BLOG DA GRADUAÇÃO

Saiba se a graduação em engenharia civil é indicada para você

Escolher uma profissão. Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das decisões mais importantes que você vai tomar em toda a sua vida. E não é para menos! Passamos boa parte da nossa vida adulta trabalhando. Gastar todo esse tempo em uma atividade que não nos dá prazer não vale a pena.

É bem verdade que, ao longo da vida profissional, toda e qualquer pessoa pode, sim, mudar de ideia e transformar bruscamente o rumo da sua carreira, escolhendo um novo campo de atuação.

Mas o que a maioria dos estudantes quer mesmo é acertar em cheio na escolha, pois assim a chance de o sucesso e o prestígio profissional chegarem mais cedo é bem maior.

Se você está exatamente nessa fase da vida estudantil, em que escolher uma profissão é uma necessidade urgente e se, ainda por cima, você está pensando em escolher o curso de graduação em Engenharia Civil, saiba de uma coisa: este artigo é perfeito para você!

Nele listamos algumas perguntas básicas para que você pense com bastante calma e reflita se a graduação em Engenharia Civil é mesmo a opção perfeita para você.

Pronto para começar essa reflexão? Então, continue a leitura!

saiba-se-a-graduacao-em-engenharia-civil-e-indicada-para-voce.jpg

Você gosta mesmo de números?

Se Engenharia Civil é uma das suas principais opções de curso esteja certo: gostar de matemática é um pré-requisito fundamental.

Isso porque, na grande maioria dos cursos brasileiros de graduação em Engenharia Civil, os alunos terão que enfrentar de 2 a 3 anos de matemática pura, cursando disciplinas como Cálculo diferencial e integral, Álgebra, Cálculo numérico, físicas e por aí vai.

Ou seja: para sair-se bem ao longo do seu curso, você vai ter que possuir uma intimidade mínima com números e equações.

Por isso, a primeira recomendação é: se você não curte o universo da matemática, é melhor cortar a Engenharia Civil do seu rol de opções de curso superior.

Pode parecer cruel, mas é melhor se deparar com essa realidade logo do que se sentir incapacitado ou infeliz ao longo do curso. Decida por algo que faça bem a você e que combine com seu perfil.

Liderança é uma de suas características?

Uma das atividades que não vai faltar na vida de um engenheiro é liderar. Gerenciar equipes, delegar atividades e acompanhar tarefas são atribuições corriqueiras do dia a dia do engenheiro civil.

E, para se sair bem, além de uma excelente bagagem de conhecimento, boas aptidões de liderança são indispensáveis. Mas como saber se você realmente é um bom líder?

A liderança pode ser exercida em pequenas atividades do dia a dia. Se você, por exemplo, consegue convencer uma turma de amigos a ver um determinado filme, explicando detalhadamente os motivos para eles fazerem isso, esse já é um bom indicativo de que você possui um bom poder de persuasão e é capaz de convencer pessoas. Isso é fundamental para liderar!

Baixar ebook

Se você também tem senso de humor e jogo de cintura para sair de brincadeiras sem graça dos seus amigos sem brigar com ninguém, é bem capaz que você tenha um bom potencial em resolução de conflitos. Isso também é uma característica nata de um líder.

E se, além de tudo, você tem sensibilidade de perceber quando um amigo está triste ou pensativo e sabe deixá-lo em paz ou alegrá-lo na medida certa, acredite: você está no caminho correto para se tornar um engenheiro de sucesso.

O engenheiro civil precisa lidar com os mais diversos tipos de pessoas, nas mais diversas condições. Ele precisa gerenciar equipes com diferentes graus de conhecimento técnico. Tudo isso requer uma boa dose de liderança.

Você se encaixou bem nesse perfil? Parabéns! Mais um ponto positivo para optar pela graduação em Engenharia Civil.

E os idiomas? Domina algum?

Nem só de números vive um engenheiro civil. As áreas de atuação para esse profissional envolvem diversos campos de atuação: construção de estradas, barragens, portos, aeroportos, sistemas de abastecimento de água… A lista é enorme.

Isso significa dizer que esse profissional estará em contato com diferentes especialistas e trabalhadores, utilizando as mais modernas tecnologias.

Ou seja: em algum momento de sua vida profissional, o engenheiro civil certamente vai esbarrar com a necessidade de falar em outro idioma. A depender do ramo de atuação, o engenheiro pode até atuar em obras em outros países.

Nesses casos, o inglês é um pré-requisito básico para quem quer se tornar competitivo para o mercado de trabalho.

Por isso, não basta ser bom só em matemática e física: tem que abrir a mente também para os idiomas.

graduacao-em-engenharia-civil.gif

A lógica atrai você?

É claro que ter conhecimentos e possuir um currículo impecável será muito importante na construção de uma carreira sólida como engenheiro civil. Mas você vai precisar de algo mais!

Em muitas e muitas situações, esse profissional precisa tomar decisões rápidas. Essas decisões afetam os custos da obra e até mesmo podem diminuir ou aumentar os riscos para a segurança dos trabalhadores. Justamente por isso é preciso pensar rápido. E nessa questão, a lógica vai ajudar você — e muito!

É claro que o profissional da área de Engenharia tem hoje à sua disposição uma série de programas e ferramentas tecnológicos que o auxiliam nessa atividade. A um clique, o engenheiro é capaz de acessar dados e valores da obra com segurança e rapidez.

Isso é uma ajuda e tanto para o engenheiro. Mas as máquinas não fazem nada sozinhas. Elas não decidem. É o profissional que dá o parecer final e autoriza, ou não, uma determinada atividade.

Nessas situações, a lógica é fundamental. O engenheiro precisa aliar as ferramentas e os dados disponíveis com o seu poder de avaliação racional dos fatos para, aí sim, tomar decisões acertadas.

Já viu que é preciso ter um raciocínio lógico afiado para se tornar um bom engenheiro civil, não é mesmo?

E aí, conseguiu se sair bem no nosso questionário? Está mesmo decidido a adentrar no mundo da engenharia?

Esteja certo de uma coisa: se você conseguiu responder positivamente às perguntas apresentadas ao longo do texto, é bem provável que seja um aluno exemplar na graduação em Engenharia Civil. E isso, é claro, será só o primeiro passo rumo a um futuro profissional brilhante.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook. Assim você fica sempre ligado em notícias e conteúdos incríveis para você arrasar nos estudos e garantir uma excelente colocação no mercado de trabalho!

Baixar ebook

Engenharia Civil

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.