BLOG DA GRADUAÇÃO

Será que eu tenho habilidades de um Psicólogo?

Muitas pessoas acham que para ser um psicólogo você deve ter grandes habilidades sociais, ser um bom ouvinte e dar bons conselhos para os seus amigos.

Se você possui essas características, com certeza já ouviu um “você deveria fazer curso de Psicologia”. Entretanto, se você não tem tais habilidades desenvolvidas, saiba que o campo de estudo vai muito mais além do que a presença e bom relacionamento. Ela estuda o comportamento do indivíduo, suas formas de pensar, reagir e interagir com a comunidade.

Para alguém que busca se graduar em psicologia e se tornar um profissional bem sucedido, é muito mais importante ter senso-crítico do que apenas dar boas sugestões aos seus amigos e parentes. Que tal conhecermos um pouco mais as habilidades de um Psicólogo?

curso-de-psicologia-blog-unipe-graduacao

Os estudos da psicologia

Você sabe realmente o que é a Psicologia? A Psicologia é o estudo dos fenômenos mentais, emocionais e do comportamento do ser humano, mediado pela análise crítica de suas ideias, seu âmbito social e seus valores. Trabalha de forma interprofissional, promovendo saúde, dentro da perspectiva psicossocial, sempre considerando a diversidade sociocultural dos envolvidos.

Você vai perceber que habilidades de um Psicólogo são direcionadas para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e distúrbios, tanto mentais, quanto emocionais e de personalidade.

Baixar ebook

O profissional observa e analisa, de forma crítica, os mecanismos mentais de seus pacientes, analisa também as atitudes, os sentimentos e a forma em que eles se relacionam. Assim ele procura ajudar o paciente a identificar os seus problemas e a rever e ponderar sobre seus comportamentos.

O campo de trabalho é vasto, podendo atuar em consultórios particulares, hospitais e instituições de saúde; escolas e instituições ensino. Pode ainda trabalhar com atendimento junto a ONGs, centros comunitários e instituições socioeducativas. Dessa forma, podemos perceber as habilidades de um Psicólogo estão sempre à disposição da sociedade.

Qual é o perfil ideal?

Se você pretende fazer esse curso e ainda é extrovertido, pode trabalhar com hospitais, escolas ou ainda no setor de Recursos Humanos de empresas, lidando diariamente com centenas de pessoas. Entretanto, se você é mais introvertido, pode atuar em ambientes mais reservados como clínicas e consultórios, prestando atendimento individual, ou, quem sabe, atuar com pesquisas acadêmicas. Isso não significa, é claro, que os introvertidos não possam trabalhar com grandes públicos, mas temos de convir que talvez esse seja um desafio extra que o profissional vai encontrar no caminho.

O que se deve fazer é apontar, de forma generalizada, algumas características que permeiam as habilidades de um Psicólogo: coragem, para enfrentar os problemas do dia a dia profissional; curiosidade, para atualizar os conteúdos dos assuntos trabalhados; e cabeça aberta, para compreender que em determinados momentos você será exposto a situações não condizentes com seus posicionamentos e crenças pessoais.

Se você pretende fazer essa faculdade, esqueça a ideia de um perfil profissional adequado para a atuação. O mais importante é ter a consciência e a disposição para estudar as matérias da faculdade e absorvê-las da melhor forma possível. 

Baixar ebook

Psicologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.