ENEM

Saiba quais são as matérias mais difíceis do Enem

Mariana Brito
01-09-2017 6:30

A data do Enem está chegando e, com ela, começam a aparecer as dúvidas e inseguranças. O nervosismo bate, e tudo que os vestibulandos querem é saber o que será cobrado no exame.

Não é possível afirmar exatamente como cada matéria cairá na prova, mas podemos ajudar dando algumas dicas de como estudar melhor para as matérias mais difíceis do Enem. Assim, você pode aproveitar o tempo que ainda resta para focar nessas áreas e aumentar as suas chances de conseguir uma boa nota!

Neste texto, falaremos um pouco sobre as matérias nas quais os candidatos mais encontram dificuldades: matemática, física, química e a temida redação. Pronto para começar? Então vamos lá!

saiba-quais-sao-as-materias-mais-dificeis-do-enem.jpg

Redação

A redação é uma parte que costuma assustar bastante os vestibulandos. Por cobrar temas da atualidade, muitas vezes o candidato foca seu preparo em assistir noticiários e ficar por dentro de todos os temas do momento. No entanto, não adianta só saber tudo sobre atualidades — o mais importante é saber como articular seus conhecimentos.

Para isso o hábito da leitura é essencial. Quando lemos também estamos aprendendo a escrever melhor, e a construir um texto que tenha argumentos sólidos e bem fundamentados.

Para fazer uma boa argumentação também é importante saber conectar fatos que acontecem não só no Brasil, mas no mundo todo. Procure se informar principalmente sobre as questões que abordam direitos humanos, acordos mundiais e grandes problemas sociais, como racismo, xenofobia e homofobia.

Geralmente o tema da redação traz alguma questão social e pede que o candidato proponha uma solução eficaz a um problema apresentado, que realmente possa ser implantada e que respeite os direitos humanos.

A redação do Enem deve ser feita em forma de texto dissertativo, o que significa que é preciso apresentar uma pequena tese sobre o tema proposto e desenvolvê-la com base em argumentos coerentes. É importante que seus argumentos estejam bem claros na sua cabeça para que, na hora de transcrevê-los para o papel, tudo saia como planejado, de forma clara e coesa.

Outro ponto importante na hora de escrever a redação é manter a objetividade, ou seja, buscar basear seu texto em fatos e não em seu gosto particular ou achismos. Também é importante ter limites na hora de expor seus argumentos e não tentar colocar coisas demais dentro de um texto pequeno.

Por fim, lembre-se que é exigida a norma culta da língua portuguesa, portanto, aprenda todas as regrinhas gramaticais possíveis — esse é um dos critérios de correção da redação e pode te tirar pontos.

New Call-to-action

Matemática

Ao todo, são 45 questões de matemática, que fazem com que ela seja uma das matérias mais temidas pelos estudantes que estão prestando o Enem. A prova tem questões de dificuldade variada, mas nenhuma delas é impossível: o que acontece é que algumas perguntas exigem conhecimentos específicos de fórmulas e regras matemáticas.

A prova é cheia de infográficos, tabelas e esquemas que devem ser lidos e interpretados com calma e tranquilidade. Se você consegue entender bem o que é pedido fica muito mais fácil saber qual é a melhor forma de resolver a questão. Veja alguns temas que podem ser cobrados:

Funções

As questões sobre funções podem aparecer sob diferentes abordagens, e geralmente cabe ao candidato decidir qual fórmula usar. O enunciado propõe uma situação em que será necessário o uso da função, mas sem deixar óbvio no texto como ela deve ser aplicada.

Progressão

Com as progressões, acontece algo parecido: cabe ao candidato reconhecer no enunciado a necessidade de se fazer uma progressão aritmética ou geométrica, o ponto-chave é interpretar bem.

Estatística

São recorrentes as questões que pedem média aritmética, moda ou a mediana. Além disso, a estatística pode aparecer dentro de questões de outras áreas do conhecimento, como um conteúdo complementar.

Grandezas proporcionais

As questões podem cobrar grandezas tanto proporcionais quanto inversamente proporcionais e é bem comum que tais problemas possam ser resolvidos utilizando a regra de três.

Porcentagem

As questões sobre porcentagem costumam apresentar um enunciado claro, no entanto, algumas vezes a questão pode abordar outro assunto, como a matemática financeira.

Equações de 1º e 2º grau

São questões bem comuns e que também exigem do candidato a interpretação do enunciado para formular a equação. Aqui está um exemplo de conteúdo no qual é muito importante lembrar das fórmulas.

Trigonometria e área de figuras

Nessas questões é um pouco mais fácil de estabelecer uma relação matemática, já que geralmente são acompanhadas de uma figura que deixa claro qual o caminho a se seguir para chegar à resposta.

saiba-quais-sao-as-materias-mais-dificeis-do-enem.gif

Física

Assim como a matemática, a física também coloca muito medo nos candidatos. Conteúdos como mecânica e eletricidade são geralmente cobrados em questões sobre transformação de energia, energia térmica e circuitos elétricos.

Ondas e óptica são conteúdos que também costumam aparecer em questões que envolvem, por exemplo, energia térmica e propagação de ondas. A termofísica também é um tema bem recorrente nas provas.

Um fato que merece ser destacado é a ligação das questões do Enem às atividades do cotidiano dos candidatos. Podem aparecer, por exemplo, questões que abordam o funcionamento de um interruptor ou de uma válvula de descarga.

Química

Para a prova de química é importante que o candidato tenha se preparado para o Enem da mesma forma que se prepara para outros vestibulares. Isso porque nos últimos anos as questões de química têm se parecido cada vez mais com questões dos vestibulares tradicionais.

Estequiometria, termoquímica e o reconhecimento de funções orgânicas são os temas mais recorrentes na parte de química do Enem. Também é altamente provável que apareçam questões envolvendo nomenclatura, formulação, isomeria e reações orgânicas.

Ainda nos assuntos mais cobrados encontram-se os orgânicos: éter, cetona, álcool, fenol, aldeído, dentre outros que são considerados os principais.

Acidez, alcalinidade ou neutralidade de soluções aquosas (pH), também são temas bastante cobrados, principalmente em forma de questões que falam sobre chuva ácida e efeito estufa.

Essas são consideradas as matérias mais difíceis do Enem pela maioria dos candidatos, mas vale lembrar que existem outros conteúdos no exame, que também precisam de atenção. Não deixe de estudar também para as partes de história, geografia, língua portuguesa e língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Lembre-se que a interpretação de texto e o conhecimento de temas cotidianos é muito importante para o Enem, e mantenha sua leitura em dia para não perder o ritmo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as matérias mais difíceis do Enem, não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de muito mais assuntos como este!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos