nutrição

Saiba como é o curso de nutrição

Mariana Brito
07-12-2018 8:03

Você se interessa em cursar uma graduação na área de saúde, mas não sente que sua vocação é para a medicina? Além disso, você pode querer um curso que não dure 12 semestres. Temos uma alternativa que pode superar suas expectativas! Que tal saber um pouco sobre como é o curso de Nutrição?

Neste artigo, mostraremos um pouco do funcionamento do curso de Nutrição, desde o valor de investimento até as possíveis áreas de atuação para sua carreira após a formatura.

Interessou-se? Então continue a leitura!

saiba-como-e-o-curso-de-nutricao

Resumo do curso

Você é aquela pessoa que preza pela boa alimentação, está sempre buscando uma vida mais saudável e acaba influenciando a qualidade de vida de quem está ao seu redor?

Sim! Nesse caso, cursar Nutrição é uma excelente alternativa para jovens que entendem que a boa saúde vai muito além dos check-ups periódicos ao médico.

Falando desses profissionais da medicina, o nutricionista é um grande aliado deles atualmente, já que a boa alimentação é uma ferramenta de combate a diversas doenças.

No curso de Nutrição, você aprenderá a usar a alimentação para promover o bem-estar dos seus pacientes, elaborando diagnósticos, administrando cardápios e dietas e garantindo a qualidade de alimentos consumidos em empresas ou escolas, por exemplo.

Além de tudo, a duração da graduação é de 4 anos, e você pode escolher cursar suas disciplinas no turno da manhã ou da noite.

Preço das mensalidades

Sabemos que o fator financeiro sempre pesa na escolha de um curso. Afinal, todo vestibulando quer saber se conseguirá arcar com as despesas da carreira em que decidiu profissionalizar-se.

Se você veio até aqui saber como é o curso de Nutrição em termos de investimento financeiro, vamos tentar te dar um panorama. O valor das mensalidades pode variar de acordo com a instituição de ensino que você vai escolher.

Existem faculdades onde as mensalidades custam cerca de R$ 800 mas esse valor pode chegar a até R$ 2.000 em outras instituições.

acessar material

Posso conseguir um desconto?

Ainda é possível conseguir bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos, o Prouni, com o qual muitas universidades têm parceria. A forma de ingresso para bolsistas do Prouni é por meio da nota do Enem.

Outras instituições ainda promovem processos seletivos para bolsas internas de até 100%. Isso pode reduzir grande parte do valor que você precisará investir mensalmente. Interessante, não?

Disciplinas do curso

Você quer saber o que exatamente estudará no curso de Nutrição? Vamos responder!

Dentro da matriz curricular, estão disciplinas que vão da área de Ciências Biológicas e da Saúde até as Ciências de Alimentação. Por exemplo, você estudará Genética, Anatomia, Bioquímica, Saneamento, Imunologia e outras matérias voltadas para Biologia.

Algumas disciplinas focadas em nutrição são Nutrição e Dietética, Nutrição Materno-Infantil, Nutrição Aplicada ao Exercício Físico e Avaliação do Estado Nutricional.

Ainda cursarei outras disciplinas?

Sim, com certeza! As disciplinas mostradas aqui neste artigo são apenas para fornecer um panorama de alguns temas que você estudará durante os 4 anos de graduação.

Você ainda terá algumas matérias voltadas para as Ciências Humanas, como Diversidade, Psicologia em Saúde e Língua Portuguesa.

O curso de Nutrição em algumas universidades traz a vantagem de fazer algumas disciplinas no módulo EAD, de educação a distância. Sabemos que isso facilita muito a vida do estudante e deixa o aprendizado ainda mais dinâmico.

Olhar a matriz curricular do curso com atenção é muito importante. Assim, você pode analisar de perto se Nutrição é o curso para você!

Para concluir o curso, você deve apresentar um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC. Mas não se preocupe! Essa etapa conta com a supervisão e orientação de um de nossos professores.

Estágios

giphy

Outro fator importante para você que quer saber como é o curso de Nutrição é o estágio! Esta etapa é um pré-requisito para que o aluno obtenha o diploma de conclusão.

É o momento em que todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados na prática e, por vezes, é o primeiro contato do aluno com o mercado de trabalho.

Ou seja, o estágio é um momento muito importante. Por isso, as universidades costumam ter um setor especializado para ajudar o aluno nesta etapa. Procure saber sobre essa assistência na instituição que você quer cursar.

Carreira

Agora que você já viu bastante sobre como é o curso de Nutrição, provavelmente quer saber em quais áreas pode atuar como profissional, não é mesmo?

O campo para essa profissão é bem vasto. Você pode trabalhar em hospitais, escolas e empresas, no controle nutricional das refeições.

Você também pode optar por abrir sua própria clínica de nutrição, oferecendo seus serviços como profissional autônomo. Muitas pessoas têm procurado melhorar sua alimentação para garantir melhor qualidade de vida e mais saúde.

Ainda há a possibilidade de fazer parcerias com médicos e pediatras, com psicólogos, profissionais de educação física, academias e clínicas de estética. Isso é interessante, já que esses profissionais costumam aliar a alimentação para obter resultados melhores em seus pacientes.

Além dessas possibilidades, você ainda pode prestar serviço em hotéis, clubes, SPAs, restaurantes e outros estabelecimentos que lidam com alimentação.

Por fim, fazer concurso público é, também, uma boa ideia. Prefeituras e organizações estatais abrem vagas para profissionais de nutrição com frequência, já que, em muitos locais, é obrigatório ter essa referência para alimentação.

Panorama

A graduação em Nutrição traz excelentes perspectivas para jovens e adultos que desejam ingressar no mercado da saúde sem, necessariamente, se tornarem médicos. Por isso, se você se interessa por bem-estar, qualidade de vida, boa alimentação e cuidar de pessoas, esse curso é uma ótima opção para você!

Se você quer saber ainda mais sobre Nutrição, que tal contatar um profissional da área? Eles estão por toda a parte, já que o mercado, como vimos, é muito amplo. Isso pode te ajudar a tomar sua decisão.

E aí, entendeu como é o curso de Nutrição e descobriu se ele é adequado para você? Esperamos que sim! Vai ser um prazer ter ajudado você a se tornar um profissional dessa área tão interessante.

Agora, se você quer ficar sempre ligado nas nossas dicas para estudantes e vestibulandos, curta nossa página no Facebook! Sempre postamos conteúdos bem bacanas que podem ajudar ainda mais sua trajetória!

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos