BLOG DA GRADUAÇÃO

5 profissões que o profissional de Redes pode seguir

Postado por Felipe Soares de Oliveira em 3/fev/2016 10:24:42

Fundamental em qualquer grande empresa, o profissional de Redes de Computadores é responsável, basicamente, por garantir que toda a estrutura de internet da organização funcione adequadamente. Com a popularização das conexões de alta velocidade e dos serviços de cloud computing, esses especialistas se tornaram absolutamente indispensáveis para qualquer corporação moderna.

Uma das maiores vantagens de ser um profissional de Redes está diretamente ligada à flexibilidade de opções disponíveis no mercado de trabalho, já que os conhecimentos desses profissionais permitem a execução de inúmeras funções. De arquiteto de soluções a analista, são várias as profissões possíveis para o setor.

Curioso para saber mais? Então confira as que destacamos no post de hoje como as mais comuns!

Leia Mais +

Redes de Computadores

Como se tornar um hacker do bem fazendo o curso de Redes

Postado por Felipe Soares de Oliveira em 2/fev/2016 9:47:20

Com o crescimento da presença da tecnologia no mundo corporativo, os profissionais de redes de computadores com conhecimentos em segurança digital acabaram se tornando super procurados pelo mercado. Já pensou em usar esses conhecimentos para ser um hacker do bem?

Leia Mais +

Redes de Computadores

Conheça 3 previsões sobre o futuro das redes de computadores!

Postado por Felipe Soares de Oliveira em 1/fev/2016 13:59:22

Para falarmos especificamente sobre o futuro das redes de computadores, é preciso, antes de mais nada, contextualizar. Pense bem: com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia e das conexões de redes, não apenas os computadores passaram a estar conectados, mas também uma infinidade de outros dispositivos — como celulares, carros e até geladeiras!

Essa verdadeira revolução tem conectado tudo e todos. E cada vez mais, tem utilizado combinações tecnológicas pouco prováveis para possibilitar essas conexões. Não parece que já estamos vivendo o futuro? Mas acredite: ainda tem mais!

Em relação ao futuro, então, deve-se pensar muito além dos computadores, focando na conexão entre outros recursos que contenham ou possam conter conectividade. Olhe ao redor e veja as infinitas possibilidades de conexão e as oportunidades para quem ainda está apenas estudando para se tornar um profissional de Redes de Computadores. Curioso para conhecer algumas das previsões para o futuro dessa conectividade? Então veja o que preparamos a seguir:

Leia Mais +

Redes de Computadores

Você conhece os principais tipos de redes de computadores?

Postado por Felipe Soares de Oliveira em 27/jan/2016 15:23:56

Por mais que WAN, LAN e VPN sejam siglas bastante comuns no cotidiano do profissional de Redes de Computadores, não é todo mundo que sabe exatamente o que elas significam ou para quê servem. E é aí que a especialização faz toda a diferença, afinal, saber identificar corretamente que tipo de rede é o ideal para um projeto é uma das qualificações que os estudantes de um curso de Redes de Computadores aprendem a desenvolver.

As redes são responsáveis por ligar diversos computadores, tablets, celulares e até geladeiras em uma única teia de dados. Criadas, inicialmente, para facilitar a comunicação entre quartéis militares e centros de pesquisa, as redes logo passaram a ser adotadas para milhares de outros fins. E isso definitivamente não teria acontecido sem a criação dos protocolos TPI/IP, que permitem que dispositivos diferentes conversem entre si, sem a necessidade de sistemas e equipamentos especiais.

Na prática, por mais que as redes se diferenciem pela topologia, os meios físicos, a tecnologia de suporte e o ambiente ao qual se destinam, cada tipo possui uma característica especial. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira agora mesmo os principais tipos de redes de computadores:

Leia Mais +

Redes de Computadores

Conheça tudo sobre a história das Redes de Computadores

Postado por Felipe Soares de Oliveira em 27/jan/2016 15:17:37

O mercado na área de Redes de Computadores, como falamos anteriormente, continua aquecido. Com a alta demanda das empresas, os  profissionais realmente qualificados no ramo tem se tornado disputadíssimos. Para entender mais a fundo esse cenário, nada melhor que conhecer um pouco da história das Redes de Computadores, não acha?

Aprender sobre a evolução das redes e como elas construíram o mundo que conhecemos hoje, certamente, o ajudará a entender como o profissional de redes se tornou fundamental no ambiente corporativo. E nossa viagem no tempo começa lá atrás, na década de 1960, quando ainda existiam as telas de fundo preto e letra verde ou branca. Vamos lá?

Leia Mais +

Redes de Computadores