BLOG DA GRADUAÇÃO

Seja um profissional de TI e tenha uma carreira promissora!

Apesar da crise, o mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil se mantém em constante crescimento. A estimativa da consultoria IDC é de que o país deva finalizar 2015 com crescimento de 5% em relação ao ano passado no que diz respeito à adoção da tecnologia pelas empresas — movimentando algo em torno de US$ 165,6 bilhões. Também a Associação Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação estima que em 2016 haverá um incremento de 30% nas oportunidades de emprego para os profissionais de gestão de TI.

Essas são duas fortes razões para você fazer um curso de tecnologia da informação e se tornar um profissional de TI com uma carreira promissora. Logicamente, para assumir cargos de qualidade é preciso estar preparado. Afinal, gestão de TI é sinônimo de resultados rápidos, qualidade de serviços e muita competitividade.

A seguir, veja seguir algumas dicas para que você adquira conhecimento, prática e se torne um profissional de TI capacitado:

gestor de TI

Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação

O curso Gestão de Tecnologia da Informação é o mais completo para você que deseja ser uma pessoa capacitada para assumir cargos técnicos e cargos de liderança na área. Ele te prepara para gerir a infraestrutura (todo o arsenal tecnológico de uma organização), projetos de sistemas aplicativos, gerência de redes de computadores e bancos de dados, desenvolvimento de softwares, gerência de níveis de serviços de TI, além de coordenação de pessoas e contratação e administração de fornecedores.

→ No Unipê o curso Gestão de Tecnologia da Informação tem duração de 2,5 anos e te dá o título de tecnólogo (atenção: não é técnico). Para saber mais, clique aqui!

Certificações

Outro ponto muito importante que você deve prestar atenção é quanto às certificações, ou seja, selos de grandes organizações que atestam que você é um profissional preparado para lidar com algumas áreas específicas do conhecimento. Elas são tão importantes que, de acordo com a consultoria IDC, aumentam em 53% as chances de um profissional ser empregado.

As principais certificações que você deve ter para ser um profissional de sucesso são:

  • Cisco Certified Network Associate - CCNA Routing and Switching;
  • Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA): MCSA: Windows 8;
  • ITIL Foundations;
  • PMI.

Baixar ebook

Pós-graduação

Depois da graduação, o seu ritmo de estudos não precisa parar. Um passo muito importante para os profissionais de TI é escolher uma especialização. Nesta área, ter um conhecimento amplo é importante e mostrará o caminho que você mais gosta, porém se especializar em uma determinada área de atuação,o te fará um profissional ainda mais respeitado.

→ Para conhecer os cursos de pós-graduação oferecidos pelo Unipê na área de TI, clique aqui!

Cursos de extensão

Não pare na formação tradicional. Participe de cursos de extensão, pois eles sempre irão ampliar sua visão. Além do conhecimento, fazer cursos de curta duração também é muito importante para conhecer pessoas e criar um networking de valor.

Habilidades profissionais

Você também deve desenvolver algumas habilidades que podem te destacar dos demais profissionais de TI. Eis as principais:

  • Raciocínio rápido e lógico: quanto mais você desenvolver seu raciocínio lógico, mais facilidade terá para solucionar problemas (seja um solucionador de problemas);
  • Vontade de aprender: esteja sempre atento às tendências, pois o mercado de tecnologia não para de evoluir. Participe de eventos on e offline, conheça pessoas e siga os principais formadores de opinião da sua área de atuação;
  • Liderança e empreeendedorismo: por mais que você não queira assumir um cargo de liderança direta, o mercado estima muito os profissionais que conseguem agregar valor às pessoas e estimulá-las a darem o seu melhor. Da mesma forma, a capacidade de empreender, ou seja, de criar produtos e serviços pode ser muito útil tanto se você for empregado quanto se deseja abrir seu próprio negócio.

Esteja sempre antenado com o mercado de gestão de TI

Uma última dica: esteja sempre atento às oportunidades. Montar um perfil no LinkedIn e seguir as principais empresas empregadoras, participar de grupos de discussão e também seguir os principais influenciadores (profissionais amplamente reconhecidos que postam dicas e novidades da área de TI) é uma excelente escolha.

Acompanhe também os principais bancos de empregos do país. No site da consultoria Catho, por exemplo, é possível filtrar por cargos, por regiões do país, por salários e mais uma infinidade de filtros que te darão uma visão panorâmica do mercado de TI. Não deixe também de ver o Guia de Profissões da Catho, ele é um dos mais completos que existem.

Ainda tem dúvidas sobre como ser um profissional de TI? Deixe um comentário!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.