Ciencias Contabeis

Saiba quais são as últimas novidades da área de ciências contábeis

Mariana Brito
04-12-2017 8:47

Entre as atividades que mais crescem e ganham expressividade no mercado brasileiro, a área de Ciências Contábeis é a que mais vem se desenvolvendo ao longo do tempo. Alguns anos atrás, o contador era um profissional que vivia enclausurado em seu escritório, guardando livros e fazendo registros.

Entretanto, esse cenário vem mudando severamente e atualmente esse profissional é uma peça-chave na gestão de um negócio, atuando conjuntamente à alta administração e contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O nosso objetivo com este artigo é mostrar as principais tendências da Ciência Contábil para os próximos anos. Confira!

saiba-quais-sao-as-ultimas-novidades-da-area-de-ciencias-contabeis.jpeg

A tecnologia e a área de Ciências Contábeis

A tecnologia vem mudado bastante a forma de trabalho nos escritórios de contabilidade e departamentos contábeis nas empresas, principalmente após a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que transformou uma série de obrigações — que antigamente eram realizadas de forma manual — em procedimentos digitais.

Apesar de muitas mudanças já terem ocorrido, a tendências é que outras alterações ainda apareçam nessa área de atuação. Sabemos que as empresas tributadas pelo Simples Nacional ainda não são alcançadas por determinados tipos de obrigações, no entanto, espera-se que, nos próximos anos, as mudanças na contabilidade atinjam esse tipo de negócio.

Além das mudanças tecnológicas que afetam as obrigações contábeis, também precisamos apontar a evolução dos softwares de gestão contábil que temos hoje em dia, o que tem tornado o trabalho do contador cada vez menos manual.

Ações que demoravam meses para serem finalizadas, como o fechamento de um Balanço Patrimonial ou a Demonstração de Resultados, em muitos softwares, podem ser realizadas com poucos cliques, e, em poucos segundos, você tem uma peça contábil totalmente estruturada e padronizada, com todos os dados e informações lançados no sistema.

Até mesmo os processos de abertura de empresas, em alguns estados brasileiros, foram atingidos pelas mudanças tecnológicas. Com o registro integrado, presente em muitos entes federativos, os contadores — conjuntamente aos advogados — realizam todos os procedimentos em um ambiente on-line, dispensando formulários e papéis intermináveis.

Baixar ebook

A tecnologia e o “fim” da contabilidade

Com tantas mudanças, sistemas realizando trabalhos que anteriormente eram executados por dois ou três colaboradores, algumas pessoas, principalmente estudantes ou quem deseja ingressar no curso de Ciências Contábeis podem pensar: será que é o fim da contabilidade?

A resposta para essa pergunta é um grande e belo "não". Muito pelo contrário, a contabilidade vive um dos seus melhores momentos e necessita cada vez mais de pessoas qualificadas e, principalmente, antenadas à tecnologia.

Na verdade, essa invasão tecnológica pode ser vista como uma oportunidade para os novos profissionais, isso porque eles aprenderão essa ciência da forma como ela é realizada atualmente, mas sempre com a visão no futuro.

Isso pode ser um grande diferencial frente aos profissionais que já atuam no mercado, que precisam, além de cumprir com todas as obrigações inerentes à atividade de contador, também aprender sobre todas essas novidades e mudanças que, obrigatoriamente, estão acontecendo na contabilidade.

Aquele profissional que já saí da graduação com esse conhecimento, tem total capacidade de assumir os novos postos que surgem nos escritórios de contabilidade e nas empresas. Atualmente, os usuários desse tipo de serviço precisam de profissionais altamente qualificados e, principalmente, que conheçam e dominem as novas ferramentas tecnológicas aplicadas à área de Contábeis.

A contabilidade e o Marketing Digital

Uma forte tendência, que veio tomando forma entre os anos de 2015 e 2016, foi o Marketing Digital aplicado à contabilidade. Os profissionais dessa área de atuação sempre tiveram um sério problema com a divulgação de seus serviços.

Os preceitos éticos dos contadores indicam que realizar trabalhos de marketing não é uma prática muito aceitável na profissão, sendo assim, alguns profissionais se sentem receosos ao realizar trabalhos de divulgação dos seus escritórios contábeis.

O Marketing Digital, por sua vez, surgiu como uma solução para esse tipo de problema. Esse trabalho é realizado em âmbito on-line e vai completamente na contramão de outras ações de publicidade e propaganda que podem ser consideradas invasivas e incômodas.

Nesse caso, o objetivo principal é levar conhecimentos e informações úteis a um público-alvo específico com o objetivo de criar uma autoridade e uma credibilidade do profissional ou do escritório, perante o mercado que consome esse tipo de serviço.

O Marketing Digital para contadores é executado em blogs de conteúdo, redes sociais e e-mails, tudo muito discreto e sem aquele velho apelo de marketing que muitos conhecem. O objetivo desse trabalho é mostrar ao público, de preferência àquelas pessoas que você deseja atingir, que o seu negócio contábil tem credibilidade, competência e autoridade, o que, consequentemente, atrai mais clientes interessados em seu serviço.

A contabilidade on-line

saiba-quais-sao-as-ultimas-novidades-da-area-de-ciencias-contabeis.gif

Outra forte tendência da área de Ciências Contábeis é a contabilidade on-line, que já está presente no mercado brasileiro e vem ganhando forte expressividade. Enquanto a maioria dos profissionais duvidava que ela pudesse aparecer, alguns pouquíssimos, já de olho nas tendências que mencionamos neste artigo, criaram pequenas empresas on-line para atender a determinado público de forma 100% digital.

Em pouco tempo, esse serviço alcançou números absurdos, nunca vistos nem mesmo nos grandes escritórios contábeis espalhados pelo Brasil e ainda, prestando um serviço de extrema qualidade, considerado por alguns empresários, até mesmo, melhor que os serviços convencionais.

Obviamente, a contabilidade on-line requer uma estruturação diferenciada dos escritórios que conhecemos atualmente, no entanto, ela não é somente uma tendência, mas também uma realidade vivenciada por muitos profissionais da área de Ciências Contábeis.

O investimento no bom atendimento

Diante de tantas mudanças, inovações e novas formas de trabalho, sem dúvidas, a maior tendência da contabilidade será o bom atendimento ao cliente. Todo o mercado, seja ele de prestação de serviços ou comércio, está se adaptando às novas exigências do consumidor, e a principal delas é tornar essas pessoas o centro das atenções, de modo a atender a todas as suas necessidades.

O novo contador deve investir pesado em conhecimentos de relacionamentos com indivíduos, de modo que ele possa atender o seu cliente com o máximo de qualidade, presteza e rapidez. Aquele profissional que entender isso certamente se diferenciará de todos os outros e, consequentemente, terá mais valor e credibilidade perante o mercado.

As tendências da área de Contábeis são muitas, portanto, todo o profissional que deseja se destacar, ganhar autoridade e ter sucesso nessa profissão precisa estar ligado a elas. Apesar de existirem inúmeras oportunidades, a concorrência ainda é uma realidade, portanto, representa mais um motivo para que você esteja sempre antenado às mudanças e às novidades dessa atividade.

Gostou deste artigo sobre as principais tendências da área de Ciências Contábeis? Gostaria de receber mais dicas sobre a evolução dessa profissão tão importante para o crescimento do nosso país? Então, curta nossa página no Facebook! Assim, você não perde nenhum conteúdo.

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos