Ciencias Contabeis

Descubra tudo sobre ciências contábeis

Ana Flávia da Fonseca
13-07-2018 8:00

Você tem dúvidas sobre a faculdade que deseja fazer? Então que tal descobrir tudo sobre Ciências Contábeis? Criamos esse artigo para deixá-lo por dentro do tema antes de tomar essa decisão tão importante. Afinal, nada melhor do que contar com uma ajudinha nessas horas, não é mesmo?

Durante a leitura, você encontrará informações relevantes sobre o curso em si e também a respeito das possibilidades profissionais que ele pode trazer. Continue lendo até o fim para saber mais!

Tudo sobre Ciências Contábeis

O que se aprende no curso de Ciências Contábeis?

Antes de tudo, vale destacar que essa graduação tem tudo a ver com quem gosta de números, contas e negócios. Durante o curso, você aprenderá inúmeros conceitos relacionados a outras áreas de conhecimento, como Economia, Matemática, Administração, Estatística, Direito, entre outras.

Ele é oferecido na modalidade bacharelado e, dependendo da instituição, pode ser cursado de maneira presencial ou a distância. Vale a pena ficar de olho na grade e carga horária das faculdades para saber direitinho o foco que elas têm em uma ou outra disciplina.

Quais matérias são estudadas?

O que se estuda em Ciências Contábeis é muito variável, visto que as instituições raramente oferecem matérias iguais. Sendo assim, é fundamental conferir a abordagem dada ao curso nas universidades em que você prestará o vestibular.

Algumas das disciplinas mais comuns são:

  • Contabilidade Básica;
  • Filosofia e Ética Profissional;
  • Economia Brasileira;
  • Contabilidade Avançada;
  • Contabilidade de Custos;
  • Controladoria;
  • Contabilidade Tributária;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Perícia Contábil;
  • Auditoria Contábil;
  • Gestão de Projetos;
  • Direito Empresarial;
  • Contabilidade Comercial;
  • Marketing;
  • Estatística.

 

Baixar ebook

Qual é a duração do curso?

Isso muda de uma instituição para outra. Geralmente, o curso pode ser concluído em 8 semestres, ou seja, 4 anos.

Quais são as áreas de atuação profissional?

Você tem vários caminhos disponíveis para ser um contador ou contadora de sucesso. Isso porque existem diversas áreas nas quais poderá atuar depois se formar.

O profissional formado em Ciência Contábeis pode trabalhar tanto em empresas públicas quanto em instituições privadas. Basicamente, ele cuida do planejamento, controle e coordenação das seguintes atividades:

  • compras;
  • vendas;
  • aplicações;
  • investimentos;
  • gestão financeira e outras.

Geralmente, contadores são contratados para apresentar uma visão ampla e estratégica do patrimônio de alguém ou de alguma organização. Eles precisam interpretar lançamentos e orientar seus clientes em relação à organização de receitas e despesas.

No setor público, você poderá prestar concursos e se credenciar para ocupar uma vaga em instituições públicas. Além do domínio sobre os conhecimentos da contabilidade propriamente dita, recomenda-se conhecer técnicas de gerência e administração.

Como se dar bem na faculdade?

Você passou no vestibular e já está por dentro das possíveis áreas de atuação. Porém, como se dar bem na faculdade? É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Veja, logo abaixo, algumas dicas práticas e simples!

Mantenha o foco nos estudos

A graduação é uma época de descobertas, não só no sentido da aprendizagem. O ambiente é propício à troca de conhecimentos e você provavelmente fará grandes amigos.

Também é nesse período que muitas pessoas começam a trabalhar. Apesar disso tudo, o ideal é que você mantenha o foco nos estudos. Sua formação será bem-sucedida de acordo com a sua aplicação e esforço, ou seja, estude muito!

giphy

Descanse regularmente

Imagine que você conseguiu o estágio dos sonhos e está fazendo um curso de inglês para melhorar seu currículo. As disciplinas da faculdade estão ficando cada vez mais difíceis e você quase não tem tempo para ficar em dia com as matérias.

Essa é a realidade de muitos estudantes, porque é uma época perfeita para aprender e se aprimorar. No entanto, jamais abra mão das suas horas de descanso e tempo livre, ok? Elas são fundamentais para manter uma boa produtividade e, claro, ótimas notas.

Vá além do óbvio

A essa altura você já sabe que precisa se dedicar muito aos estudos, não é mesmo? Ainda assim, por que não estudar outros assuntos, quando possível?

Se você planeja atuar no setor público e sabe que determinado concurso exige conhecimentos de Direito, por exemplo, tente aprender mais sobre esse tema. Seu futuro na profissão agradece!

Como ter uma carreira de sucesso?

O sucesso é um conceito muito subjetivo, pois varia de pessoa para pessoa. Em suma, opte por fazer algo que desperte o seu interesse. É claro que o dinheiro importa, mas ele não deve ser o único critério para escolher sua área de atuação.

Outra dica importante é melhorar o seu currículo durante a graduação. Faça cursos livres, aprenda idiomas estrangeiros e tente estagiar em uma empresa que seja condizente com a trajetória profissional que você pretende seguir.

Na hora de escolher uma faculdade, procure saber se ela dá atenção às oportunidades de estágio. Algumas instituições fazem parcerias com empresas reconhecidas no ramo. Portanto, capriche na decisão e opte por uma universidade reconhecida.

Qual é o perfil do profissional de Ciências Contábeis?

O perfil do profissional de Ciências Contábeis é de alguém bastante analítico e muito organizado. Você não poderá deixar nenhum detalhe escapar e deve ficar atento ao cumprimento de leis, normas e regras em geral.

Nas últimas décadas, o perfil buscado pelo mercado de trabalho sofreu importantes modificações. Isso aconteceu graças aos avanços tecnológicos, que mudaram significativamente as relações de trabalho e as formas de se fazer um planejamento tributário, um controle financeiro e assim por diante.

Atualmente, os contabilistas precisam se conectar às novas ferramentas o quanto antes. A automatização de tarefas, a utilização de softwares contábeis e o fechamento financeiro são apenas alguns exemplos dessa grande evolução pela qual a área passa.

Desse modo, além das características já mencionadas, você deve atualizar seus conhecimentos frequentemente. A tecnologia não dispensa nem substitui os profissionais de Ciências Contábeis — apenas ajuda na execução de atividades que antes eram manuais e mais demoradas.

A tendência é que, com o passar do tempo, essas tecnologias tenham cada vez mais espaço na rotina profissional dos contabilistas — e nem é preciso dizer que ela mudou para melhor!

Ficar por dentro de tudo sobre Ciências Contábeis pode ser muito importante para definir se deve ou não cursar essa faculdade. Considere as informações deste texto e pense bem no seu futuro para tomar a melhor decisão.

Agora que você já conhece mais sobre o curso, aproveite para curtir nossa página do Facebook! Lá você encontra outros conteúdos e fica por dentro das novidades sobre educação e desenvolvimento profissional.

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos