BLOG DA GRADUAÇÃO

6 competências que você desenvolve ao longo da graduação em psicologia

Postado por Cristiane Galvão Ribeiro em 20/nov/2017 9:12:00

Cada curso superior tem suas particularidades e, além de definir sua futura profissão, eles te dão ferramentas importantes de autodesenvolvimento no decorrer das aulas. Fizemos este artigo sobre as competências desenvolvidas na graduação em psicologia para que você, que possui interesse na área, tenha mais clareza nesse momento.

Sabemos que não é fácil, nessa fase de pré-vestibular, lidar com tantas decisões, além de toda a tensão que é passada no momento de realizar a prova. Saber qual curso irá escolher e que isso poderá ser sua profissão, que afetará toda a sua rotina, é bastante desafiador. Além disso, há a pressão de ter que decidir em qual instituição de ensino você irá estudar.

Por isso, é muito importante pesquisar todas as opções que surgirem neste momento: descobrir, dentre os cursos pelos quais você possui interesse, a grade curricular, as competências, o que o profissional faz, quanto ganha, enfim, tudo sobre aquela carreira.

Então, se você pensa em cursar psicologia, acompanhe conosco esta leitura!

Leia Mais +

Psicologia

O que se estuda em psicologia? Confira a grade curricular do curso

Postado por Cristiane Galvão Ribeiro em 14/jun/2017 7:09:00

Você está se preparando para o Enem, tem interesse no bem-estar mental e gosta de interagir com pessoas variadas? Pois entender o que se estuda em Psicologia pode fazer você se encantar por essa profissão e elegê-la como carreira.

A Psicologia é a ciência incumbida de estudar os fenômenos psíquicos, os desempenhos mentais e a maneira como os seres humanos se comportam. Para isso, dedica-se a entender e analisar nossas emoções, sentimentos, traumas, valores e ideias.

Como consequência, o profissional formado em um curso superior de Psicologia é capaz de prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios comportamentais e problemas de personalidade. Para tanto, ele é responsável por observar atitudes e relacioná-las aos nossos mecanismos mentais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e saúde mental.

Por isso, o campo profissional do psicólogo é aberto a uma grande gama de possibilidades de atuação. Seja em consultórios próprios, em hospitais ou instituições de promoção à saúde, em consultorias de recursos humanos para empresas e em escolas - os formados em Psicologia são cada vez mais requisitados.

Não por acaso, a Psicologia tem sido, nos últimos anos, um dos cursos superiores mais procurados pelos estudantes que pretendem ingressar na carreira universitária.

Ficou interessado? Quer saber com mais profundidade o que um psicólogo estuda? Neste post contaremos um pouco sobre a grade curricular de Psicologia para te ajudar a perceber se você se encaixa nesse perfil! Confira!

Leia Mais +

Psicologia

Quais são as principais áreas de atuação da psicologia?

Postado por Cristiane Galvão Ribeiro em 7/jun/2017 6:43:00

Quando vem a nossa mente a figura do psicólogo, logo pensamos no atendimento clínico. Visualizamos um profissional em um consultório atendendo um paciente com algum tipo de problema emocional. Mas essa imagem está relacionada à Psicologia Clínica, uma das áreas de atuação da Psicologia.

Podemos dizer que a Psicologia é uma área de múltipla açãoO curso é uma ótima escolha para quem pensa no futuro e deseja ter um leque de opções para atuar. O psicólogo pode trabalhar em escolas, hospitais, clínicas, academias, empresas, universidades... e não para por aí!

Neste post, você vai conhecer algumas das áreas de atuação da Psicologia. E vai perceber que esse é um curso muito mais interessante do qu imagina. Vamos lá!

Leia Mais +

Psicologia

Você sabe quanto ganha um psicólogo? Descubra agora!

Postado por Cristiane Galvão Ribeiro em 29/mai/2017 6:38:00

Habilidades sociais, ser ouvinte e conselheiro são qualidades do perfil de uma das profissões que mais crescem nos últimos anos: o psicólogo. E a pergunta que frequenta a mente dos prováveis candidatos é: quanto ganha um psicólogo?

A escolha da carreira não é a única decisão importante na vida profissional. O alicerce de uma carreira sólida, que traga satisfação, realizações e reconhecimento do mercado e da sociedade começa agora, pelo planejamento.

Neste post, trazemos para você as possibilidades dentro da carreira do psicólogo e como fazer para chegar ao topo. Confira a seguir as funções que um psicólogo pode assumir, bem como salários médios e de topo da carreira.

Leia Mais +

Psicologia

Descubra de uma vez por todas o que um psicólogo faz

Postado por Cristiane Galvão Ribeiro em 16/mai/2017 6:34:00

Escolher uma profissão é uma tarefa que envolve muitas dúvidas. Por isso, é importante pesquisar a fundo sobre as possibilidades de atuação de cada área, para que você não fique perdido. Sobretudo porque, atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais diversificado, versátil e competitivo.

É preciso, portanto, ser profundamente interessado na sua atividade profissional e atualizar-se constantemente. Se não, você corre o risco de ficar obsoleto e de ser preterido pelos seus clientes. Conhecer o que um psicólogo faz, por exemplo, pode ser determinante para escolher ou não essa carreira.

Então, se você quer descobrir um pouco mais sobre as possibilidades de atuação de um profissional da psicologia no mercado, não deixe de ler o post de hoje!

Leia Mais +

Psicologia

MAIS LIDOS