BLOG DA GRADUAÇÃO

Mitos da enfermagem: o que não é verdade acerca dessa profissão?

Postado por Ana Flávia da Fonseca em 13/fev/2017 6:25:00

Profissão só de mulher, médico frustrado, assistente das carreiras da área da saúde. Quem nunca ouviu (ou até pensou) esse tipo de coisa a respeito de quem estuda enfermagem ou de quem já se tornou enfermeiro?

Como muitos sabem, a enfermagem sempre esteve envolta em simbolismos e estereótipos que ganharam os anos e se tornaram inerentes à profissão com ajuda do senso comum. E isso acompanha a carreira desde o seu surgimento, ainda no período Antes de Cristo, quando as doenças eram consideradas castigos de Deus, e quando, mais tarde, a enfermagem se tornou reconhecida por meio da assistência prestada em hospitais aos feridos de guerra.

Esse tipo de imagem construída sobre a carreira desde seus primeiros anos de existência, porém, permanece viva até hoje, embora já esteja ultrapassada há muito tempo. Os mitos da enfermagem já não reproduzem mais a verdadeira missão da profissão. Hoje, a carreira tem uma ampla área de atuação e exige capacitação constante.

A seguir, vamos desmascarar 6 dos principais mitos da enfermagem. Confira!

Leia Mais +

Enfermagem

Saiba o que faz um enfermeiro do trabalho

Postado por Ana Flávia da Fonseca em 3/fev/2017 7:22:00

Você sabe o que faz um enfermeiro do trabalho? Esse profissional é formado no curso de Enfermagem, mas, diferentemente do enfermeiro tradicional, tem suas atribuições ligadas às necessidades empresariais.

A enfermagem do trabalho é uma das funções em que alguém formado em Enfermagem pode se especializar. Se você não conhece esse campo de atuação do profissional, continue conosco nesse artigo! Afinal de contas, esse pode ser o seu futuro!

Leia Mais +

Enfermagem

Conheça as principais especializações em Enfermagem

Postado por Ana Flávia da Fonseca em 25/jan/2017 7:22:00

Quem se aventura pela fascinante carreira de Enfermagem sabe que a procura por melhores cuidados e procedimentos é constante. Sendo assim, este profissional não pode parar apenas no curso de graduação. Ele deve buscar mais capacitação por meio das especializações em Enfermagem.

Estes cursos apresentam qualificação para todos os gostos. Por exemplo, tem especialização para enfermeiros que adoram crianças, para outros que preferem cuidar de uma comunidade e para aqueles que gostam de entender o coração.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 8 áreas de especialização em Enfermagem que vão melhorar a prestação de serviços em saúde.

Leia Mais +

Enfermagem

Como se preparar para a faculdade de Enfermagem?

Postado por Ana Flávia da Fonseca em 11/jan/2017 7:16:00

Está terminando o ensino médio e pretende ingressar na faculdade de Enfermagem? Então você fez uma bela escolha! A Enfermagem é uma profissão dedicada a promover, manter e recuperar a saúde das pessoas.

Mas exercer essa função exige uma grande responsabilidade e requer uma excelente preparação. Afinal de contas, zelar pela vida dos outros não é tarefa para qualquer um, não é mesmo? Você deve, portanto, passar por algumas etapas antes de começar o curso, que tem duração média de 4 anos. Uma delas é estudar e se preparar para os vestibulares.

Além disso, é preciso pesquisar sobre a área de atuação e o mercado, além de ter consciência do que você realmente vai aprender e, finalmente, fazer a escolha do local onde vai estudar. Bastante coisa, não?

Para ajudar você a se tornar um excelente enfermeiro, elaboramos algumas dicas que vão te deixar pronto para entrar na faculdade. Acompanhe e prepare as roupas brancas!

Leia Mais +

Enfermagem

Descubra agora quanto ganha um enfermeiro

Postado por Ana Flávia da Fonseca em 9/jan/2017 6:31:00

Escolher uma carreira é sempre uma tarefa difícil, especialmente para quem está terminando o ensino médio e precisa escolher para qual curso vai se candidatar na faculdade. O curso de Enfermagem, por exemplo, é uma opção bem procurada por aqueles que pretendam entrar para a área de biomédica ou de cuidados. Mas a pergunta básica para todos que estão escolhendo uma carreira permanece: quanto ganha um enfermeiro?

A questão é relevante, já que essa profissão deverá sustentar um certo estilo de vida e atender a algumas necessidades do indivíduo. Porém, não é a primeira que deve ser feita. Sem ter algumas noções anteriores sobre a profissão, vai ser bem mais difícil conseguir a remuneração dos seus sonhos.

Por isso, selecionamos algumas perguntas que precisam ser feitas antes de pensar na questão salarial.

Leia Mais +

Enfermagem