BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestão Financeira: saiba mais sobre o curso

Postado por Bruno Soares de Abreu

A procura por cursos tecnólogos está em alta devido à demanda das organizações por profissionais que atuam em áreas específicas do conhecimento. Um dos cursos com maior demanda é o de Gestão Financeira.

No passado, o papel do gestor financeiro era baseado apenas no ato de organizar e controlar, porém, essa ideia foi deixada para trás. Com as mudanças constantes do mercado, esse profissional passou de “controlador” a “estrategista”, tendo em foco o fluxo de processos de mercado das organizações, desenvolvendo práticas de trabalho que envolvem a transferência e o fluxo de capital entre as pessoas, empresas e o governo, com a finalidade de captar, alocar e gerenciar esses recursos.

curso-graduacao-gestao-financeira-blog-unipe-graduacao

Objetivos

O curso prepara o profissional para lidar com os métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros na hora de planejar e investir recursos nos diferentes cenários organizacionais. Além disso, quem trabalha nessa área faz análise de demonstrações financeiras e elabora estudos a fim de viabilizar a aplicação de recursos, ajudando no processo de tomada de decisão.

Conhecimentos Específicos

Confira os principais objetivos:

• Analisar cenários econômicos, considerando aspectos técnicos e legais que envolvam o processo de tomada de decisão.
• Aplicação de estatísticas na gestão financeira.
• Apuração, análise e interpretação das informações obtidas por meio de amostragens.
• Gerenciamento de fluxo de caixa das organizações e atividades relacionadas.
• Planejamento financeiro.
• Tomada de decisão baseada nos aspectos políticos, sociais e ambientais.

Atualmente, todas as áreas de atuação exigem que a criatividade seja uma característica fundamental na hora de desenvolver projetos que maximizem os ganhos de uma empresa. As estratégias utilizadas por esses profissionais para manter o faturamento de uma organização devem ser discutidas em conjunto com os demais setores internos, para que haja alinhamento na hora de planejar e executar ações.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Campo de atuação

Amplo e diversificado, o Gestor Financeiro é necessário em todas as empresas, fazendo com que a procura por este profissional seja cada vez maior. São várias oportunidades, seja para trabalhar no departamento financeiro de pequenas, médias ou grandes empresas, bancos, corretoras, instituições de crédito ou mesmo para quem deseja abrir o seu próprio negócio e atuar como consultor financeiro.

curso-de-graduacao-de-gestao-financeira-blog-unipe-graduacao

Mercado de Trabalho

Quem se forma em Gestão Financeira pode lidar com estratégias de diversos tipos. É através do conhecimento adquirido na universidade que os profissionais estarão aptos a aplicar conceitos nas finanças das empresas que atuam, determinando o custo de pequenas e grandes ações e desenvolvendo o planejamento de orçamentos e sua viabilidade na hora de investir.

Cargos:

• Gerente financeiro
• Gerente de contas
• Assistente de Finanças
• Consultor
• Analista financeiro, de investimentos ou de crédito.

O curso de Gestão Financeira da maioria das instituições atua com base em propostas que interligam o que é ensinado em sala de aula juntamente com o mercado de trabalho, e procura inserir em sua grade curricular conteúdos essenciais para formar um profissional qualificado para exercer as funções da área.

E você, já cursou ou vai cursar Gestão Financeira? Conte pra nós!

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Gestao Financeira

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.