BLOG DA GRADUAÇÃO

Se prepare para o ENEM: adquira hábitos saudáveis e estude mais

Vida de estudante de ensino médio não é nada fácil. É preciso tomar grandes decisões, como a escolha da carreira que você vai seguir daqui para frente, lidar com a pressão dos pais para passar em uma boa faculdade e, além de tudo isso, enfrentar uma verdadeira maratona de estudos para o ENEM.

Em meio a esse turbilhão de acontecimentos, expectativas e afazeres, para não perder a cabeça, é preciso tomar um cuidado especial com a saúde, afinal, como já dizia aquele velho ditado romano: “mente sã, corpo são”. Então segure as pontas, respire fundo e siga as dicas a seguir para terminar essa corrida com medalha de ouro no pescoço!

Se prepare para o ENEM!

Não fuja da academia

É claro que você não precisa ser maratonista de verdade para encarar a prova do ENEM, mas, brincadeiras à parte, sabia que a prática regular de exercícios físicos realmente pode ajudar nos estudos?

Isso acontece porque as atividades aeróbicas (como correr, dançar, nadar, caminhar e outras em que você tem que se exercitar muito!) estimulam a circulação sanguínea e, consequentemente, aumentam o fluxo de oxigênio no cérebro.

Fique de olho na dieta

“Dieta” é uma palavra que, logo de cara, já dá a impressão de que você vai precisar sofrer muito. Só de pensar em cortar os doces e o chocolate, principalmente em um momento de tanta tensão como este, já dá arrepios!

Mas a boa notícia é que a dieta que você deve seguir para estudar para o ENEM não tem nada de assustador. Basta que você tome alguns cuidados:

  • Não precisa cortar as guloseimas cheias de açúcar e os pratos gordurosos do menu, mas saiba que seu excesso pode dar sono e, assim, atrapalhar a sua preparação, por isso não exagere!
  • Aposte em alimentos com muitas fibras, que dão mais concentração — estamos falando de cerais, frutas como o mamão e até pães e biscoitos integrais.
  • Procure comer peixes de água fria (como truta, salmão e atum) pelo menos uma vez por semana para turbinar a memória com o ômega 3 — vai um japa aí?
  • Além disso, tente manter o consumo de frutas, verduras e legumes equilibrado para que não falte nenhum nutriente que possa atrapalhar a sua performance, ok?

New Call-to-action

Organize-se

Que tal adotar a disciplina de um atleta olímpico para conseguir cumprir com todas as suas metas antes do esperado dia do ENEM? Arrume a sua mesa de estudo e o seu material para evitar perder tempo procurando aquele livro ou anotação importante.

Crie um cronograma de estudos para conseguir estudar todos os conteúdos necessários a tempo da prova. Faça uma lista com os assuntos a serem estudados e vá riscando cada item à medida que for cumprindo um por um.

Saiba administrar o seu tempo

Com o cronograma em mãos e tudo organizadinho para você começar a mandar bala nos estudos, sempre surgem algumas distrações: mensagens no Whatsapp, notificações no Facebook, e-mails, convites para sair e até a sua mãe, pedindo para você ir até a padaria, podem arruinar todo o seu planejamento. Para que tudo não vá por água abaixo, a dica é isolar-se do mundo na hora separada para os estudos e, de preferência, avisar os familiares e amigos que, nesse momento, você não pode ser interrompido.  

Mantenha os amigos por perto

Não tem como estudar para o ENEM sem dedicação e esforço, mas isso não quer dizer que você precisa tirar os momentos de descontração da sua rotina. Na verdade, sair com os amigos, se divertir e relaxar é quase tão importante para mandar bem no ENEM quanto estudar! Não dissemos antes que, para terminar essa etapa da vida com muito sucesso, é preciso ter corpo e mente sãos? Pois a mente também precisa se distrair para ficar sã, então não se esqueça de deixar um tempinho para isso no seu cronograma: é obrigatório se divertir enquanto estuda para o ENEM!

Pronto para fechar o ensino médio com chave de ouro? Conte para a gente, nos comentários, que outros hábitos saudáveis você segue para estudar mais e leia também nosso post sobre a faculdade em João Pessoa que vai transformar a sua vida — quem sabe ele não te dá uma motivação a mais para os estudos?

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.