Redes de Computadores: os novos rumos da tecnologia

Você pode não ter percebido, mas as redes de computadores fazem parte de muitas das nossas atividades diárias. Elas estão nos bancos, no seu trabalho, na sua escola, nas lojas e até mesmo em sua casa.

Mesmo sem saber muito sobre o assunto, basta uma rápida avaliação para perceber que cada rede possui características diferentes umas das outras. O tamanho,  a complexidade, a segurança da rede e até mesmo a instalação de seus complementos, tais como: cabos, roteadores e hardwares, muitas vezes, são diferentes.

Para desenvolver e gerenciar esse tipo de tecnologia, existe um profissional fundamental para garantir a rapidez e eficiência no fluxo das informações nessas redes: é o Analista de Redes de Computadores. Para assumir um cargo como esse é necessário que o profissional tenha formação superior de tecnologia em Redes de Computadores e conhecimentos sobre infra-estrutura de redes, segurança de redes, sistemas operacionais, aplicações, banco de dados, gestão e muito mais.

redes-de-computadores-blog-unipe-graduacao

Porque o recém-formado em Rede de Computadores é o profissional do futuro?

O tecnólogo em Redes de Computadores precisa estudar também a estrutura da empresa com o objetivo de identificar quantos e quais equipamentos serão necessários. Além disso, ele precisa conhecer com profundidade as configurações, os sistemas operacionais, os hardwares e as redes compatíveis com aquele cenário.

Esse profissional é de extrema importância dentro das organizações, pois além de projetar, instalar, configurar, testar e manter os computadores em rede, é ele quem diagnóstica e soluciona problemas relacionados à comunicação eficiente de dados e à segurança das redes.

Com a necessidade cada vez maior de qualidade e velocidade na conectividade entre as redes, este profissional tem ótimas perspectivas no presente, e ainda maiores no futuro.

O mercado de trabalho para o tecnólogo

Para o profissional de Redes de Computadores, o mercado é aquecido. O recém-formado encontrará um mercado em expansão e com poucos competidores qualificados para as vaga de Analista de Redes, por exemplo. O número de oportunidades pode chegar até a 117 mil vagas, de acordo com o IDC.

Com a rápida expansão das empresas de infraestrutra e tecnologia no Brasil e a falta de candidatos que dominem as competências de um Analista de Redes, o mercado se torna altamente atrativo para aqueles que ainda não decidiram qual carreira seguir.

As oportunidades estão nos mais variados tipos de organizações, tanto no setor público, quanto no privado. Governos de estados; prefeituras; sistemas judiciários ou ainda empresas dos mais diferenciados setores e portes, não necessariamente especializadas na área de TI. Se você possui interesse e habilidade com computadores e redes, esse é o seu curso. Prepare-se para conquistar com sucesso o seu lugar no mercado.

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.