BLOG DA GRADUAÇÃO

Será que tenho o perfil para ser um gestor público?

A área de Gestão Pública vem ganhando visibilidade nos dias de hoje, tanto em função da realidade do país — que necessita cada vez mais de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento social — quanto pela estabilidade que a carreira pública tem. Essa pode ser uma vantagem para muitos trabalhadores, devido ao alto índice de desemprego do cenário econômico atual.

No entanto, a profissão vai além da carreira pública. Por isso confira um pouco mais sobre a realidade da área e confirme se você tem o perfil para se tornar um gestor público!

Gestor público

O que é Gestão Pública

Primeiramente, é importante saber o que é Gestão Pública e analisar se você tem afinidade com a área.

A profissão está relacionada com a administração e gerenciamento de instituições e políticas públicas. Dessa forma, envolve alguns aspectos da administração tradicional, como planejamento, controle e organização. No entanto, é direcionada aos órgãos públicos, podendo também ser aplicada em ONGs ou empresas privadas que possuam programas de responsabilidade social relacionados com políticas públicas. Nesse sentido, o mercado de trabalho não fica limitado ao órgão público.

Se você se sente confortável ao organizar e planejar projetos e tem interesse pela área pública ou social, você possui grandes chances de se dar bem estudando Gestão Pública.

Baixar ebook

Perfil do profissional de Gestão Pública

O gestor público pode atuar em diversas frentes. Um dos papéis desse profissional é criar e defender políticas públicas e intermediar as relações entre empresas e governo.

Por outro lado, também é possível trabalhar na gestão e administração de órgãos públicos, atuar com a parte contábil e orçamentária, entre outras atividades.

Para se tornar um gestor público é preciso ter:

  • Interesse e afinidade pela área social;
  • Preocupação com a sociedade e com o bem-estar coletivo;
  • Habilidades em comunicação e gosto pelo diálogo;
  • Facilidade com números e contas;
  • Habilidades em organização e planejamento;
  • Liderança;
  • Conhecimento Técnico.

Para adquirir conhecimentos técnicos e específicos é preciso investir em um curso de Gestão Pública.

Como é o curso de Gestão Pública

Você tem as características e habilidades citadas acima? Acha que a profissão de gestor público é a certa para você? Então, é necessário se capacitar e adquirir conhecimentos específicos que só serão adquiridos com o curso de Gestão Pública. Nele, você vai obter as competências necessárias para atuar na área.

Num primeiro momento, muitos pensam que o profissional de Gestão Pública só poderá prestar concurso e atuar em órgãos públicos. No entanto, há diversas opções de atuação: ele também pode trabalhar em ONGs, consultorias e empresas privadas. Além disso, pode exercer atividade com cunho social ou atuar em áreas com foco administrativo.

É uma profissão voltada para pessoas que se preocupam com a sociedade e gostariam de contribuir com ações e políticas que têm impacto na vida de todos.

E você, acha que tem o perfil para atuar como gestor público? Quer saber mais sobre o curso? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo!

Baixar ebook

Gestao Publica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS