Gestao de Recursos Humanos

Será que consigo pagar o curso de gestão de RH sozinho?

Mariana Brito
07-03-2018 6:34

No artigo de hoje, ensinaremos como você pode pagar o curso de gestão de RH sozinho. Essa é uma questão importante, já que fazer faculdade é muito mais do que uma simples necessidade profissional para algumas pessoas.

Em alguns casos, pode ser a realização de um sonho, a consumação de um exemplo de superação familiar. Se você é uma dessas pessoas, a sua realização profissional e pessoal começa agora.

Depois de ler este artigo, você vai perceber que, mesmo para quem estuda, trabalha e precisa ajudar com as despesas em casa, é possível pagar, por conta própria, o curso de gestão de RH. Acompanhe as nossas dicas e boa leitura!

sera-que-consigo-pagar-o-curso-de-gestao-de-rh-sozinho.jpg

Quanto custa o curso de gestão de RH?

O ponto de partida é uma pesquisa que pese a qualidade e o preço de um bom curso. Claro, cada caso é um caso, contudo é interessante começar evitando extremos. Não ceda a mensalidades muito caras ou a duvidosos milagres de economia.

Cursos muito caros não vão caber no seu orçamento, mas, também, quando a esmola é demais, o santo desconfia, não é mesmo? Procure um meio-termo que reúna qualidade e preço na medida certa.

Hoje, a média das mensalidades de um curso de gestão de RH no Brasil gira em torno de valores como R$330 mensais para opções diurnas ou R$360 para opções noturnas.

É importante somar a esses valores as despesas recorrentes de qualquer curso de graduação: o valor do seu deslocamento até a instituição de ensino que escolher e o dinheiro que vai gastar com xerox e alimentação no local, por exemplo.

Pronto, você já tem uma boa ideia de quanto o curso vai custar no total. Agora é hora de procurar uma opção de financiamento estudantil que torne o curso acessível à sua realidade financeira. Abaixo, vamos explicar como fazer isso.

Baixar ebook

Como conseguir financiamento?

Muitos vestibulandos acabam desistindo da faculdade que escolheram quando descobrem que ela não tem opções de financiamento do curso em questão. Não faça isso!

Se seguiu nossas dicas até aqui, você escolheu a sua instituição de ensino com base em dois critérios muito importantes: preço e qualidade. Não jogue isso fora tão facilmente.

Escolha cursos tecnológicos, que são mais curtos e baratos

Pelos valores médios que apresentamos acima, você deve ter reparado que as economias já começam se você optar por estudar de manhã. É claro que a maior parte das pessoas que trabalham e estudam não têm esse privilégio.

Em todo caso, os cursos tecnológicos são uma opção econômica por si só. As mensalidades são mais baratas que as dos cursos tradicionais e eles duram apenas dois anos. Ou seja, o seu curso de gestão de RH, se for bem planejado, pode ficar bem fácil de pagar.

PROUNI

Os alunos podem conseguir bolsa integral ou 50% de desconto, depois de passarem por uma análise criteriosa. Nessa análise, são consideradas as notas do ENEM e o perfil socioeconômico do estudante e da sua família. É importante ficar atento a alguns detalhes, no entanto.

Por exemplo, para que o estudante possa concorrer a uma bolsa, ele precisa ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano imediatamente anterior. Além disso, deve ter feito o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral — ou parcialmente em cada uma dessas opções, por exemplo, um ano em escola pública e dois anos em uma escola particular com bolsa.

Depois, basta o estudante escolher uma das modalidades de bolsa e até cinco instituições de ensino em que deseja estudar.

Suas notas de Redação e Conhecimentos Gerais na prova do ENEM serão somadas e divididas por dois, sendo o resultado desse cálculo a nota total do aluno para concorrer à bolsa que escolheu.

Depois, a ordem de classificação dos candidatos é publicada, no formato de uma lista por curso e por instituição.

Vale lembrar que o bolsista que não mantiver aproveitamento de 75% ao longo do curso (por disciplina cursada) pode ser excluído do programa de bolsas.

sera-que-consigo-pagar-o-curso-de-gestao-de-rh-sozinho.gif

Por que economizar no dia a dia?

Nossa última dica vai parecer óbvia, mas é justamente aqui que a maior parte dos estudantes peca. Use e abuse da criatividade para economizar no seu dia a dia na faculdade.

Pequenas quantias diárias gastas sem necessidade vão se transformar numa soma e tanto ao fim dos seus dois anos de graduação num curso de gestão de RH.

Quando possível, substitua xerox por livros emprestados, leve comida em vez de lanchar na instituição e considere voltar para casa a pé ou de bicicleta, se você mora perto de onde estuda.

Afinal, o seu sonho vale muito mais do que alguns pequenos confortos diários, concorda? Então, agora que você já sabe como pagar o curso de gestão de RH, boa sorte, bons estudos e boa economia!

E não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Lá a gente posta dicas quentíssimas o tempo todo!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos