biomedicina

Tudo sobre como é o curso de biomedicina

Mariana Brito
14-12-2018 7:55

Não é fácil o momento de decisão sobre qual curso escolher para estudar no ensino superior. Por isso, é muito importante pesquisar todas as áreas pelas quais você tem interesse. Então imaginamos que você chegou até aqui para entender como é o curso de biomedicina, certo?

O profissional de biomedicina é chamado de biomédico. Ele tem conhecimento dos mecanismos que estão por trás das doenças, entende como as doenças são causadas e desenvolve medicamentos e tratamentos para combate e prevenção dessas patologias.

Quer saber mais como é o curso de biomedicina? Então confira nosso conteúdo até o fim para tirar suas dúvidas e ficar por dentro do assunto.

tudo-sobre-como-e-o-curso-de-biomedicina

O que é biomedicina?

A biomedicina é uma área da saúde na qual são feitas pesquisas sobre doenças humanas para esclarecer as causas e as formas dessas doenças e se criar métodos de prevenção e tratamentos.

O biomédico pode fazer testes laboratoriais, participar de programas de prevenção de saúde, desenvolver vacinas e reagentes e também atuar em pesquisas e na docência no ensino superior.

Qual é a diferença entre medicina e biomedicina?

Por mais que essas duas áreas da saúde humana estejam no mesmo campo, os profissionais dessas áreas seguem carreiras diferentes, cada uma com suas próprias competências.

O médico atua diretamente com pacientes, podendo diagnosticar doenças, prescrever medicamentos e realizar procedimentos cirúrgicos.

o biomédico trabalha com ferramentas que permitirão a realização de diagnósticos. Ou seja, ele identifica e estuda micro-organismos causadores de doenças, determinando as causas e pesquisando substâncias que vão tratar e/ou prevenir o aparecimento dessas patologias.

acessar material

Como é o curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina tem duração de quatro anos, o que já é bem diferente de Medicina.

Como parte da graduação, também é preciso realizar um estágio supervisionado por um período mínimo de 20% do curso.

Com relação ao conteúdo a ser estudado, segundo o MEC (Ministério da Educação), os alunos de biomedicina têm acesso às disciplinas de exatas, humanas e biológicas, além das específicas do curso.

Alguns dos assuntos que os alunos de biomedicina vão encontrar durante a faculdade são:

  • Anatomia Humana;

  • Bioestatística;

  • Bioética;

  • Biofísica;

  • Biologia Molecular;

  • Biotecnologia Aplicada;

  • Biossegurança;

  • Bromatologia;

  • Citologia e Histologia;

  • Citopatologia;

  • Diagnóstico por Imagem;

  • Eco-Epidemiologia;

  • Embriologia;

  • Estatística;

  • Farmacologia;

  • Física;

  • Fisiopatologia;

  • Genética;

  • Informática;

  • Imunologia;

  • Hematologia;

  • Matemática;

  • Microbiologia;

  • Parasitologia;

  • Patologia;

  • Química;

  • Toxicologia Humana e Ambiental.

Quais são as áreas de atuação da biomedicina?

Depois de concluir o curso de graduação em Biomedicina, o profissional poderá seguir carreira em diferentes áreas, atuando na saúde, no meio ambiente ou no setor acadêmico. Aqui vão alguns exemplos de áreas de atuação desse profissional:

Biologia molecular

O biomédico, nessa área, vai ter conhecimento sobre a estrutura e os processos das moléculas de DNA e RNA, proteínas e carboidratos.

Genética forense

Nessa área, o biomédico atua junto a policiais civis e federais, auxiliando esses profissionais na resolução de crimes.

Hematologia

É entender das propriedades do sangue e das glândulas relacionadas a essa parte do corpo humano, fazendo-se um estudo sanguíneo.

Análises clínicas

Sendo a área mais seguida pelos biomédicos, em análises clínicas o profissional realizará exames clínicos em hospitais ou laboratórios, auxiliando no diagnóstico e controle de enfermidades.

Genética

giphy

Nesse caso, o biomédico estuda os genes e a maneira como cada um deles é responsável por algumas características genéticas, síndromes e mutações, além de realizar exames de DNA.

Análise ambiental

Será responsabilidade do profissional pesquisar características microbiológicas para saneamento do meio ambiente, analisando condições de água e esgoto.

Acupuntura

Prevenção de doenças através de estímulos, com agulhas ou sementes, em alguns pontos específicos do corpo. Acupuntura é uma medicina chinesa.

Microbiologia

Nessa área, o biomédico vai atuar estudando micro-organismos como fungos e bactérias.

Toxicologia

É a área de atuação para aqueles que querem pesquisar os efeitos prejudiciais de substâncias tóxicas à saúde humana.

Saúde pública

Trata-se do desenvolvimento e da aplicação de programas de saúde pública pelos quais as pessoas de uma certa região são tratadas.

Diagnóstico por imagem

Nessa área o profissional é responsável pela realização de exames que possibilitam o diagnóstico por imagem, como em tomografias, por exemplo.

Análises bromatológicas

É preciso conhecimento das propriedades dos alimentos e dos procedimentos que envolvem o cultivo e a colheita, garantindo o controle de qualidade desses processos.

Biomedicina estética

Nessa área, trabalhando juntamente com dermatologistas ou cirurgiões plásticos, o biomédico vai desenvolver tratamentos para doenças da pele.

Embriologia

Na área da embriologia, o biomédico vai ter conhecimento de todas as etapas de formação do embrião, trabalhando também com fertilização.

Como é a carreira e o mercado de trabalho?

O ramo profissional do biomédico é bastante amplo. Ele pode trabalhar em institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas e universidades.

Esse profissional também atua no estudo de patologias com o intuito de compreendê-las e controlá-las. Faz parte do seu trabalho estudar microrganismos causadores de doenças, descobrir novos tratamentos e desenvolver vacinas e remédios.

Além das disciplinas estudadas durante o curso de graduação, o profissional pode fazer especializações para se dedicar a um ramo específico. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), há 37 especializações reconhecidas na área.

O profissional formado em biomedicina também poderá optar por dar aulas no ensino superior, podendo escolher uma área acadêmica de pós-graduação.

Agora você já sabe mais sobre como é o curso de biomedicina e as possíveis áreas para se seguir após a conclusão da graduação. Acredita ter perfil para ser um biomédico? Quer criar métodos para combate de doenças, promover a saúde e o bem-estar das pessoas? A biomedicina pode ser a área que você tanto procura para se realizar profissionalmente.

Então, agora é hora de voltar para as apostilas e estudar bastante. E não esqueça: para ser um bom profissional, você terá que estar sempre estudando para se aprimorar e se atualizar.

Mas, se mesmo depois de saber como é o curso de biomedicina você ainda acredita que não tenha o perfil para a profissão, não fique triste! Não é hora de parar de procurar. Há diversos outros cursos e você vai encontrar o que se enquadra melhor ao seu perfil e aos seus sonhos de realização profissional.

Para saber mais sobre faculdade, outros cursos e continuar sua pesquisa, curta a nossa página do Facebook e receba nossos conteúdos.

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos