biomedicina

Saiba o que um biomédico faz

Mariana Brito
2018-12-26 10:39:00 GMT

Uma profissão que está se tornando bastante popular no Brasil é a de biomédico. A procura pelo curso de graduação tem aumentado. Mas você sabe o que um biomédico faz? O biomédico é um profissional da área de saúde, com formação generalista, capacitado para atuar em todos os níveis do sistema de saúde.

O biomédico fornece informações valiosas a médicos sobre bactérias e fungos que causam patologias, além de atuar em pesquisas e análises clínicas em parceria com químicos, bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos na identificação e solução para agentes causadores de doenças.

No país, a profissão é relativamente nova, tendo o seu primeiro curso superior em 1966. A profissão, no entanto, só foi regulamentada em 1983. Hoje, mais de 60 mil universitários cursam Biomedicina. A formação do profissional é multidisciplinar, tornando ampla a sua atuação. Neste artigo, vamos mostrar o que um biomédico faz e como a profissão é importante para o desenvolvimento da área de saúde.

saiba-o-que-um-biomedico-faz

O perfil do biomédico

Antes de saber o que faz um biomédico, é interessante conhecer o perfil desse profissional. A pessoa que deseja estudar Biomedicina deve ser curiosa, gostar da área de saúde, ter facilidade para concentração e organização, além de gostar de estudar. Serão necessários quatro anos de dedicação para o curso, sem contar com a especialização.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), entre as disciplinas estudadas constam:

  • Física;

  • Química;

  • Matemática;

  • Estatística;

  • Citopatologia;

  • Anatomia Humana;

  • Imunologia;

  • Parasitologia;

  • Biologia;

  • Embriologia;

  • Genética;

  • Bioestatística;

  • Microbiologia;

  • Diagnóstico por Imagem;

  • Farmacologia;

  • Patologia;

  • Hematologia;

  • Biologia Molecular;

  • Toxicologia Humana e Ambiental;

  • Fisiopatologia;

  • Bioética.

acessar material

O que faz um biomédico

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), o biomédico pode atuar em mais de 30 áreas. Entre elas, podemos citar as mais populares.

Análises clínicas

Essa é a área mais comum de atuação de um biomédico. O profissional realiza exames de sangue, urina e tecidos e está apto a detectar doenças e também a diagnosticar. O biomédico pode assumir chefias técnicas, assessoria e direção dentro dessa atividade. O ramo tem se desenvolvido bastante em tecnologia, o que demanda mais profissionais qualificados.

Análises ambientais

O crescimento populacional e o aumento na demanda por alimentos, bens materiais e energia geraram conflitos ambientais enormes. Com isso, o biomédico encontra possibilidades de atuação no setor ambiental, realizando análises de produtos químicos e microbiológicos. Além disso, auxilia na detecção de danos ao meio ambiente e nos planos para recuperação ambiental.

Biomedicina estética

A área de estética movimenta cifras milionárias no Brasil e no mundo o que abre uma boa possibilidade de atuação para o biomédico. O profissional pode trabalhar em centros estéticos ou ter a sua própria clínica realizando procedimentos não cirúrgicos. Há ainda a possibilidade de trabalho em centros de pesquisa estética e no meio acadêmico ou em cursos profissionalizantes.

Diagnóstico por imagem

O biomédico imagenologista é capacitado para atuar com radiodiagnóstico e na operação de equipamentos para diagnóstico por imagem em muitas modalidades, como:

  • Ressonância magnética;

  • Mamografia;

  • Tomografia;

  • Radiologia;

  • Densitometria óssea;

  • Medicina nuclear.

Docência e pesquisa

Há amplo espaço para pesquisas em diversos ramos da saúde, além da possibilidade de dar aulas para estudantes em cursos na área biológica.

Hematologia

Nesse caso, o profissional atuará analisando hemácias, leucócitos e plaquetas, elementos do sangue. O biomédico estuda a produção desses elementos e órgãos onde são produzidos (medula óssea, baço, linfonodos) e atua na detecção de patologias relacionadas a eles e possíveis tratamentos.

giphy

Indústria alimentícia

A função do biomédico na indústria alimentícia é realizar análises para medir a qualidade e verificar a contaminação de alimentos. A atuação passa pela produção, armazenamento, coleta e transporte. O biomédico pode emitir relatórios técnicos, fazer perícias e assinar laudos.

Genética

O profissional formado em Biomedicina com especialização em genética pode atuar com pesquisas científicas, realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), elaborar laudos e coordenar grupos de pesquisa.

Indústria farmacêutica

Nesse setor, o biomédico pode trabalhar no controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de soros, vacinas e reagentes. O profissional que resolve atuar no tratamento e prevenção de patologias tem muito espaço no mercado de trabalho.

Parasitologia

Essa é a ciência que pesquisa parasitas e seus hospedeiros, analisando as relações entre eles. O biomédico que realiza estudos da parasitologia médica também atua em pesquisas sobre o vetor.

Perícia criminal

O profissional é responsável por buscar provas e evidências que auxiliem em uma investigação criminal, contribuindo para a solução de delitos cometidos.

Reprodução humana

O biomédico tem possibilidades de atuação também com reprodução humana e embriologia, podendo realizar contagem e manipulação de gametas, realizar espermogramas, atuar em bancos de sêmen e com fertilização in vitro (FIV).

Toxicologia

Nesse caso, o biomédico pesquisa os efeitos danosos de substâncias químicas para seres vivos. São inúmeros ramos para atuação, mas os principais são a toxicologia clínica, que realiza o tratamento de pessoas intoxicadas, oferecendo diagnóstico e orientando na terapia mais adequada.

Setor público

O biomédico pode trabalhar em agências de vigilância sanitária e no monitoramento de empresas e produtos para evitar danos à saúde pública.

Mercado de trabalho

Como mostramos, o mercado de trabalho para quem estuda Biomedicina é amplo. O que faz um biomédico é algo que depende da especialização e do caminho profissional que ele vai trilhar. De toda forma, podemos observar que a profissão oferece muitas possibilidades em setores que estão em franco crescimento ou que já estão solidificados em nossa sociedade.

Sendo um profissional dedicado, em constante atualização e em busca de especialização, o mercado de trabalho oferece boas oportunidades para biomédicos, que podem empreender e abrir seu próprio negócio ou podem ser empregados de grandes empresas e indústrias,

Além disso, há a chance de realização de concurso público para uma carreira mais estável. Seja qual for o caminho escolhido, o biomédico precisa se manter atento às novidades do ramo, ler muito e se dedicar a pesquisas.

Gostou de saber o que faz um biomédico? Agora que você já tem bastante informação, ficou ainda mais animado para iniciar seus estudos em Biomedicina? Esperamos que sim! Curta a nossa página no Facebook e continue vendo artigos como esse para ajudar a definir o seu futuro profissional.

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos