas e campanhas. Aqui, o nutricionista pode trabalhar com outros profissionais da área da saúde, como médicos e psicólogos, para um melhor resultado.

Na rede pública, o profissional pode atuar nas funções de fiscal sanitário, conselheiro de saúde e gestor de programas governamentais — essa última sendo uma área que tem tido bastante demanda. O intuito do nutricionista nesse campo é fiscalizar, coordenar e elaborar projetos voltados para a produção alimentícia e a resolução de problemas de nutrição da população.

Também é possível atuar em ONGs (Organizações Não Governamentais) para desenvolver programas de combate à desnutrição, já que essa é uma área de atuação tanto nas redes privadas como públicas.

Nutrição Esportiva

giphy

A nutrição esportiva teve um crescimento considerável nos últimos anos devido ao desejo recorrente de se conciliar práticas esportivas com uma alimentação adequada e saudável.

O nutricionista, nesse campo, pode atender tanto atletas de alto nível das mais diversas modalidades quanto praticantes de esportes como hobby, o que amplia bastante seu leque de atuação.

Dentro da área de nutrição esportiva, o profissional faz planejamentos dietéticos para melhorar o rendimento dos atletas de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Dessa forma, pode atuar em academias, clubes esportivos, spas, entre outros.

Indústria de Alimentos

O nutricionista também pode atuar na indústria alimentícia e de suplementação alimentar. Dentro da indústria de alimentos, é possível trabalhar com o desenvolvimento de produtos, na execução de ações em conjunto com outros profissionais e na análise dos alimentos.

O controle de qualidade da produção também fica sob responsabilidade do profissional de nutrição. É ele quem vai testar pratos, dar consultorias nas empresas, treinar funcionários do setor, orientar sobre manuseio e higiene dos alimentos. Além disso, é o nutricionista quem elabora o conteúdo nutricional impresso nas embalagens dos produtos.

Consultoria Nutricional

Trabalhar de forma autônoma é o diferencial do consultor nutricional, pois outras áreas não permitem o trabalho dessa maneira, por razões relacionadas a demandas que dependem do local de trabalho. O consultor nutricional realiza serviços de sua especialidade, lidando com seus próprios prazos, tendo mais flexibilidade e liberdade na atuação.

Todo nutricionista, se quiser, pode trabalhar como consultor nutricional, oferecendo seus serviços de acordo com sua especialização. Além disso, a pluralidade de clientes é maior, pois pessoas de diferentes perfis querem mudar seus hábitos alimentares.

Exercício da profissão

Para se tornar um nutricionista, é necessário ter feito um curso superior em Nutrição, que dura, em média, 5 anos. Após obter o título de bacharel em Nutrição em uma instituição reconhecida pelo MEC, será necessário adquirir o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Também é possível obter especializações nas áreas que mais interessam o profissional, para focar em uma área dentro da Nutrição — por exemplo, nutrição aplicada à estética ou terapia nutricional.

Vimos até aqui que há uma grande área de atuação para o profissional, que não se limita apenas a consultórios e planejamentos de dietas, como imagina a maioria das pessoas.

Assim como todos os cursos, vale reforçar que o curso de Nutrição demanda muito estudo, sendo necessário seguir se atualizando, mesmo após se formar. Caso você realmente escolha essa área, procure por especializações e não deixe seu conhecimento ficar parado no tempo.

Gostou das informações contidas aqui sobre o que o nutricionista faz? Quer saber mais sobre essa e outras profissões? Siga nossa página no Facebook e acompanhe as nossas postagens!

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos