BLOG DA GRADUAÇÃO

Saúde no vestibular: 3 cuidados que você deve ter antes da prova

Vida de vestibulando não é tarefa fácil: a carga de estudos é tão pesada que falta tempo para o descanso e sobra (muito) para o estresse. Isso tudo sem contar a cobrança e a expectativa da família e dos amigos. Mas se você chegou são e salvo até as vésperas da prova, é hora de redobrar o cuidado com a saúde para não deixar que, justo na hora H, o nervosismo venha a atrapalhar tantos meses de preparação. Confira agora nossa lista de (X)  cuidados com a saúde que você deve ter antes da prova.

saude-vestibular-blog-unipe-graduacao

Diminua o ritmo:  

Falta apenas um dia para a prova e você ainda está ligado na mesma rotina de estudos? Fala sério! Com o pouco tempo que lhe resta, dificilmente você terá condições de aprender alguma coisa nova. Embora muitos candidatos aproveitem a véspera para revisar a matéria, o ideal é relaxar. Tire o dia para atividades ao ar livre, ir ao cinema, bater um papo com os amigos. Mais relaxado, o conteúdo que aprendeu ao longo de todo esse tempo tem mais chances de fluir naturalmente na hora da prova.

Opte por comidas leves:

Quando sugeri que relaxasse na véspera, não quis dizer para enfiar o pé na jaca e encarar a deliciosa macarronada da sua mãe. Uma alimentação leve, composta de saladas, carnes grelhadas e frutas, é essencial para manter o metabolismo sempre 100%, e não exclusivamente encarregado de queimar as gorduras que ingeriu, dando aquele sono incontrolável logo nos momentos em que mais precisa se concentrar.

A incrível batalha do Ensino Superior

Durma bem:

Nada de varar a noite decorando fórmulas ou regras de português! Cerca de 8 horas de sono são essenciais para um bom desempenho na prova, pois a ciência comprova que o déficit cognitivo pode ser causado pela privação do sono. Com a mente descansada, você corre menos riscos de ter enxaqueca, mal estar, desânimo e, claro, de novo o sono incontrolável na hora em que estiver escrevendo a redação. Sem contar que a capacidade de concentração fica comprometida. Já pensou o desastre?

As dicas são muitas, mas o que mais conta é o seu bom senso. Ora, se se preparou durante tanto tempo, não é no momento decisivo que você irá chutar o balde, não é mesmo? Às vésperas da prova, busque atividades prazerosas. Se decidir revisar a matéria, ligue uma música clássica de fundo, que tal? No fim do dia, o segredo do bom desempenho nas provas é um só: equilíbrio.

Conhece mais dicas para cuidar da saúde no vestibular? Quais?  Compartilhe com a gente e nos ajude a enriquecer o conteúdo!

 

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.