BLOG DA GRADUAÇÃO

Saiba quais são as melhores áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo

Postado por Pier Paolo

saiba-quais-sao-as-melhores-areas-de-atuacao-da-arquitetura-e-urbanismo.jpg

Você já parou para pensar como são variadas as áreas de atuação de Arquitetura e Urbanismo? Ao contrário do que muita gente pensa, essa carreira não se limita a ficar o dia todo sentado em uma mesa fazendo cálculos e rabiscando folhas enormes com uma régua! Os projetos são sim uma oportunidade e tanto de se conseguir bons salários, mas há muitas outras possíveis áreas de atuação para esse profissional, viu? Na verdade, o arquiteto e urbanista é muito versátil. E é justamente por toda essa versatilidade que há uma procura muito grande pelo trabalho desse profissional no mercado. Se escolher esse caminho, grandes são as chances de que saia da faculdade com o diploma em uma mão e uma proposta de emprego na outra!

Mas quais são essas inúmeras áreas de atuação do arquiteto e urbanista? Preparamos aqui uma listinha com algumas das principais atividades que um arquiteto e urbanista pode executar. Leia até o fim, pois pode ser que essa seja a profissão ideal para você!

Concursos públicos

Não poderíamos começar por outro tópico, afinal, passar em um concurso público é uma ótima forma de ter um bom salário e, principalmente, estabilidade na profissão. Esse profissional pode atuar em projetos de obras públicas, assim com no urbanismo, na restauração e na conservação do patrimônio histórico. Então que tal se dedicar para garantir uma vaguinha nos próximos concursos públicos voltados para a área?

Desenvolvimento de projetos

Essa definitivamente é a atividade mais conhecida dos arquitetos e urbanistas. Projetar casas e edifícios que sejam confortáveis, bonitos e funcionais, preferencialmente mantendo um olho na sustentabilidade e o outro na relação entre custo e benefício é trabalho exatamente do arquiteto! Não parece interessante?

Urbanismo

Basicamente, o urbanismo consiste no planejamento do espaço público. Não apenas de edifícios e conjuntos habitacionais, mas também de transportes e saneamento básico. Para trabalhar nesse campo, é interessante que o arquiteto tenha bom entendimento da legislação e da parte política envolvida. As maiores oportunidades de emprego estão no setor público, por meio dos concursos, já que o urbanista está diretamente envolvido com a criação e o funcionamento da cidade como um todo. Quer coisa melhor que ganhar para deixar sua cidade mais bonita?

Baixar ebook

Paisagismo

Como o nome já indica, o paisagismo envolve a criação de edifícios e casas em sintonia com a paisagem natural. Assim, o paisagista pode projetar praças, bosques e jardins em locais onde a natureza faz parte do conjunto da obra. Acha que gostaria de aliar a Arquitetura à botânica e à ecologia? Então esse pode ser o caminho ideal. Lembrando que o paisagista também pode atuar na recuperação de paisagens naturais devastadas pela construção desorganizada das grandes cidades.

Patrimônio histórico

O arquiteto que trabalha nessa área tem a função de restaurar e manter edifícios e monumentos históricos. O amor pela arte e o interesse pela história em geral fazem toda diferença aqui, já que restauradores devem preservar ao máximo as características dos monumentos originais. Por ser um trabalho muito técnico e sofisticado, tem sido cada vez mais valorizado.

Design de interiores

No design de interiores, às vezes simplesmente chamado de decoração, o arquiteto tem a função de projetar detalhadamente os espaços (como quartos, salas residenciais ou comerciais e assim por diante), selecionando o material a ser utilizado não apenas na construção, mas também em móveis, tapetes, quadros e por aí vai. O propósito está em deixar o espaço mais agradável e confortável, seja em uma residência ou em ambientes de trabalho. É um campo tão importante que um projeto bem feito em uma empresa chega a influenciar na produtividade dos funcionários, sabia?

Setor industrial

Como o nome já deixa subentendido, a especialidade aqui consiste em projetar o espaço e a instalação de grandes indústrias. No caso, o arquiteto deve ter sempre um olho na produtividade, mas precisa estar muito atento também às normas de funcionamento tanto da própria indústria em que vai trabalhar como às leis que regulamentam as atividades industriais, as normas de segurança do trabalho e até a legislação ambiental. Quem tem aquele gosto mais técnico e detalhista vai adorar!

Arquitetura verde

Projetar casas e edifícios com baixo impacto ao meio ambiente, com foco na sustentabilidade e na economia de recursos naturais: embora pareça meio mirabolante a princípio, a arquitetura verde ganha muitos novos adeptos a cada ano. Hoje em dia, pode-se até mesmo dizer que esse setor está na moda. Afinal, as construções são projetadas para economizar energia elétrica, água e outros recursos naturais. Se você é do tipo que quer ser um arquiteto de sucesso e ainda contribuir com a causa do meio ambiente, aqui está uma ótima opção!

Comunicação visual

Juntando elementos da Arquitetura com o Marketing e o Design, a comunicação visual talvez seja a área de atuação mais diferente do arquiteto e urbanista. Nessa ocupação, sua função é pensar a identidade visual de uma empresa tanto no seu espaço físico quanto nas ações que envolvem do logotipo ao visual do site. Até a cara das campanhas publicitárias tem o dedo do arquiteto! Que tal ser um arquiteto com um pezinho no Design?

Luminotécnica

De todas as melhores áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo, essa com certeza é a menos conhecida. Mas nem por isso é complicada. O arquiteto que trabalha com luminotécnica é responsável pela iluminação dos ambientes. E acredite: a visão profissional da iluminação de um espaço faz toda a diferença. É muito comum que os arquitetos especializados nesse setor trabalhem também na iluminação de grandes espetáculos, eventos e shows, o que pode tornar essa ramo bem interessante e divertido.

Agora que você conhece algumas (e são só algumas!) das melhores áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo e já está sonhando com seus projetos e suas construções quando sair da faculdade, pode ir dando uma olhada no nosso post com dicas para ser um arquiteto de destaque no mercado! Assim você já começa a se preparar! Ah, e não se esqueça de deixar um comentário contando que área achou mais interessante e por quê! Participe!

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo, carreira, arquiteto, arquiteta, sustentabilidade

Pier Paolo

Pier Paolo

Arquiteto e Urbanista- PUCSP. Doutor em Habitat pela Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Técnico I do Complexo Hospitalar do Juquery e coordenador assistente e professor da Universidade Paulista (Campus Jundiaí). Possui experiência em intervenções em Patrimônio Histórico e Projetos de Serviços de Saúde. Tem uma grande paixão com o desenho de observação e já fez parte do grupo de Urban Sketcher de Jundiaí.